Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08022010-150757/ |
Resumo: | Na década de60, Andy Warhol começou a trabalhar com as técnicas da serigrafia. Copiava imagens gráficas e fotográficas e as transferia diretamente para a tela. O artista abandonou os modos mais tradicionais de pintura e passou a trabalhar com a apropriação de imagens reproduzidas em série nos cartazes, fotografias, embalagens e no cinema. O uso destes clichês gráficos causou controvérsia. Uma série de discussões tentava entender a escolha do artista a partir de interlocuções dele com a obra de outros criadores e como uma interpretação de fatos da realidade social. A partir destas análises, este trabalho busca construir uma interpretação alternativa que entenda as razões para a modificação de procedimentos e linguagens na obra de Andy Warhol e o seu impacto na produção do século XX. |
id |
USP_826686a47952db572b71a0c7798fb2bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08022010-150757 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968)Through the mirror: the constitution of negginer paiting of Andy Warhol (1956-1968)Arte modernaEstados UnidosFilosofia da arteModern artPhilosophy of artScreen printingSerigrafiaUnited StatesNa década de60, Andy Warhol começou a trabalhar com as técnicas da serigrafia. Copiava imagens gráficas e fotográficas e as transferia diretamente para a tela. O artista abandonou os modos mais tradicionais de pintura e passou a trabalhar com a apropriação de imagens reproduzidas em série nos cartazes, fotografias, embalagens e no cinema. O uso destes clichês gráficos causou controvérsia. Uma série de discussões tentava entender a escolha do artista a partir de interlocuções dele com a obra de outros criadores e como uma interpretação de fatos da realidade social. A partir destas análises, este trabalho busca construir uma interpretação alternativa que entenda as razões para a modificação de procedimentos e linguagens na obra de Andy Warhol e o seu impacto na produção do século XX.Andy Warhol started to work with the silkscreen techniques in the 1960s. Graphic and photographic images were copied and transferred straight onto canvas. The artist abandoned the traditional modes of painting and began working with the appropriation of serialized images from billboards, photos, packages and film. The use of such clichés was controversial. In several discussions, critics tried to understand Warhol\'s choices from his dialogue with other artists and as an interpretation of the facts of social reality. This study attempts to build an alternative interpretation that tries to understand the reasons for the modification of procedures and poetics in the Andy Warhol\'s work and his impact on the 20th century art.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMammi, LorenzoMesquita, Tiago dos Santos2009-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08022010-150757/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-08022010-150757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) Through the mirror: the constitution of negginer paiting of Andy Warhol (1956-1968) |
title |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) |
spellingShingle |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) Mesquita, Tiago dos Santos Arte moderna Estados Unidos Filosofia da arte Modern art Philosophy of art Screen printing Serigrafia United States |
title_short |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) |
title_full |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) |
title_fullStr |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) |
title_full_unstemmed |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) |
title_sort |
Através do espelho: a constituição da pintura inicial de Andy Warhol (1956-1968) |
author |
Mesquita, Tiago dos Santos |
author_facet |
Mesquita, Tiago dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mammi, Lorenzo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Tiago dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte moderna Estados Unidos Filosofia da arte Modern art Philosophy of art Screen printing Serigrafia United States |
topic |
Arte moderna Estados Unidos Filosofia da arte Modern art Philosophy of art Screen printing Serigrafia United States |
description |
Na década de60, Andy Warhol começou a trabalhar com as técnicas da serigrafia. Copiava imagens gráficas e fotográficas e as transferia diretamente para a tela. O artista abandonou os modos mais tradicionais de pintura e passou a trabalhar com a apropriação de imagens reproduzidas em série nos cartazes, fotografias, embalagens e no cinema. O uso destes clichês gráficos causou controvérsia. Uma série de discussões tentava entender a escolha do artista a partir de interlocuções dele com a obra de outros criadores e como uma interpretação de fatos da realidade social. A partir destas análises, este trabalho busca construir uma interpretação alternativa que entenda as razões para a modificação de procedimentos e linguagens na obra de Andy Warhol e o seu impacto na produção do século XX. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08022010-150757/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08022010-150757/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256791229923328 |