[pt] O ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DO ORIGAMI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25833 |
Resumo: | [pt] O estudo das Curvas Cônicas tem sido cada vez menos abordado no Ensino Médio e, nos poucos casos em que tal abordagem é apresentada, verifica-se uma prioridade indevida à memorização de equações. Por outro lado, embora a eficiência do Origami não seja divulgada com frequência no ensino de assuntos matemáticos de maior complexidade, existe uma geometria axiomática consistente por trás desta arte de dobrar papéis que a torna um instrumento de ensino capaz de explorar, com clareza, propriedades e definições de assuntos matemáticos. O presente trabalho pretende unir esses dois elementos, curvas cônicas e origami, com o intuito de desenvolver conceitos do primeiro a partir de construções do segundo. Desta forma, faz-se um relato histórico e conceitual sobre as Curvas Cônicas; descreve-se a importância do Origami e seu uso no ensino da Matemática; apresenta-se o estudo das sete possibilidades para uma única dobragem no Origami conhecidas como os axiomas de Huzita-Hatori com o objetivo de sugerir o uso das dobraduras no estudo da elipse, da parábola e da hipérbole no Ensino Médio das escolas do país. A fim de divulgar o Origami como um recurso eficiente e interessante no ensino das Cônicas e validar a pesquisa apresentada, uma oficina foi desenvolvida, aplicada, avaliada e aprimorada num pequeno grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática e seus resultados estão aqui expostos. |
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[pt] O ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DO ORIGAMI [en] THE STUDY OF CONIC CURVES BY ORIGAMI [pt] ENSINO[pt] GEOMETRIA AXIOMATICA[pt] CONICAS[pt] ORIGAMI[en] TEACHING[en] CONICS[en] ORIGAMI[pt] O estudo das Curvas Cônicas tem sido cada vez menos abordado no Ensino Médio e, nos poucos casos em que tal abordagem é apresentada, verifica-se uma prioridade indevida à memorização de equações. Por outro lado, embora a eficiência do Origami não seja divulgada com frequência no ensino de assuntos matemáticos de maior complexidade, existe uma geometria axiomática consistente por trás desta arte de dobrar papéis que a torna um instrumento de ensino capaz de explorar, com clareza, propriedades e definições de assuntos matemáticos. O presente trabalho pretende unir esses dois elementos, curvas cônicas e origami, com o intuito de desenvolver conceitos do primeiro a partir de construções do segundo. Desta forma, faz-se um relato histórico e conceitual sobre as Curvas Cônicas; descreve-se a importância do Origami e seu uso no ensino da Matemática; apresenta-se o estudo das sete possibilidades para uma única dobragem no Origami conhecidas como os axiomas de Huzita-Hatori com o objetivo de sugerir o uso das dobraduras no estudo da elipse, da parábola e da hipérbole no Ensino Médio das escolas do país. A fim de divulgar o Origami como um recurso eficiente e interessante no ensino das Cônicas e validar a pesquisa apresentada, uma oficina foi desenvolvida, aplicada, avaliada e aprimorada num pequeno grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática e seus resultados estão aqui expostos.[en] The study of Conic Curves has been each time less approached at High School and, in those few cases it is presented, it s possible to verify an improperly prioritized of equation memorizations. On the other hand, although the efficiency of the Origami is not often divulged at teaching mathematical subjects of greater complexity, there is a consistent axiomatic geometry behind this art of folding papers that makes it an a teaching tool able to explore, clearly, the properties and definitions of mathematical subjects. This study aims to join these two elements, conic curves and origami, in order to develop concepts from the first to building the second one. This way, it can make a historical and conceptual essay about the Conic Curves; describing the importance of the Origami and its use in Mathematics teaching; presenting the study of the seven possibilities for a single folding in Origami known as Huzita-Hatori s axioms in order to suggest the use of the folding in the study of ellipse, parable and hyperbole at High Schools all over the country. Divulging the Origami as an efficient and interesting resource in the teaching of the Conics and validate this research, a workshop was developed, applied, evaluated and improved in a small group of students of Degree in Mathematics and its results are exposed here.MAXWELLCHRISTINE SERTA COSTACHRISTINE SERTA COSTABRUNA MAYARA BATISTA RODRIGUES2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25833porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25833Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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