Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Maiana.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
Resumo: Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as
id UFCG_712cfd48a0fd94d3b53cdbd58b2a57bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20441
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline.Aprendizagem - programaçãoLinguagens de programaçãoParadigma de programaçãoEstudo de programaçãolearning - programmingProgramming languagesprogramming paradigmprogramming studyCiência da Computação.Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas asUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGALVES, Everton Leandro Galdino.ALVES, E. L. G.http://lattes.cnpq.br/2793969744497453ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.MASSONI, Tiago Lima.BRITO, Maiana.2019-11-252021-08-06T17:34:41Z2021-08-062021-08-06T17:34:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-06T17:35:15Zoai:localhost:riufcg/20441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-06T17:35:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline.
title Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
spellingShingle Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
BRITO, Maiana.
Aprendizagem - programação
Linguagens de programação
Paradigma de programação
Estudo de programação
learning - programming
Programming languages
programming paradigm
programming study
Ciência da Computação.
title_short Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
title_full Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
title_fullStr Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
title_full_unstemmed Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
title_sort Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
author BRITO, Maiana.
author_facet BRITO, Maiana.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Everton Leandro Galdino.
ALVES, E. L. G.
http://lattes.cnpq.br/2793969744497453
ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Maiana.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - programação
Linguagens de programação
Paradigma de programação
Estudo de programação
learning - programming
Programming languages
programming paradigm
programming study
Ciência da Computação.
topic Aprendizagem - programação
Linguagens de programação
Paradigma de programação
Estudo de programação
learning - programming
Programming languages
programming paradigm
programming study
Ciência da Computação.
description Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2021-08-06T17:34:41Z
2021-08-06
2021-08-06T17:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
identifier_str_mv BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744503479730176