[en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485
Resumo: [pt] Esta tese investiga o discurso da emoção na interação cliente-empresa a partir da análise de cartas de clientes dirigidas a um plano de saúde sob a ótica da teoria da polidez e da antropologia das emoções. Considerando a emoção um construto cultural e uma prática discursiva, este estudo observou que o cumprimento e a quebra de direitos e obrigações dos participantes (cliente e empresa) influencia a expressão da emoção ao mesmo tempo em que aponta aspectos da cultura brasileira na interação burocrática investigada.
id PUC_RIO-1_553fb9319dfec71b690f5b598e480e7e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4485
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION[pt] TODA SERRA DE LONGE É AZUL: O DISCURSO DA EMOÇÃO NA INTERAÇÃO CLIENTE-EMPRESA[pt] POLIDEZ[pt] EMOCAO[pt] CARTA DE CLIENTE[pt] PRATICA DISCURSIVA[en] POLITENESS[en] EMOTION[en] CLIENT LETTER[en] DISCURSIVE PRACTICE[pt] Esta tese investiga o discurso da emoção na interação cliente-empresa a partir da análise de cartas de clientes dirigidas a um plano de saúde sob a ótica da teoria da polidez e da antropologia das emoções. Considerando a emoção um construto cultural e uma prática discursiva, este estudo observou que o cumprimento e a quebra de direitos e obrigações dos participantes (cliente e empresa) influencia a expressão da emoção ao mesmo tempo em que aponta aspectos da cultura brasileira na interação burocrática investigada.[en] This thesis investigates the discourse of emotion in business interaction through the analysis of letters from clients addressed to a health plan. To this purpose, it uses the framework derived from politeness theory and from the anthropology of emotions. Given that emotion is a cultural artifact and a discursive practice, this study has observed that the fulfillment or the break of the rights and duties of participants (both clients and company) affects the expression of emotion at the same time that it reveals aspects of Brazilian culture in the interaction analysed.MAXWELLMARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRAMARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO2004-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4485Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
[pt] TODA SERRA DE LONGE É AZUL: O DISCURSO DA EMOÇÃO NA INTERAÇÃO CLIENTE-EMPRESA
title [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
spellingShingle [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO
[pt] POLIDEZ
[pt] EMOCAO
[pt] CARTA DE CLIENTE
[pt] PRATICA DISCURSIVA
[en] POLITENESS
[en] EMOTION
[en] CLIENT LETTER
[en] DISCURSIVE PRACTICE
title_short [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
title_full [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
title_fullStr [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
title_full_unstemmed [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
title_sort [en] ALL MOUNTAINS ARE BLUE WHEN SEEN FROM A DISTANCE: EMOTION DISCOURSE IN BUSINESS INTERACTION
author MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO
author_facet MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] POLIDEZ
[pt] EMOCAO
[pt] CARTA DE CLIENTE
[pt] PRATICA DISCURSIVA
[en] POLITENESS
[en] EMOTION
[en] CLIENT LETTER
[en] DISCURSIVE PRACTICE
topic [pt] POLIDEZ
[pt] EMOCAO
[pt] CARTA DE CLIENTE
[pt] PRATICA DISCURSIVA
[en] POLITENESS
[en] EMOTION
[en] CLIENT LETTER
[en] DISCURSIVE PRACTICE
description [pt] Esta tese investiga o discurso da emoção na interação cliente-empresa a partir da análise de cartas de clientes dirigidas a um plano de saúde sob a ótica da teoria da polidez e da antropologia das emoções. Considerando a emoção um construto cultural e uma prática discursiva, este estudo observou que o cumprimento e a quebra de direitos e obrigações dos participantes (cliente e empresa) influencia a expressão da emoção ao mesmo tempo em que aponta aspectos da cultura brasileira na interação burocrática investigada.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822548396834816