Turismo internacional: uma tendência de globalização?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4377 |
Resumo: | O mundo em que vivemos é-nos agora mais conhecido, está mais próximo e parece mais pequeno na medida em que facilmente nos deslocamos ou obtemos informação, bens ou serviços de qualquer parte do globo. Esta realidade é também o reflexo de uma vontade primitiva do Homem, viajar pelo mundo e conhecer o exuberante, o novo, o inexplorado. Neste trabalho desenvolvemos um conjunto de indicadores que procuram medir a globalização em termos de fluxos internacionais de turismo. Nesse desafio, e tendo em conta a definição de globalização que defendemos ser mais coerente, apresentamos, simultaneamente, indicadores de globalização e de internacionalização. É realizada uma aplicação da metodologia proposta a um conjunto de 210 países, cobrindo o período 1995-2009. |
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Turismo internacional: uma tendência de globalização?GlobalizaçãoTurismoInternacionalizaçãoIndicadoresGlobalizationTourismInternationalizationIndicatorsO mundo em que vivemos é-nos agora mais conhecido, está mais próximo e parece mais pequeno na medida em que facilmente nos deslocamos ou obtemos informação, bens ou serviços de qualquer parte do globo. Esta realidade é também o reflexo de uma vontade primitiva do Homem, viajar pelo mundo e conhecer o exuberante, o novo, o inexplorado. Neste trabalho desenvolvemos um conjunto de indicadores que procuram medir a globalização em termos de fluxos internacionais de turismo. Nesse desafio, e tendo em conta a definição de globalização que defendemos ser mais coerente, apresentamos, simultaneamente, indicadores de globalização e de internacionalização. É realizada uma aplicação da metodologia proposta a um conjunto de 210 países, cobrindo o período 1995-2009.The world that we live in is now better known, it is closer and it seems smaller than ever due to the fact that we can easily move or obtain information, goods or services from any place in the globe. This reality is also the reflex of a primitive will of Humankind, to travel around the world and to know the exuberant, the new and the unexplored things. In this work we develop a sort of indicators that seek to measure world’s globalization in terms of international tourism flows. In that challenge and, taking to account the definition of globalization we think to be more coherent, we present, simultaneously, globalization and internationalization indicators. It is performed an appliance of the proposed methodology to a set of 210 countries, covering the period 1995-2009.2013-01-18T15:00:42Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4377porFerreira, Timóteo Zacarias Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:50.676809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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