PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTINA LACLETTE PORTO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2
Resumo: Esta tese apresenta parte da história da Brinquedoteca Hapi, um espaço dedicado às crianças, coordenado pela autora durante 16 anos e que tinha como eixo de ação, brinquedos e brincadeiras. A reconstrução dessa trajetória partiu de diferentes suportes de memória sendo que a fotografia revelou-se um material fundamental. A pesquisa exigiu o aprofundamento teórico em torno das concepções de história, memória, narrativa, brinquedo e cultura lúdica. Trata-se de um texto polifônico onde é possível destacar como interlocutores privilegiados os seguintes autores: Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite, entre outros. A brinquedoteca tinha como propósito, ser uma porta aberta para os museus, mas seu projeto revelou-se mais amplo ao criar uma pedagogia da ludicidade associada a uma pedagogia da imagem, voltadas para a preservação de um patrimônio não-tangível que é o brincar. A tese mostra a importância da troca entre as gerações para o reconhecimento de que as histórias, ao serem contadas, se comprometem com o futuro, e defende a ideia de que o trabalho desenvolvido com as crianças e suas famílias, em brinquedotecas, pode-se constituir em um caminho fértil na luta contra o empobrecimento da experiência (Verfall der Erfahrung) engendrado pela sociedade contemporânea e anunciado por Walter Benjamin.
id PUC_RIO-1_5f8110ef8dd86efc3ea1bf3e2e4c1602
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35593
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARYÁLBUNS DE RETRATOS, INFÂNCIAS ENTRECRUZADAS E CULTURA LÚDICA: MEMÓRIA E FOTOGRAFIA NA BRINQUEDOTECA HAPI2010-04-13SOLANGE JOBIM E SOUZA80555250725lattes.cnpq.br/1448154911937375SOLANGE JOBIM E SOUZASONIA KRAMERMARGARIDA DE SOUZA NEVESANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUSECLEA BOSI69733546704lattes.cnpq.br/9229649736187300CRISTINA LACLETTE PORTOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBREsta tese apresenta parte da história da Brinquedoteca Hapi, um espaço dedicado às crianças, coordenado pela autora durante 16 anos e que tinha como eixo de ação, brinquedos e brincadeiras. A reconstrução dessa trajetória partiu de diferentes suportes de memória sendo que a fotografia revelou-se um material fundamental. A pesquisa exigiu o aprofundamento teórico em torno das concepções de história, memória, narrativa, brinquedo e cultura lúdica. Trata-se de um texto polifônico onde é possível destacar como interlocutores privilegiados os seguintes autores: Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite, entre outros. A brinquedoteca tinha como propósito, ser uma porta aberta para os museus, mas seu projeto revelou-se mais amplo ao criar uma pedagogia da ludicidade associada a uma pedagogia da imagem, voltadas para a preservação de um patrimônio não-tangível que é o brincar. A tese mostra a importância da troca entre as gerações para o reconhecimento de que as histórias, ao serem contadas, se comprometem com o futuro, e defende a ideia de que o trabalho desenvolvido com as crianças e suas famílias, em brinquedotecas, pode-se constituir em um caminho fértil na luta contra o empobrecimento da experiência (Verfall der Erfahrung) engendrado pela sociedade contemporânea e anunciado por Walter Benjamin.The following thesis covers the story of the Toy Library Hapi which I managed for 16 years. The toy library provided a space, aimed at children, that offered toys and games and promoted play and interaction. Of all the materials available to recollect that experience, photography emerged as the key element. This process urged an in-depth study of the theories relating to the concepts of history; memory, narrative, toy and children s play culture. In a way, the thesis is a polyphonic text where a few, prominent voices can be heard: authors like Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite; amid others. The aim of the Toy Library was to be an open portal to the museums, but it revealed itself to be a wider project and created a pedagogy of play associated to a pedagogy of image, with the intention of preserving an abstract legacy that is to play. Moreover, the study shows how important a dialogue between generations is to the recognition that all these recollected stories have a commitment to the future. Lastly, it becomes evident that the work developed with the children and their families, in toy libraries such as Hapi, constitutes a rich path in the struggle against the impoverishment of experience (Verfall der Erfahrung), engendered by contemporary society as enunciated by Walter Benjamin.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:13Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35593Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ÁLBUNS DE RETRATOS, INFÂNCIAS ENTRECRUZADAS E CULTURA LÚDICA: MEMÓRIA E FOTOGRAFIA NA BRINQUEDOTECA HAPI
title PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
spellingShingle PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
CRISTINA LACLETTE PORTO
title_short PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
title_full PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
title_fullStr PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
title_full_unstemmed PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
title_sort PHOTO ALBUMS, INTERSECTED CHILDHOOD AND CHILDREN S PLAY CULTURE: MEMORY AND PHOTOGRAPHY AT HAPI TOY LIBRARY
author CRISTINA LACLETTE PORTO
author_facet CRISTINA LACLETTE PORTO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 80555250725
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1448154911937375
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARGARIDA DE SOUZA NEVES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ECLEA BOSI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 69733546704
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9229649736187300
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTINA LACLETTE PORTO
contributor_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
SOLANGE JOBIM E SOUZA
SONIA KRAMER
MARGARIDA DE SOUZA NEVES
ANA MARIA MAUAD DE SOUSA ANDRADE ESSUS
ECLEA BOSI
description Esta tese apresenta parte da história da Brinquedoteca Hapi, um espaço dedicado às crianças, coordenado pela autora durante 16 anos e que tinha como eixo de ação, brinquedos e brincadeiras. A reconstrução dessa trajetória partiu de diferentes suportes de memória sendo que a fotografia revelou-se um material fundamental. A pesquisa exigiu o aprofundamento teórico em torno das concepções de história, memória, narrativa, brinquedo e cultura lúdica. Trata-se de um texto polifônico onde é possível destacar como interlocutores privilegiados os seguintes autores: Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Mikail Bakhtin, Hannah Arendt, Roland Barthes, Gilles Brougère, Beatriz Sarlo, Jeanne Marie Gagnebin, Ecléa Bosi, Gilberto Velho, Boris Kossoy, Miriam Moreira Leite, entre outros. A brinquedoteca tinha como propósito, ser uma porta aberta para os museus, mas seu projeto revelou-se mais amplo ao criar uma pedagogia da ludicidade associada a uma pedagogia da imagem, voltadas para a preservação de um patrimônio não-tangível que é o brincar. A tese mostra a importância da troca entre as gerações para o reconhecimento de que as histórias, ao serem contadas, se comprometem com o futuro, e defende a ideia de que o trabalho desenvolvido com as crianças e suas famílias, em brinquedotecas, pode-se constituir em um caminho fértil na luta contra o empobrecimento da experiência (Verfall der Erfahrung) engendrado pela sociedade contemporânea e anunciado por Walter Benjamin.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35593@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324940971507712