COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@2 |
Resumo: | No momento em que o museu repensa suas funções e sua relação com o visitante, trazendo novos questionamentos e desafios, propomos investigar o papel e a contribuição do design na mediação entre o museu e o público. Um público cada vez mais diversificado, que requer da instituição uma abordagem multi-interdisciplinar. Partindo dessas colocações, algumas questões sobre como criar e proporcionar uma experiência significativa e memorável para o público foram formuladas e, sob o viés do design, abordamos formas de pensar, planejar e executar ações inovadoras capazes de acolher o visitante no museu. Para tal, uma discussão é conduzida acerca do conceito de experiência, traçando um percurso do termo pelas áreas da filosofia, centrada em Walter Benjamin, e da educação, através das vozes de John Dewey e Jorge Larrosa, até chegar aos estudos recentes na área do design. A partir desta base conceitual chegamos a um entendimento de como se constitui uma experiência de visita memorável ao museu e que aspectos podem ser importantes para seu delineamento. A fim de problematizar a complexidade da experiência de visita no museu, recorremos a três pilares: as vozes dos visitantes; as iniciativas e o redirecionamento das práticas de comunicação em museus; e o pensamento dos profissionais que atuam na área. Desta forma, aprofundamos a discussão sobre a construção da experiência e traçamos um panorama do momento atual da instituição, compreendendo expectativas, práticas, desafios e reflexões sobre o museu e sua interação com o público. A triangulação dos dados nos permitiu compreender a experiência, em todas as suas nuances, destacando elementos que possibilitam a sua construção e podem ser trabalhados através do design. Por o design ser uma área entre-fronteiras e lidar com problemas complexos de forma diferenciada, ele não apenas se aproxima das demandas do museu atual, como contribui nesse cenário como um mediador de percepções e sentidos entre público e os museus. |
id |
PUC_RIO-1_58248531246d21f5be1efaad0daa18a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:29979 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCOLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGNCOLLECTING MUSEUM EXPERIENCES: PUBLIC MEDIATION UNDER DESIGN2017-04-06LUIZA NOVAES75381788720lattes.cnpq.br/5335191858617545JACKELINE LIMA FARBIARZMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOLUIZA NOVAESMARCUS VINICIUS DOHMANN BRANDAOWASHINGTON DIAS LESSA08875379793lattes.cnpq.br/4319792372144576ROSANA FERREIRA ALEXANDREPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRNo momento em que o museu repensa suas funções e sua relação com o visitante, trazendo novos questionamentos e desafios, propomos investigar o papel e a contribuição do design na mediação entre o museu e o público. Um público cada vez mais diversificado, que requer da instituição uma abordagem multi-interdisciplinar. Partindo dessas colocações, algumas questões sobre como criar e proporcionar uma experiência significativa e memorável para o público foram formuladas e, sob o viés do design, abordamos formas de pensar, planejar e executar ações inovadoras capazes de acolher o visitante no museu. Para tal, uma discussão é conduzida acerca do conceito de experiência, traçando um percurso do termo pelas áreas da filosofia, centrada em Walter Benjamin, e da educação, através das vozes de John Dewey e Jorge Larrosa, até chegar aos estudos recentes na área do design. A partir desta base conceitual chegamos a um entendimento de como se constitui uma experiência de visita memorável ao museu e que aspectos podem ser importantes para seu delineamento. A fim de problematizar a complexidade da experiência de visita no museu, recorremos a três pilares: as vozes dos visitantes; as iniciativas e o redirecionamento das práticas de comunicação em museus; e o pensamento dos profissionais que atuam na área. Desta forma, aprofundamos a discussão sobre a construção da experiência e traçamos um panorama do momento atual da instituição, compreendendo expectativas, práticas, desafios e reflexões sobre o museu e sua interação com o público. A triangulação dos dados nos permitiu compreender a experiência, em todas as suas nuances, destacando elementos que possibilitam a sua construção e podem ser trabalhados através do design. Por o design ser uma área entre-fronteiras e lidar com problemas complexos de forma diferenciada, ele não apenas se aproxima das demandas do museu atual, como contribui nesse cenário como um mediador de percepções e sentidos entre público e os museus.At a moment in which the museum rethinks its functions and its relationship with the visitor by bringing new questions and challenges, we propose to address the role and the contribution of Design in the mediation between the museum and the public. A public which is ever more diversified and which demands from the institution a multi inter-disciplinary approach. From these premises, some questions about how to create and provide a meaningful and memorable experience for the public were developed and, from the Design s perspective, ways of thinking, planning and novel actions capable of welcoming the visitor into the museum were addressed by us.In this regard, a discussion about the concept of experience is carried out, tracing the trajectory of this term on areas such as philosophy, centered in Walter Benjamin, and education, through the voices of John Dewey and Jorge Larrosa, to the recent studies in the area of Design. From this conceptual basis we get to an understanding of what constitutes a memorable museum experience and which factors can be of importance for its delineation.In order to problematize the complexity of the museum experience we make use of three pilar concepts: the voices of visitors; the initiatives and the redirecting of communication practices in museums; and the thoughts of practising professionals in this area. In this way, we deepen the discussion about the construction of experience and trace a panorama of the present moment of the institution, encompassing expectations, practices, challenges and reflections about the museum and its relationship with the public.The tracing of the data allowed us understand the experience in all its subtleties, highlighting important elements to make possible its construction and those that can be worked through Design. As an inter-frontiers area able to deal with complex problems in a distinct way, the Design not only gets closer to the present museum but can also, in this scenario, add as a mediator of perceptions and senses between public and museums.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:33:01Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29979Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
COLLECTING MUSEUM EXPERIENCES: PUBLIC MEDIATION UNDER DESIGN |
title |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN |
spellingShingle |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN ROSANA FERREIRA ALEXANDRE |
title_short |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN |
title_full |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN |
title_fullStr |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN |
title_full_unstemmed |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN |
title_sort |
COLECIONANDO EXPERIÊNCIAS MUSEAIS: A MEDIAÇÃO COM O PÚBLICO SOB O VIÉS DO DESIGN |
author |
ROSANA FERREIRA ALEXANDRE |
author_facet |
ROSANA FERREIRA ALEXANDRE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIZA NOVAES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
75381788720 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5335191858617545 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JACKELINE LIMA FARBIARZ |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIZA NOVAES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCUS VINICIUS DOHMANN BRANDAO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
WASHINGTON DIAS LESSA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
08875379793 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4319792372144576 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSANA FERREIRA ALEXANDRE |
contributor_str_mv |
LUIZA NOVAES JACKELINE LIMA FARBIARZ MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO LUIZA NOVAES MARCUS VINICIUS DOHMANN BRANDAO WASHINGTON DIAS LESSA |
description |
No momento em que o museu repensa suas funções e sua relação com o visitante, trazendo novos questionamentos e desafios, propomos investigar o papel e a contribuição do design na mediação entre o museu e o público. Um público cada vez mais diversificado, que requer da instituição uma abordagem multi-interdisciplinar. Partindo dessas colocações, algumas questões sobre como criar e proporcionar uma experiência significativa e memorável para o público foram formuladas e, sob o viés do design, abordamos formas de pensar, planejar e executar ações inovadoras capazes de acolher o visitante no museu. Para tal, uma discussão é conduzida acerca do conceito de experiência, traçando um percurso do termo pelas áreas da filosofia, centrada em Walter Benjamin, e da educação, através das vozes de John Dewey e Jorge Larrosa, até chegar aos estudos recentes na área do design. A partir desta base conceitual chegamos a um entendimento de como se constitui uma experiência de visita memorável ao museu e que aspectos podem ser importantes para seu delineamento. A fim de problematizar a complexidade da experiência de visita no museu, recorremos a três pilares: as vozes dos visitantes; as iniciativas e o redirecionamento das práticas de comunicação em museus; e o pensamento dos profissionais que atuam na área. Desta forma, aprofundamos a discussão sobre a construção da experiência e traçamos um panorama do momento atual da instituição, compreendendo expectativas, práticas, desafios e reflexões sobre o museu e sua interação com o público. A triangulação dos dados nos permitiu compreender a experiência, em todas as suas nuances, destacando elementos que possibilitam a sua construção e podem ser trabalhados através do design. Por o design ser uma área entre-fronteiras e lidar com problemas complexos de forma diferenciada, ele não apenas se aproxima das demandas do museu atual, como contribui nesse cenário como um mediador de percepções e sentidos entre público e os museus. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29979@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324931148447744 |