[pt] O ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DO ORIGAMI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNA MAYARA BATISTA RODRIGUES
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25833@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25833
Resumo: [pt] O estudo das Curvas Cônicas tem sido cada vez menos abordado no Ensino Médio e, nos poucos casos em que tal abordagem é apresentada, verifica-se uma prioridade indevida à memorização de equações. Por outro lado, embora a eficiência do Origami não seja divulgada com frequência no ensino de assuntos matemáticos de maior complexidade, existe uma geometria axiomática consistente por trás desta arte de dobrar papéis que a torna um instrumento de ensino capaz de explorar, com clareza, propriedades e definições de assuntos matemáticos. O presente trabalho pretende unir esses dois elementos, curvas cônicas e origami, com o intuito de desenvolver conceitos do primeiro a partir de construções do segundo. Desta forma, faz-se um relato histórico e conceitual sobre as Curvas Cônicas; descreve-se a importância do Origami e seu uso no ensino da Matemática; apresenta-se o estudo das sete possibilidades para uma única dobragem no Origami conhecidas como os axiomas de Huzita-Hatori com o objetivo de sugerir o uso das dobraduras no estudo da elipse, da parábola e da hipérbole no Ensino Médio das escolas do país. A fim de divulgar o Origami como um recurso eficiente e interessante no ensino das Cônicas e validar a pesquisa apresentada, uma oficina foi desenvolvida, aplicada, avaliada e aprimorada num pequeno grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática e seus resultados estão aqui expostos.
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