[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485 |
Resumo: | [pt] Esta tese investiga o discurso da emoção na interação cliente-empresa a partir da análise de cartas de clientes dirigidas a um plano de saúde sob a ótica da teoria da polidez e da antropologia das emoções. Considerando a emoção um construto cultural e uma prática discursiva, este estudo observou que o cumprimento e a quebra de direitos e obrigações dos participantes (cliente e empresa) influencia a expressão da emoção ao mesmo tempo em que aponta aspectos da cultura brasileira na interação burocrática investigada. |
id |
PUC_RIO-1_553fb9319dfec71b690f5b598e480e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:4485 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION[pt] TODA SERRA DE LONGE É AZUL: O DISCURSO DA EMOÇÃO NA INTERAÇÃO CLIENTE-EMPRESA[pt] POLIDEZ[pt] EMOCAO[pt] CARTA DE CLIENTE[pt] PRATICA DISCURSIVA[en] POLITENESS[en] EMOTION[en] CLIENT LETTER[en] DISCURSIVE PRACTICE[pt] Esta tese investiga o discurso da emoção na interação cliente-empresa a partir da análise de cartas de clientes dirigidas a um plano de saúde sob a ótica da teoria da polidez e da antropologia das emoções. Considerando a emoção um construto cultural e uma prática discursiva, este estudo observou que o cumprimento e a quebra de direitos e obrigações dos participantes (cliente e empresa) influencia a expressão da emoção ao mesmo tempo em que aponta aspectos da cultura brasileira na interação burocrática investigada.[en] This thesis investigates the discourse of emotion in business interaction through the analysis of letters from clients addressed to a health plan. To this purpose, it uses the framework derived from politeness theory and from the anthropology of emotions. Given that emotion is a cultural artifact and a discursive practice, this study has observed that the fulfillment or the break of the rights and duties of participants (both clients and company) affects the expression of emotion at the same time that it reveals aspects of Brazilian culture in the interaction analysed.MAXWELLMARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRAMARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO2004-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4485Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION [pt] TODA SERRA DE LONGE É AZUL: O DISCURSO DA EMOÇÃO NA INTERAÇÃO CLIENTE-EMPRESA |
title |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION |
spellingShingle |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO [pt] POLIDEZ [pt] EMOCAO [pt] CARTA DE CLIENTE [pt] PRATICA DISCURSIVA [en] POLITENESS [en] EMOTION [en] CLIENT LETTER [en] DISCURSIVE PRACTICE |
title_short |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION |
title_full |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION |
title_fullStr |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION |
title_full_unstemmed |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION |
title_sort |
[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION |
author |
MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO |
author_facet |
MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] POLIDEZ [pt] EMOCAO [pt] CARTA DE CLIENTE [pt] PRATICA DISCURSIVA [en] POLITENESS [en] EMOTION [en] CLIENT LETTER [en] DISCURSIVE PRACTICE |
topic |
[pt] POLIDEZ [pt] EMOCAO [pt] CARTA DE CLIENTE [pt] PRATICA DISCURSIVA [en] POLITENESS [en] EMOTION [en] CLIENT LETTER [en] DISCURSIVE PRACTICE |
description |
[pt] Esta tese investiga o discurso da emoção na interação cliente-empresa a partir da análise de cartas de clientes dirigidas a um plano de saúde sob a ótica da teoria da polidez e da antropologia das emoções. Considerando a emoção um construto cultural e uma prática discursiva, este estudo observou que o cumprimento e a quebra de direitos e obrigações dos participantes (cliente e empresa) influencia a expressão da emoção ao mesmo tempo em que aponta aspectos da cultura brasileira na interação burocrática investigada. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822548396834816 |