[pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18366
Resumo: [pt] A investigação aqui relatada trata da concepção de elementos estruturantes para ampliar as oportunidades de intervenção pelo professor em um contexto de aprendizagem de programação em grupo. A partir de uma série de estudos de caso com turmas de calouros em cursos de computação, foi desenvolvida a sistematização de práticas, metodologias e tecnologias em uma abordagem para apoiar a aprendizagem de programação em grupo, baseada em três frentes de investigação: pressupostos pedagógicos, ferramentas LMS e métodos de colaboração. O eixo teórico referente à aprendizagem é a teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget, aliada a técnicas conhecidas de programação em grupo utilizadas no ensino de graduação em disciplinas introdutórias de programação. As ferramentas computacionais são utilizadas para monitorar e intervir durante o processo de aprendizagem. Nesse contexto, ambientes CSCL incentivam a colaboração e regulam as práticas desejadas. Nesta tese, outras tecnologias, como linguagens para representação de agentes e identificação de padrões são agregadas a eles para melhorar o acompanhamento e facilitar a intervenção. Por fim, como método de colaboração, é proposto um esquema progressivo de aprendizagem de programação em grupo, que auxilia os alunos a gradativamente adotarem práticas colaborativas na resolução de exercícios e que pode ser formalizado para incorporação a plataformas automatizadas.
id PUC_RIO-1_53c4ed493977aaaf23306105cd7016ed
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18366
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO [en] SYSTEMATIC APPROACH FOR GROUP PROGRAMMING LEARNING [pt] APRENDIZAGEM[pt] PROGRAMACAO[pt] GRUPO[en] LEARNING[en] PROGRAMMING[en] GROUP[pt] A investigação aqui relatada trata da concepção de elementos estruturantes para ampliar as oportunidades de intervenção pelo professor em um contexto de aprendizagem de programação em grupo. A partir de uma série de estudos de caso com turmas de calouros em cursos de computação, foi desenvolvida a sistematização de práticas, metodologias e tecnologias em uma abordagem para apoiar a aprendizagem de programação em grupo, baseada em três frentes de investigação: pressupostos pedagógicos, ferramentas LMS e métodos de colaboração. O eixo teórico referente à aprendizagem é a teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget, aliada a técnicas conhecidas de programação em grupo utilizadas no ensino de graduação em disciplinas introdutórias de programação. As ferramentas computacionais são utilizadas para monitorar e intervir durante o processo de aprendizagem. Nesse contexto, ambientes CSCL incentivam a colaboração e regulam as práticas desejadas. Nesta tese, outras tecnologias, como linguagens para representação de agentes e identificação de padrões são agregadas a eles para melhorar o acompanhamento e facilitar a intervenção. Por fim, como método de colaboração, é proposto um esquema progressivo de aprendizagem de programação em grupo, que auxilia os alunos a gradativamente adotarem práticas colaborativas na resolução de exercícios e que pode ser formalizado para incorporação a plataformas automatizadas.[en] The research reported here deals with devising structuring elements that may broaden intervention opportunities from the teacher in a context of group programming learning. Based on a set of case studies with freshmen in computing courses a systematization for practices, methods and technologies was developed producing an approach for supporting group programming based in three investigation paths: pedagogical assumptions, CSCL environments and collaboration methods. The main learning rationale is Jean Piaget’s Cognitive Development Theory, used alongside group programming techniques commonly applied in undergraduate introductory programming courses. Computational tools are used to monitor and intervene during learning process and in such context, CSCL environments encourage collaboration and regulate expected practices. In this thesis other technologies like languages for agent representation and patterning identification are also exploited for improving control and facilitate interventions. Finally, as collaboration method, it is proposed a Programming Progressive Learning Scheme that helps students to adopt collaborative practices when solving exercises and that can be formalized to be used with automated platforms.MAXWELLHUGO FUKSTHAIS HELENA CHAVES DE CASTRO2011-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18366porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18366Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
[en] SYSTEMATIC APPROACH FOR GROUP PROGRAMMING LEARNING
title [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
spellingShingle [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO
[pt] APRENDIZAGEM
[pt] PROGRAMACAO
[pt] GRUPO
[en] LEARNING
[en] PROGRAMMING
[en] GROUP
title_short [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
title_full [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
title_fullStr [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
title_full_unstemmed [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
title_sort [pt] SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM GRUPO
author THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO
author_facet THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv HUGO FUKS
dc.contributor.author.fl_str_mv THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] APRENDIZAGEM
[pt] PROGRAMACAO
[pt] GRUPO
[en] LEARNING
[en] PROGRAMMING
[en] GROUP
topic [pt] APRENDIZAGEM
[pt] PROGRAMACAO
[pt] GRUPO
[en] LEARNING
[en] PROGRAMMING
[en] GROUP
description [pt] A investigação aqui relatada trata da concepção de elementos estruturantes para ampliar as oportunidades de intervenção pelo professor em um contexto de aprendizagem de programação em grupo. A partir de uma série de estudos de caso com turmas de calouros em cursos de computação, foi desenvolvida a sistematização de práticas, metodologias e tecnologias em uma abordagem para apoiar a aprendizagem de programação em grupo, baseada em três frentes de investigação: pressupostos pedagógicos, ferramentas LMS e métodos de colaboração. O eixo teórico referente à aprendizagem é a teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget, aliada a técnicas conhecidas de programação em grupo utilizadas no ensino de graduação em disciplinas introdutórias de programação. As ferramentas computacionais são utilizadas para monitorar e intervir durante o processo de aprendizagem. Nesse contexto, ambientes CSCL incentivam a colaboração e regulam as práticas desejadas. Nesta tese, outras tecnologias, como linguagens para representação de agentes e identificação de padrões são agregadas a eles para melhorar o acompanhamento e facilitar a intervenção. Por fim, como método de colaboração, é proposto um esquema progressivo de aprendizagem de programação em grupo, que auxilia os alunos a gradativamente adotarem práticas colaborativas na resolução de exercícios e que pode ser formalizado para incorporação a plataformas automatizadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18366
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18366@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822580191756288