[pt] ALINHAMENTO PESSOA-ORGANIZAÇÃO (PERSON-ORGANIZATION FIT) E ENGAJAMENTO DE COLABORADORES DE UMA EMPRESA EM MUDANÇA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARINA VASCONCELLOS DE OLIVEIRA RODRIGUEZ
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27287@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27287
Resumo: [pt] O objetivo central desta dissertação foi analisar o alinhamento pessoaorganização (Person-Organization fit ou P-O fit) e sua influência no engajamento dos colaboradores de uma organização, através de um estudo de caso em uma empresa multinacional do segmento industrial – empresa A – que está passando por transformações e crescimento no Brasil. A pesquisa teve como base os conceitos de P-O fit de Chatman (1989), Valores Pessoais de Schwartz (1994) e Organizacionais de Oliveira e Tamayo (2004), assim como Engajamento no Trabaho de Kahn (1990). Como este assunto possui uma grande aproximação com a cultura organizacional, foi abordado o tema por Schein (2009). A metodologia adotada para a pesquisa foi mista, através da combinação de métodos diversos de coleta e análise de dados. Para a análise quantitativa, foi aplicadoum questionário em 132 colaboradores, composto pelo questionário de Almeida e Sobral (2009), versão validada no Brasil do Portrait Values Questionnaire PVQ-21 de Schwartz (2001), pelo Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO), de Oliveira e Tamayo (2009) e também pela Escala de Engajamento de Trabalho (EEGT), de Siqueira (2014). Por fim, para a pesquisa qualitativa foram realizadas a análise de documentos internos, entrevistas semi-estruturadas em 15 colaboradores, assim como a observação participativa em duas turmas de treinamento do programa SOMOS A. Os resultados indicaram que não há a presença do alinhamento pessoa-organização, possível consequência das mudanças culturais vividas na empresa. Os estudos estatísticos demonstraram quais valores podem ter relação significativa e impacto no engajamento dos colaboradores, concluindo-se a relevante contribuição desta pesquisa.
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