[en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIS CESAR CHEHAB LASMAR
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35000
Resumo: [pt] Esta tese propõe que a liderança empoderadora tem um importante papel no engajamento de profissionais com alta qualificação, e, como consequência, sobre o seu desempenho e resultados alcançados pelas organizações, particularmente em empresas de serviços. O trabalho desenvolve um modelo teórico que associa a liderança empoderadora com o engajamento de profissionais da área de ensino, e através de sua mediação, com atitudes e comportamentos de alunos no segmento do ensino técnico. Estas premissas são investigadas empiricamente através de um estudo de campo, realizado a partir de dados levantados em uma amostra de 71 coordenadores de programas de ensino técnico, 404 docentes desses mesmos programas, e 577 discentes matriculados nos cursos. Os dados foram analisados através da aplicação de análise de regressão multivariada e testes de mediação. Os resultados sugerem que a liderança empoderadora tem impacto direto no engajamento de docentes do ensino técnico, e indireto na satisfação de discentes com o ensino, e em sua atitude em relação ao programa cursado.
id PUC_RIO-1_53fbaf9f65b309c98ac2f94b5d849387
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35000
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES[pt] LIDERANÇA EMPODERADORA EM GESTORES DO ENSINO TÉCNICO: SEU PAPEL NO ENGAJAMENTO DOCENTE E NOS RESULTADOS DISCENTES[pt] EDUCACAO[pt] ENSINO TECNICO[pt] RESULTADOS DISCENTES[pt] ENGAJAMENTO DOCENTE[pt] LIDERANCA EMPODERADORA[en] EDUCATION[en] TECHNICAL EDUCATION[en] STUDENT OUTCOMES[en] TEACHER ENGAGEMENT[en] EMPOWERING LEADERSHIP[pt] Esta tese propõe que a liderança empoderadora tem um importante papel no engajamento de profissionais com alta qualificação, e, como consequência, sobre o seu desempenho e resultados alcançados pelas organizações, particularmente em empresas de serviços. O trabalho desenvolve um modelo teórico que associa a liderança empoderadora com o engajamento de profissionais da área de ensino, e através de sua mediação, com atitudes e comportamentos de alunos no segmento do ensino técnico. Estas premissas são investigadas empiricamente através de um estudo de campo, realizado a partir de dados levantados em uma amostra de 71 coordenadores de programas de ensino técnico, 404 docentes desses mesmos programas, e 577 discentes matriculados nos cursos. Os dados foram analisados através da aplicação de análise de regressão multivariada e testes de mediação. Os resultados sugerem que a liderança empoderadora tem impacto direto no engajamento de docentes do ensino técnico, e indireto na satisfação de discentes com o ensino, e em sua atitude em relação ao programa cursado.[en] This thesis proposes that empowering leadership plays an important role in engaging highly qualified professionals, and consequently, on their performance and results achieved by organizations, particularly service companies. This work develops a theoretical model that associates empowering leadership with the engagement of professionals in education, and through its mediation, with attitudes and behaviors of students in professional education. These premises are investigated empirically through a field study, based on data collected from a sample of 71 coordinators of professional programs, 404 faculty from these programs, and 577 students enrolled in the courses. Data were analyzed through the application of multivariate regression analysis and mediation tests. The results suggest that empowering leadership has a direct impact on the engagement of faculty in professional schools, and indirectly affects the satisfaction of students with teaching, and their attitude towards the programs.MAXWELLFLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTEFLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTELUIS CESAR CHEHAB LASMAR2018-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35000porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35000Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
[pt] LIDERANÇA EMPODERADORA EM GESTORES DO ENSINO TÉCNICO: SEU PAPEL NO ENGAJAMENTO DOCENTE E NOS RESULTADOS DISCENTES
title [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
spellingShingle [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
LUIS CESAR CHEHAB LASMAR
[pt] EDUCACAO
[pt] ENSINO TECNICO
[pt] RESULTADOS DISCENTES
[pt] ENGAJAMENTO DOCENTE
[pt] LIDERANCA EMPODERADORA
[en] EDUCATION
[en] TECHNICAL EDUCATION
[en] STUDENT OUTCOMES
[en] TEACHER ENGAGEMENT
[en] EMPOWERING LEADERSHIP
title_short [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
title_full [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
title_fullStr [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
title_full_unstemmed [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
title_sort [en] EMPOWERING LEADERSHIP IN TECHNICAL EDUCATION PROGRAM CHAIRS: ITS ROLE FOR TEACHER ENGAGEMENT AND STUDENT OUTCOMES
author LUIS CESAR CHEHAB LASMAR
author_facet LUIS CESAR CHEHAB LASMAR
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
dc.contributor.author.fl_str_mv LUIS CESAR CHEHAB LASMAR
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO
[pt] ENSINO TECNICO
[pt] RESULTADOS DISCENTES
[pt] ENGAJAMENTO DOCENTE
[pt] LIDERANCA EMPODERADORA
[en] EDUCATION
[en] TECHNICAL EDUCATION
[en] STUDENT OUTCOMES
[en] TEACHER ENGAGEMENT
[en] EMPOWERING LEADERSHIP
topic [pt] EDUCACAO
[pt] ENSINO TECNICO
[pt] RESULTADOS DISCENTES
[pt] ENGAJAMENTO DOCENTE
[pt] LIDERANCA EMPODERADORA
[en] EDUCATION
[en] TECHNICAL EDUCATION
[en] STUDENT OUTCOMES
[en] TEACHER ENGAGEMENT
[en] EMPOWERING LEADERSHIP
description [pt] Esta tese propõe que a liderança empoderadora tem um importante papel no engajamento de profissionais com alta qualificação, e, como consequência, sobre o seu desempenho e resultados alcançados pelas organizações, particularmente em empresas de serviços. O trabalho desenvolve um modelo teórico que associa a liderança empoderadora com o engajamento de profissionais da área de ensino, e através de sua mediação, com atitudes e comportamentos de alunos no segmento do ensino técnico. Estas premissas são investigadas empiricamente através de um estudo de campo, realizado a partir de dados levantados em uma amostra de 71 coordenadores de programas de ensino técnico, 404 docentes desses mesmos programas, e 577 discentes matriculados nos cursos. Os dados foram analisados através da aplicação de análise de regressão multivariada e testes de mediação. Os resultados sugerem que a liderança empoderadora tem impacto direto no engajamento de docentes do ensino técnico, e indireto na satisfação de discentes com o ensino, e em sua atitude em relação ao programa cursado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35000
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35000@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822610199904256