PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2 |
Resumo: | Esta tese apresenta parte da história da Brinquedoteca Hapi, um espaço dedicado às crianças, coordenado pela autora durante 16 anos e que tinha como eixo de ação, brinquedos e brincadeiras. A reconstrução dessa trajetória partiu de diferentes suportes de memória sendo que a fotografia revelou-se um material fundamental. A pesquisa exigiu o aprofundamento teórico em torno das concepções de história, memória, narrativa, brinquedo e cultura lúdica. Trata-se de um texto polifônico onde é possível destacar como interlocutores privilegiados os seguintes autores: Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite, entre outros. A brinquedoteca tinha como propósito, ser uma porta aberta para os museus, mas seu projeto revelou-se mais amplo ao criar uma pedagogia da ludicidade associada a uma pedagogia da imagem, voltadas para a preservação de um patrimônio não-tangível que é o brincar. A tese mostra a importância da troca entre as gerações para o reconhecimento de que as histórias, ao serem contadas, se comprometem com o futuro, e defende a ideia de que o trabalho desenvolvido com as crianças e suas famílias, em brinquedotecas, pode-se constituir em um caminho fértil na luta contra o empobrecimento da experiência (Verfall der Erfahrung) engendrado pela sociedade contemporânea e anunciado por Walter Benjamin. |
id |
PUC_RIO-1_5f8110ef8dd86efc3ea1bf3e2e4c1602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:35593 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARYÁLBUNS DE RETRATOS, INFÂNCIAS ENTRECRUZADAS E CULTURA LÚDICA: MEMÓRIA E FOTOGRAFIA NA BRINQUEDOTECA HAPI2010-04-13SOLANGE JOBIM E SOUZA80555250725lattes.cnpq.br/1448154911937375SOLANGE JOBIM E SOUZASONIA KRAMERMARGARIDA DE SOUZA NEVESANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUSECLEA BOSI69733546704lattes.cnpq.br/9229649736187300CRISTINA LACLETTE PORTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBREsta tese apresenta parte da história da Brinquedoteca Hapi, um espaço dedicado às crianças, coordenado pela autora durante 16 anos e que tinha como eixo de ação, brinquedos e brincadeiras. A reconstrução dessa trajetória partiu de diferentes suportes de memória sendo que a fotografia revelou-se um material fundamental. A pesquisa exigiu o aprofundamento teórico em torno das concepções de história, memória, narrativa, brinquedo e cultura lúdica. Trata-se de um texto polifônico onde é possível destacar como interlocutores privilegiados os seguintes autores: Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite, entre outros. A brinquedoteca tinha como propósito, ser uma porta aberta para os museus, mas seu projeto revelou-se mais amplo ao criar uma pedagogia da ludicidade associada a uma pedagogia da imagem, voltadas para a preservação de um patrimônio não-tangível que é o brincar. A tese mostra a importância da troca entre as gerações para o reconhecimento de que as histórias, ao serem contadas, se comprometem com o futuro, e defende a ideia de que o trabalho desenvolvido com as crianças e suas famílias, em brinquedotecas, pode-se constituir em um caminho fértil na luta contra o empobrecimento da experiência (Verfall der Erfahrung) engendrado pela sociedade contemporânea e anunciado por Walter Benjamin.The following thesis covers the story of the Toy Library Hapi which I managed for 16 years. The toy library provided a space, aimed at children, that offered toys and games and promoted play and interaction. Of all the materials available to recollect that experience, photography emerged as the key element. This process urged an in-depth study of the theories relating to the concepts of history; memory, narrative, toy and children s play culture. In a way, the thesis is a polyphonic text where a few, prominent voices can be heard: authors like Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite; amid others. The aim of the Toy Library was to be an open portal to the museums, but it revealed itself to be a wider project and created a pedagogy of play associated to a pedagogy of image, with the intention of preserving an abstract legacy that is to play. Moreover, the study shows how important a dialogue between generations is to the recognition that all these recollected stories have a commitment to the future. Lastly, it becomes evident that the work developed with the children and their families, in toy libraries such as Hapi, constitutes a rich path in the struggle against the impoverishment of experience (Verfall der Erfahrung), engendered by contemporary society as enunciated by Walter Benjamin.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35593Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ÁLBUNS DE RETRATOS, INFÂNCIAS ENTRECRUZADAS E CULTURA LÚDICA: MEMÓRIA E FOTOGRAFIA NA BRINQUEDOTECA HAPI |
title |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY |
spellingShingle |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY CRISTINA LACLETTE PORTO |
title_short |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY |
title_full |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY |
title_fullStr |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY |
title_full_unstemmed |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY |
title_sort |
PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY |
author |
CRISTINA LACLETTE PORTO |
author_facet |
CRISTINA LACLETTE PORTO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOLANGE JOBIM E SOUZA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
80555250725 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1448154911937375 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SOLANGE JOBIM E SOUZA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
SONIA KRAMER |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARGARIDA DE SOUZA NEVES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ECLEA BOSI |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
69733546704 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9229649736187300 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRISTINA LACLETTE PORTO |
contributor_str_mv |
SOLANGE JOBIM E SOUZA SOLANGE JOBIM E SOUZA SONIA KRAMER MARGARIDA DE SOUZA NEVES ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS ECLEA BOSI |
description |
Esta tese apresenta parte da história da Brinquedoteca Hapi, um espaço dedicado às crianças, coordenado pela autora durante 16 anos e que tinha como eixo de ação, brinquedos e brincadeiras. A reconstrução dessa trajetória partiu de diferentes suportes de memória sendo que a fotografia revelou-se um material fundamental. A pesquisa exigiu o aprofundamento teórico em torno das concepções de história, memória, narrativa, brinquedo e cultura lúdica. Trata-se de um texto polifônico onde é possível destacar como interlocutores privilegiados os seguintes autores: Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite, entre outros. A brinquedoteca tinha como propósito, ser uma porta aberta para os museus, mas seu projeto revelou-se mais amplo ao criar uma pedagogia da ludicidade associada a uma pedagogia da imagem, voltadas para a preservação de um patrimônio não-tangível que é o brincar. A tese mostra a importância da troca entre as gerações para o reconhecimento de que as histórias, ao serem contadas, se comprometem com o futuro, e defende a ideia de que o trabalho desenvolvido com as crianças e suas famílias, em brinquedotecas, pode-se constituir em um caminho fértil na luta contra o empobrecimento da experiência (Verfall der Erfahrung) engendrado pela sociedade contemporânea e anunciado por Walter Benjamin. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324940971507712 |