[pt] A RELAÇÃO DO GOOGLE COM A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE DIGITAL: UMA VISÃO DA ERGONOMIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27479 |
Resumo: | [pt] A partir da compreensão do Google como um agente atuante no processo de formação dos saberes contemporâneos, esta pesquisa avaliou a consistência entre os aparatos cognitivos envolvidos nos processos de aprendizagem e o funcionamento do mecanismo de busca. Seu desenvolvimento iniciou-se por uma revisão bibliográfica, que apontou a conceituação de relevância associada à popularidade, em conjunto com a confiança dos indivíduos no ordenamento sistêmico do Google como fatores responsáveis pela alta similitude e baixa diversidade dos resultados encontrados. Em seguida, identificaram-se na literatura indícios de que os processos de aprendizagem são potencializados pelo acesso a conteúdos diversos, capazes de estimular um maior número de conexões com os saberes prévios. Pelas incongruências entre as observações teóricas, optou-se pela realização de experimentos práticos. Neles, manipulou-se o funcionamento do Google, ampliando a divergência presente nos resultados das buscas e avaliando suas consequências para os processos de aprendizagem. Após a análise dos dados levantados, constatou-se que os indivíduos se beneficiaram da exposição a um espaço informacional mais abrangente, obtendo melhores índices em avaliações relativas aos conteúdos sub-representados nos resultados, assim como para os conteúdos amplamente difundidos. Além da melhoria na aquisição de conhecimento, os usuários também puderam experimentar um recorte informacional mais representativo, em que o enviesamento para os conteúdos predominantes foi atenuado. |
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[pt] A RELAÇÃO DO GOOGLE COM A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE DIGITAL: UMA VISÃO DA ERGONOMIA[en] GOOGLE S RELATION WITH KNOWLEDGE ACQUISITION IN DIGITAL ENVIRONMENT: AN OUTLOOK FROM ERGONOMICS[pt] APRENDIZAGEM[pt] AQUISICAO DE CONHECIMENTO[pt] ORDENAMENTO DOS RESULTADOS[pt] CRITERIOS DE RELEVANCIA[pt] MECANISMO DE BUSCA[pt] GOOGLE[pt] BUSCA[en] LEARNING[en] GOOGLE[en] SEARCH[pt] A partir da compreensão do Google como um agente atuante no processo de formação dos saberes contemporâneos, esta pesquisa avaliou a consistência entre os aparatos cognitivos envolvidos nos processos de aprendizagem e o funcionamento do mecanismo de busca. Seu desenvolvimento iniciou-se por uma revisão bibliográfica, que apontou a conceituação de relevância associada à popularidade, em conjunto com a confiança dos indivíduos no ordenamento sistêmico do Google como fatores responsáveis pela alta similitude e baixa diversidade dos resultados encontrados. Em seguida, identificaram-se na literatura indícios de que os processos de aprendizagem são potencializados pelo acesso a conteúdos diversos, capazes de estimular um maior número de conexões com os saberes prévios. Pelas incongruências entre as observações teóricas, optou-se pela realização de experimentos práticos. Neles, manipulou-se o funcionamento do Google, ampliando a divergência presente nos resultados das buscas e avaliando suas consequências para os processos de aprendizagem. Após a análise dos dados levantados, constatou-se que os indivíduos se beneficiaram da exposição a um espaço informacional mais abrangente, obtendo melhores índices em avaliações relativas aos conteúdos sub-representados nos resultados, assim como para os conteúdos amplamente difundidos. Além da melhoria na aquisição de conhecimento, os usuários também puderam experimentar um recorte informacional mais representativo, em que o enviesamento para os conteúdos predominantes foi atenuado.[en] From the understanding of Google as an active agent in contemporary knowledge formation process, this study investigated consistency between the cognitive apparatus involved in learning process and search engine operation. Its development was initiated by a literature review, that showed relevance concept associated to popularity, along with individuals confidence in Google s systemic ordering as factors responsible for high similarity and low diversity of the results. Afterwards, evidences in literature showed that learning processes are amplified by access to diverse content, able to stimulate a larger number of connections to prior knowledge. By the inconsistencies between theoretical observations, it was decided to carry out practical experiments. In them, Google s functioning was manipulated by extending search results divergence and by evaluating impacts in the learning process. After analyzing collected data, it was found that individuals were benefited from an exposure to a broader information sample, getting better rates on assessments related to underrepresented contents in results, as well for the widely broadcast contents. Besides the knowledge acquisition improvement, users were also able to experience a more representative informational scenario, in which the bias for predominant contents has been softened.MAXWELLMARIA MANUELA RUPP QUARESMAMARIA MANUELA RUPP QUARESMALEONARDO MEDEIROS PENNA2016-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27479porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27479Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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