YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDA LOPES TORRES
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@2
Resumo: Lugar da contingência radical da arte, nos anos 1960 e 1970, tal como proposta pelas obras do francês Yves Klein, do norte- americano Andy Warhol e do alemão Joseph Beuys, o lugar-melancolia dimensiona a crise contemporânea da substância poética a partir da iminente saturação pública da arte. Por que agir quando toda ação é absorvida homogênea e acriticamente? Como se portar diante de uma realidade aparentemente refratária a qualquer valor? Destituídas da realidade da obra como espaço íntegro da possibilidade de ação e conhecimento, tais subjetividades artísticas fragmentárias apontam, segundo nossa hipótese, novas coordenadas para a capacidade produtiva do homem. Klein, Warhol e Beuys elaboram personas artísticas públicas a fim de circular com desenvoltura no iminente contexto cultural aberto, crescentemente dominado por formas de cultura de massa. Esses artistas se identificam com certas categorias artísticas, mas propõem a revitalização da arte a partir do ponto de indiferença entre potência e não-potência poética - condição precípua do dar forma ao mundo e, conseqüentemente, a nós mesmos.
id PUC_RIO-1_57ceeed91cd06e9871bdca94d03767a3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10053
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisYVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIAYVES KLEIN, ANDY WARHOL E JOSEPH BEUYS: LUGARES DE MELANCOLIA2006-12-07RONALDO BRITO FERNANDES26317133700lattes.cnpq.br/2530305358794091LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDAJOSE THOMAZ ALMEIDA BRUM DUARTERONALDO BRITO FERNANDESSHEILA CABO GERALDORODRIGO FIGUEIRA NAVES00602967716FERNANDA LOPES TORRESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRLugar da contingência radical da arte, nos anos 1960 e 1970, tal como proposta pelas obras do francês Yves Klein, do norte- americano Andy Warhol e do alemão Joseph Beuys, o lugar-melancolia dimensiona a crise contemporânea da substância poética a partir da iminente saturação pública da arte. Por que agir quando toda ação é absorvida homogênea e acriticamente? Como se portar diante de uma realidade aparentemente refratária a qualquer valor? Destituídas da realidade da obra como espaço íntegro da possibilidade de ação e conhecimento, tais subjetividades artísticas fragmentárias apontam, segundo nossa hipótese, novas coordenadas para a capacidade produtiva do homem. Klein, Warhol e Beuys elaboram personas artísticas públicas a fim de circular com desenvoltura no iminente contexto cultural aberto, crescentemente dominado por formas de cultura de massa. Esses artistas se identificam com certas categorias artísticas, mas propõem a revitalização da arte a partir do ponto de indiferença entre potência e não-potência poética - condição precípua do dar forma ao mundo e, conseqüentemente, a nós mesmos.A place of radical contingency in art in the 1960s and 1970s, as proposed by the works of Frenchman Yves Klein, American Andy Warhol and German Joseph Beuys, the place of melancholia gives a dimension to the contemporary crisis concerning the poetic substance in view of the imminent public saturation of art. What is the point of taking action when all action is absorbed both homogeneously and acritically? How should one behave when faced with a reality which would appear resistant to any value? Bereft of the reality of the artwork as an unmarred space for the possibility of action and knowledge, we propose that these fragmentary artistic subjectivities set a new route for man´s productive capacity. Klein, Warhol and Beuys developed public art personae to circulate freely in the impending context of open culture that was increasingly dominated by forms of mass culture. Though they are identified with certain artistic categories, these artists set out to revitalize art from the point of indistinction between poetic potency and non-potency - an essential precondition for shaping the world, and therefore, for shaping ourselves.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10053Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv YVES KLEIN, ANDY WARHOL E JOSEPH BEUYS: LUGARES DE MELANCOLIA
title YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
spellingShingle YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
FERNANDA LOPES TORRES
title_short YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
title_full YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
title_fullStr YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
title_full_unstemmed YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
title_sort YVES KLEIN, ANDY WARHOL AND JOSEPH BEUYS: PLACES OF MELANCHOLIA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author FERNANDA LOPES TORRES
author_facet FERNANDA LOPES TORRES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26317133700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2530305358794091
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE THOMAZ ALMEIDA BRUM DUARTE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv SHEILA CABO GERALDO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RODRIGO FIGUEIRA NAVES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00602967716
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDA LOPES TORRES
contributor_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
JOSE THOMAZ ALMEIDA BRUM DUARTE
RONALDO BRITO FERNANDES
SHEILA CABO GERALDO
RODRIGO FIGUEIRA NAVES
description Lugar da contingência radical da arte, nos anos 1960 e 1970, tal como proposta pelas obras do francês Yves Klein, do norte- americano Andy Warhol e do alemão Joseph Beuys, o lugar-melancolia dimensiona a crise contemporânea da substância poética a partir da iminente saturação pública da arte. Por que agir quando toda ação é absorvida homogênea e acriticamente? Como se portar diante de uma realidade aparentemente refratária a qualquer valor? Destituídas da realidade da obra como espaço íntegro da possibilidade de ação e conhecimento, tais subjetividades artísticas fragmentárias apontam, segundo nossa hipótese, novas coordenadas para a capacidade produtiva do homem. Klein, Warhol e Beuys elaboram personas artísticas públicas a fim de circular com desenvoltura no iminente contexto cultural aberto, crescentemente dominado por formas de cultura de massa. Esses artistas se identificam com certas categorias artísticas, mas propõem a revitalização da arte a partir do ponto de indiferença entre potência e não-potência poética - condição precípua do dar forma ao mundo e, conseqüentemente, a nós mesmos.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10053@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324893637738496