“Watch out, Mr. president” – non-violence as ethical commitment
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.5103 |
Resumo: | Tendo em vista o papel da polidez nas interações sociais, o presente estudo visa analisar uma carta na coluna do jornal O Globo, escrita por Fernando Henrique Cardoso (2021), ex-presidente do Brasil, ao então presidente Jair Messias Bolsonaro, considerando o conceito de face, de acordo com Goffman (1980), no âmbito da não violência, conforme Butler (2021). A carta é examinada como um projeto enunciativo, segundo a perspectiva bakhtiniana, a partir de uma abordagem qualitativo-interpretativista que permitiu que se buscassem indícios de estratégias linguístico-discursivas, de natureza polida, empregadas pelo signatário. Associados aos conceitos de face e ao de forças da não-violência, foram tomados como pressupostos os estudos de Elias (1939/1994) a respeito dos costumes e padrões civilizatórios que se ritualizaram ao longo da história do Ocidente, contrastando com um cenário marcado por movimentos e interações de impolidez e violência. Os resultados mostraram que a carta explicita princípios importantes, pilares fundamentais para a vida e sua continuidade: o princípio democrático, que preza a igualdade como forma de zelo pela vida de todos sem distinção, e a dignidade ou polidez, na reafirmação de uma prática verbal e social pautada na não violência. |
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“Watch out, Mr. president” – non-violence as ethical commitment“Cuidado, presidente” – a não violência como compromisso éticoFacePoliteness(Non) ViolenceEnunciative projectLetterFacePolidez(Não) violênciaProjeto enunciativoCartaTendo em vista o papel da polidez nas interações sociais, o presente estudo visa analisar uma carta na coluna do jornal O Globo, escrita por Fernando Henrique Cardoso (2021), ex-presidente do Brasil, ao então presidente Jair Messias Bolsonaro, considerando o conceito de face, de acordo com Goffman (1980), no âmbito da não violência, conforme Butler (2021). A carta é examinada como um projeto enunciativo, segundo a perspectiva bakhtiniana, a partir de uma abordagem qualitativo-interpretativista que permitiu que se buscassem indícios de estratégias linguístico-discursivas, de natureza polida, empregadas pelo signatário. Associados aos conceitos de face e ao de forças da não-violência, foram tomados como pressupostos os estudos de Elias (1939/1994) a respeito dos costumes e padrões civilizatórios que se ritualizaram ao longo da história do Ocidente, contrastando com um cenário marcado por movimentos e interações de impolidez e violência. Os resultados mostraram que a carta explicita princípios importantes, pilares fundamentais para a vida e sua continuidade: o princípio democrático, que preza a igualdade como forma de zelo pela vida de todos sem distinção, e a dignidade ou polidez, na reafirmação de uma prática verbal e social pautada na não violência.Considering the role of politeness in social interactions, the present study aims to analyze a letter from a column of the newspaper O Globo, written by Fernando Henrique Cardoso (2021), former president of Brazil, addressed to the then president Jair Messias Bolsonaro, in alignment with the concept of face, according to Goffman (1980), in the context of non-violence, according to Butler (2021). The letter is examined as an enunciative project, according to Bakhtin's perspective, from a qualitative-interpretative approach which allowed the search for traces of linguistic-discursive strategies, of a polite nature, employed by the signatory. Associated with the concepts of face and non-violent forces, Elias’ studies (1939/1994) on the customs and civilizing patterns that were ritualized throughout Western history were taken as assumptions, contrasting with a scenario marked by movements and interactions of impoliteness and violence. Results showed that the letter explains important principles, fundamental pillars for life and its continuity: the democratic principle, which values equality as a form of zeal for everyone’s life without distinction, and dignity or politeness, in reaffirmation of a verbal and social practice based on non-violence.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.5103https://doi.org/10.21814/diacritica.5103Diacrítica; Vol. 36 N.º 3 (2022): Correspondências; 174-191Diacrítica; Vol. 36 No. 3 (2022): Correspondence; 174-1912183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5103https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5103/5687Direitos de Autor (c) 2023 Victoria Wilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessWilson, Victoria2023-08-11T07:45:22Zoai:journals.uminho.pt:article/5103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:42.567861Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Diacrítica; Vol. 36 N.º 3 (2022): Correspondências; 174-191 Diacrítica; Vol. 36 No. 3 (2022): Correspondence; 174-191 2183-9174 0870-8967 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
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