[pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNA MARTINS FERREIRA DOS SANTOS
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48603
Resumo: [pt] Desafios é uma das palavras que define o processo empreendido nesta pesquisa. A razão é que a Escola Católica, em sua missão, encontra-se cada dia mais desafiada pelas constantes transformações que o desenvolvimento tecnológico e científico têm apresentado com consideráveis avanços e superações. É também necessário pensarmos no ser humano e nos seus processos diante de expressivas mudanças na comunicação e nas relações. A Igreja Católica, atenta as essas mudanças de configurações sociais e desejosa de responder às inquietações próprias do tempo, em 1965, através do Concílio Vaticano II, culmina a concepção de um processo de aggiornamento que tem como proposta promover uma atuação pastoral que tenha como modelo às fontes Bíblica e Patrística. Anterior a esse acontecimento, temos o surgimento das Escolas Católicas, que por meio do protagonismo de homens e mulheres que percorreram o caminho de santidade, realizaram a sua missão no campo da Educação. Esses, estando atentos às necessidades do tempo em que viviam, e imbuídos de ardor apostólico, fundaram, em todo o mundo, Escolas capazes de conjugar o anúncio de Jesus Cristo e uma educação de qualidade, porque não há evangelização sem a promoção da dignidade humana. Por isso, as Escolas Católicas estão no centro dessas mudanças e, no atual contexto, sentem ainda mais de perto os efeitos de uma configuração social e educacional que tem se transformado e inovado em seus processos. No entanto, a crise humana é refletida em inúmeras áreas da sociedade, em que a normalização dos discursos de ódio, a falta de atenção e a proliferação de doenças ocasionadas pela falta de sentido da vida têm afetado principalmente as crianças e as juventudes. E ainda o drama da fome e da violência que resultam em uma complexa crise migratória. Por isso, refletir a respeito da formação humana em que a Pastoral Escolar está inserida e tem sua atuação a coloca diante de grandes desafios.
id PUC_RIO-1_55ad968bc8a45c80d19c0e1306d9fd51
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:48603
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA[en] WAYS FOR MINISTRY AT SCHOOL: CURRENT EVANGELIZATION CHALLENGES OF CATHOLIC SCHOOLS IN PRIMARY EDUCATION[pt] ESCOLA CATOLICA[pt] PASTORAL ESCOLAR[pt] HUMANIZACAO[en] CATHOLIC SCHOOLS[en] SCHOOL MINISTRY[en] HUMANIZATION[pt] Desafios é uma das palavras que define o processo empreendido nesta pesquisa. A razão é que a Escola Católica, em sua missão, encontra-se cada dia mais desafiada pelas constantes transformações que o desenvolvimento tecnológico e científico têm apresentado com consideráveis avanços e superações. É também necessário pensarmos no ser humano e nos seus processos diante de expressivas mudanças na comunicação e nas relações. A Igreja Católica, atenta as essas mudanças de configurações sociais e desejosa de responder às inquietações próprias do tempo, em 1965, através do Concílio Vaticano II, culmina a concepção de um processo de aggiornamento que tem como proposta promover uma atuação pastoral que tenha como modelo às fontes Bíblica e Patrística. Anterior a esse acontecimento, temos o surgimento das Escolas Católicas, que por meio do protagonismo de homens e mulheres que percorreram o caminho de santidade, realizaram a sua missão no campo da Educação. Esses, estando atentos às necessidades do tempo em que viviam, e imbuídos de ardor apostólico, fundaram, em todo o mundo, Escolas capazes de conjugar o anúncio de Jesus Cristo e uma educação de qualidade, porque não há evangelização sem a promoção da dignidade humana. Por isso, as Escolas Católicas estão no centro dessas mudanças e, no atual contexto, sentem ainda mais de perto os efeitos de uma configuração social e educacional que tem se transformado e inovado em seus processos. No entanto, a crise humana é refletida em inúmeras áreas da sociedade, em que a normalização dos discursos de ódio, a falta de atenção e a proliferação de doenças ocasionadas pela falta de sentido da vida têm afetado principalmente as crianças e as juventudes. E ainda o drama da fome e da violência que resultam em uma complexa crise migratória. Por isso, refletir a respeito da formação humana em que a Pastoral Escolar está inserida e tem sua atuação a coloca diante de grandes desafios.[en] Challenges is one of the words that defines the process undertaken in this research. The reason for that is because the Catholic School and its mission are increasingly challenged by the constant transformations that technological and scientific development present with notable advances and breakthroughs. It is also necessary to think about the human being and the human processes in face of these remarkable changes in communication and relationships. The Catholic Church, attentive to these changes in social configuration and yearning to answer to the anxieties of this time, through the Second Vatican Council in 1965 culminated the conception of an aggiornamento process, which proposes the promotion of pastoral work according to Biblical and Patristic sources as its model. Prior to this event was the emergence of Catholic Schools that, through the protagonism of men and women of holy journeys, fulfilled their mission in the field of Education. These, attentive to the needs of the time they were living in and imbued with apostolic passion, founded Schools all over the world capable of combining the proclamation of Jesus Christ and a quality education, because there is no evangelization without the promotion of human dignity. Thus, Catholic Schools are at the center of these changes and, in the current context, they feel even closer the effects of a social and educational configuration that has been transforming and innovating its processes. However, human crisis is reflected in numerous areas of society in which the normalization of hatred speech, inattention and proliferation of diseases due to the lack of life meaning have been especially affecting children and youth. And furthermore, the tragedy of famine and violence that result in the complex migratory crisis. Therefore, to reflect on the human education context in which School Ministry is found and performs in, places it before significant challenges.MAXWELLABIMAR OLIVEIRA DE MORAESBRUNA MARTINS FERREIRA DOS SANTOS2020-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48603porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:48603Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
[en] WAYS FOR MINISTRY AT SCHOOL: CURRENT EVANGELIZATION CHALLENGES OF CATHOLIC SCHOOLS IN PRIMARY EDUCATION
title [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
BRUNA MARTINS FERREIRA DOS SANTOS
[pt] ESCOLA CATOLICA
[pt] PASTORAL ESCOLAR
[pt] HUMANIZACAO
[en] CATHOLIC SCHOOLS
[en] SCHOOL MINISTRY
[en] HUMANIZATION
title_short [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort [pt] POR UMA ESCOLA EM PASTORAL: ATUAIS DESAFIOS EVANGELIZADORES DA ESCOLA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author BRUNA MARTINS FERREIRA DOS SANTOS
author_facet BRUNA MARTINS FERREIRA DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNA MARTINS FERREIRA DOS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ESCOLA CATOLICA
[pt] PASTORAL ESCOLAR
[pt] HUMANIZACAO
[en] CATHOLIC SCHOOLS
[en] SCHOOL MINISTRY
[en] HUMANIZATION
topic [pt] ESCOLA CATOLICA
[pt] PASTORAL ESCOLAR
[pt] HUMANIZACAO
[en] CATHOLIC SCHOOLS
[en] SCHOOL MINISTRY
[en] HUMANIZATION
description [pt] Desafios é uma das palavras que define o processo empreendido nesta pesquisa. A razão é que a Escola Católica, em sua missão, encontra-se cada dia mais desafiada pelas constantes transformações que o desenvolvimento tecnológico e científico têm apresentado com consideráveis avanços e superações. É também necessário pensarmos no ser humano e nos seus processos diante de expressivas mudanças na comunicação e nas relações. A Igreja Católica, atenta as essas mudanças de configurações sociais e desejosa de responder às inquietações próprias do tempo, em 1965, através do Concílio Vaticano II, culmina a concepção de um processo de aggiornamento que tem como proposta promover uma atuação pastoral que tenha como modelo às fontes Bíblica e Patrística. Anterior a esse acontecimento, temos o surgimento das Escolas Católicas, que por meio do protagonismo de homens e mulheres que percorreram o caminho de santidade, realizaram a sua missão no campo da Educação. Esses, estando atentos às necessidades do tempo em que viviam, e imbuídos de ardor apostólico, fundaram, em todo o mundo, Escolas capazes de conjugar o anúncio de Jesus Cristo e uma educação de qualidade, porque não há evangelização sem a promoção da dignidade humana. Por isso, as Escolas Católicas estão no centro dessas mudanças e, no atual contexto, sentem ainda mais de perto os efeitos de uma configuração social e educacional que tem se transformado e inovado em seus processos. No entanto, a crise humana é refletida em inúmeras áreas da sociedade, em que a normalização dos discursos de ódio, a falta de atenção e a proliferação de doenças ocasionadas pela falta de sentido da vida têm afetado principalmente as crianças e as juventudes. E ainda o drama da fome e da violência que resultam em uma complexa crise migratória. Por isso, refletir a respeito da formação humana em que a Pastoral Escolar está inserida e tem sua atuação a coloca diante de grandes desafios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48603
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48603@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822621678665728