Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
Resumo: | Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as |
id |
UFCG_712cfd48a0fd94d3b53cdbd58b2a57bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/20441 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina.Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline.Aprendizagem - programaçãoLinguagens de programaçãoParadigma de programaçãoEstudo de programaçãolearning - programmingProgramming languagesprogramming paradigmprogramming studyCiência da Computação.Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas asUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGALVES, Everton Leandro Galdino.ALVES, E. L. G.http://lattes.cnpq.br/2793969744497453ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.MASSONI, Tiago Lima.BRITO, Maiana.2019-11-252021-08-06T17:34:41Z2021-08-062021-08-06T17:34:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-06T17:35:15Zoai:localhost:riufcg/20441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-06T17:35:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. Analyzing the learning of different programming paradigms in the context of a discipline. |
title |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
spellingShingle |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. BRITO, Maiana. Aprendizagem - programação Linguagens de programação Paradigma de programação Estudo de programação learning - programming Programming languages programming paradigm programming study Ciência da Computação. |
title_short |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
title_full |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
title_fullStr |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
title_full_unstemmed |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
title_sort |
Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. |
author |
BRITO, Maiana. |
author_facet |
BRITO, Maiana. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Everton Leandro Galdino. ALVES, E. L. G. http://lattes.cnpq.br/2793969744497453 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de. MASSONI, Tiago Lima. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Maiana. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem - programação Linguagens de programação Paradigma de programação Estudo de programação learning - programming Programming languages programming paradigm programming study Ciência da Computação. |
topic |
Aprendizagem - programação Linguagens de programação Paradigma de programação Estudo de programação learning - programming Programming languages programming paradigm programming study Ciência da Computação. |
description |
Um paradigma reflete um conjunto de características referentes a um estilo de programação. Linguagens de programação são classificadas de acordo com os paradigmas que aplicam. Dessa forma, o ensino de paradigmas é muito importante na formação de profissionais que trabalham na área de programação. Diante disso, o curso de Ciência da Computação na UFCG aborda o ensino de diversos paradigmas na disciplina Paradigmas de Linguagem de Programação (PLP) que combine aulas teóricas e exercícios práticos. O presente trabalho busca analisar o histórico de resposta dos alunos de PLP para exercícios considerando três diferentes paradigmas (imperativo, funcional e lógico), a fim de identificar padrões e identificar as dificuldades. Para este estudo, utilizou-se dados históricos das atividades práticas de quatro períodos letivos (2017.2, 2018.1, 2018.2 e 2019.1), avaliando parâmetros como: quantidade de acertos e tentativas de uma atividade, e o tempo que o aluno precisa até obter o sucesso. Analisando os dados descobrimos que nas questões dos paradigmas lógico e funcional, são necessárias poucas tentativas para obter o sucesso, já o imperativo observou-se que normalmente mais tentativas são necessárias. Entretanto, o tempo se mostrou equivalente para os paradigmas. Diante disso, não foi possível definir um paradigma que se mostrasse problemático, em todas as |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25 2021-08-06T17:34:41Z 2021-08-06 2021-08-06T17:34:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
identifier_str_mv |
BRITO, Maiana. Analisando a aprendizagem de diferentes paradigmas de programação no contexto de uma disciplina. 2019. 12f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744503479730176 |