[pt] ESTRATÉGIAS ADOTADAS NA EXPANSÃO INTERNACIONAL DE EMPRESAS: O CASO NATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SABRINA WEBER SOUTO
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19292@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19292@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19292
Resumo: [pt] Muitas empresas brasileiras, estimuladas tanto por fatores internos quanto externos, têm buscado a expansão internacional como forma de atingir novos mercados e reduzir os riscos de concentração em um único mercado, além de outros fatores. O processo de internacionalização de firmas já estabelecidas tem sido explicado, desde a década de 1970, por teorias comportamentais e econômicas. Além disso, diversos autores exploraram a forma pela qual as empresas desenvolvem estratégias internacionais. No entanto, a literatura sobre internacionalização de empresas de países emergentes é ainda bastante limitada, havendo espaço para novos estudos que se preocupem com o tema. O presente estudo teve por objetivo, então, analisar as estratégias empresariais adotadas para expansão internacional. A metodologia adotada foi o estudo de caso único, baseado em múltiplas fontes de evidências. A empresa selecionada foi a Natura, atuante no setor de perfumaria e cosméticos, que vem ampliando seu processo de internacionalização. O recorte da pesquisa é longitudinal, tendo-se estudado o desenvolvimento histórico da empresa e de seu processo de internacionalização, explorando-se as estratégias adotadas no decorrer do mesmo. A análise consistiu inicialmente na elaboração de um relatório do caso. Em seguida, foi realizada uma análise baseada nas questões que nortearam a pesquisa. Os resultados mostram que a internacionalização da empresa seguiu um processo de tentativa e erro, e que o aprendizado obtido nos estágios iniciais levou ao desenvolvimento de uma estratégia de internacionalização que serviu como guia nas etapas subseqüentes do processo.
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