[pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMILA DE PAOLI LEPORACE
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46584
Resumo: [pt] Com o objetivo de contribuir para as reflexões filosóficas acerca da presença das tecnologias digitais na educação, e da própria relação humana com essas tecnologias, a pesquisa procura apresentar as principais ideias da Tese da Mente Estendida desenvolvida pelo filósofo e cientista cognitivo Andy Clark. As proposições desse autor, que contrastam com o dualismo cartesiano - uma vez que unem o cérebro, o corpo, o ambiente e as tecnologias como partes constitutivas da cognição humana - situam-se no universo temático das novas abordagens cognitivas, conhecidas como os 4Es da cognição. À luz das teses analisadas, são desenvolvidos debates teóricos envolvendo as proposições de Clark e as de seus críticos, e apresentados possíveis impactos no âmbito da educação.
id PUC_RIO-1_6111cb4ad192cc46354b96111f6d7e69
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:46584
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO[en] WE ARE ALL CYBORGS: THE EXTENDED MIND THESIS AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN EDUCATION[pt] COGNICAO[pt] MENTE ESTENDIDA[pt] TECNOLOGIA DIGITAL[en] COGNITION[en] EXTENDED MIND[en] DIGITAL TECHNOLOGY[pt] Com o objetivo de contribuir para as reflexões filosóficas acerca da presença das tecnologias digitais na educação, e da própria relação humana com essas tecnologias, a pesquisa procura apresentar as principais ideias da Tese da Mente Estendida desenvolvida pelo filósofo e cientista cognitivo Andy Clark. As proposições desse autor, que contrastam com o dualismo cartesiano - uma vez que unem o cérebro, o corpo, o ambiente e as tecnologias como partes constitutivas da cognição humana - situam-se no universo temático das novas abordagens cognitivas, conhecidas como os 4Es da cognição. À luz das teses analisadas, são desenvolvidos debates teóricos envolvendo as proposições de Clark e as de seus críticos, e apresentados possíveis impactos no âmbito da educação.[en] Seeking to contribute to the philosophical thinking concerning digital technologies in education, and the very own human relationship with these technologies, this research pursues to introduce the central ideas contained in the Extended Mind Thesis developed by the philosopher and cognitive scientist Andy Clark. This author s propositions, in contrast to the Cartesian dualism - since he endorses the brain, the body, the world and the technologies as constituent parts of the human cognition - are located in the thematic universe concerning the new cognitive approaches known as the 4Es. In the light of these theses, theoretical debates were developed involving the conceptions of Clark and his critics, and, as a result, potential impacts in the scope of education are pointed out.MAXWELLRALPH INGS BANNELLCAMILA DE PAOLI LEPORACE2020-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46584porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46584Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
[en] WE ARE ALL CYBORGS: THE EXTENDED MIND THESIS AND DIGITAL TECHNOLOGIES IN EDUCATION
title [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
spellingShingle [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
CAMILA DE PAOLI LEPORACE
[pt] COGNICAO
[pt] MENTE ESTENDIDA
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
[en] COGNITION
[en] EXTENDED MIND
[en] DIGITAL TECHNOLOGY
title_short [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_full [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_fullStr [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
title_sort [pt] SOMOS TODOS CIBORGUES: A TESE DA MENTE ESTENDIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
author CAMILA DE PAOLI LEPORACE
author_facet CAMILA DE PAOLI LEPORACE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RALPH INGS BANNELL
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMILA DE PAOLI LEPORACE
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COGNICAO
[pt] MENTE ESTENDIDA
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
[en] COGNITION
[en] EXTENDED MIND
[en] DIGITAL TECHNOLOGY
topic [pt] COGNICAO
[pt] MENTE ESTENDIDA
[pt] TECNOLOGIA DIGITAL
[en] COGNITION
[en] EXTENDED MIND
[en] DIGITAL TECHNOLOGY
description [pt] Com o objetivo de contribuir para as reflexões filosóficas acerca da presença das tecnologias digitais na educação, e da própria relação humana com essas tecnologias, a pesquisa procura apresentar as principais ideias da Tese da Mente Estendida desenvolvida pelo filósofo e cientista cognitivo Andy Clark. As proposições desse autor, que contrastam com o dualismo cartesiano - uma vez que unem o cérebro, o corpo, o ambiente e as tecnologias como partes constitutivas da cognição humana - situam-se no universo temático das novas abordagens cognitivas, conhecidas como os 4Es da cognição. À luz das teses analisadas, são desenvolvidos debates teóricos envolvendo as proposições de Clark e as de seus críticos, e apresentados possíveis impactos no âmbito da educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46584
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46584@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822618735312896