[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação busca investigar a importância do aprender fazendo, como uma forma de adquirir e compartilhar o conhecimento, por meio do ensino-aprendizagem no design. O estudo faz uma revisita às origens do aprender fazendo que, combinadas às tecnologias existentes em diferentes períodos da história foram determinantes para o desenvolvimento do conhecimento (social, econômico e tecnológico) da humanidade. A pesquisa também procura apresentar pontos de convergência entre o processo evolutivo humano realizado pelo aprender fazendo e as demandas do período vigente. O trabalho se insere em um paralelo entre a prática do design analógico do passado, com o futuro-presente da era digital no design, gradualmente modificada com a chegada da revolução computacional e as novas tecnologias. De acordo com Klaus Schwab (2018, p.11), a Quarta Revolução Industrial será responsável por uma transformação tecnológica que mudará a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A Internet de alta velocidade será uma das principais impulsionadoras desta transformação, permitindo acessar a informação e o conhecimento a qualquer momento e qualquer lugar. Uma mudança que exigirá do modelo de ensino tradicional adaptações constantes no processo de ensino-aprendizagem entre professores e designers em formação, que ganhará mais autonomia ao ser estimulado pela prática do aprender fazendo. Para realização desta dissertação será feita uma pesquisa teórica, documental e bibliográfica, para entender como a prática do aprender fazendo, associada às novas tecnologias, pode ajudar na formação de designers do século XXI |
id |
PUC_RIO-1_616be6351dd820738cdaba0b7f00637b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:62759 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN [pt] O APRENDER FAZENDO COMO PONTO DE CONVERGÊNCIA DO CONHECIMENTO COM A TECNOLOGIA NO ENSINO DO DESIGN [pt] TECNOLOGIA[pt] APRENDER FAZENDO[pt] DESIGN[en] TECHNOLOGY[en] LEARNING BY DOING[en] DESIGN[pt] Esta dissertação busca investigar a importância do aprender fazendo, como uma forma de adquirir e compartilhar o conhecimento, por meio do ensino-aprendizagem no design. O estudo faz uma revisita às origens do aprender fazendo que, combinadas às tecnologias existentes em diferentes períodos da história foram determinantes para o desenvolvimento do conhecimento (social, econômico e tecnológico) da humanidade. A pesquisa também procura apresentar pontos de convergência entre o processo evolutivo humano realizado pelo aprender fazendo e as demandas do período vigente. O trabalho se insere em um paralelo entre a prática do design analógico do passado, com o futuro-presente da era digital no design, gradualmente modificada com a chegada da revolução computacional e as novas tecnologias. De acordo com Klaus Schwab (2018, p.11), a Quarta Revolução Industrial será responsável por uma transformação tecnológica que mudará a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A Internet de alta velocidade será uma das principais impulsionadoras desta transformação, permitindo acessar a informação e o conhecimento a qualquer momento e qualquer lugar. Uma mudança que exigirá do modelo de ensino tradicional adaptações constantes no processo de ensino-aprendizagem entre professores e designers em formação, que ganhará mais autonomia ao ser estimulado pela prática do aprender fazendo. Para realização desta dissertação será feita uma pesquisa teórica, documental e bibliográfica, para entender como a prática do aprender fazendo, associada às novas tecnologias, pode ajudar na formação de designers do século XXI[en] This dissertation seeks to investigate the importance of learning by doing, as a way of acquiring and sharing knowledge, through teaching-learning in design. The study revisits the origins of learning by doing, which, combined with existing technologies in different periods of history, were decisive for the development of knowledge (social, economic and technological) of humanity. The research also seeks to present points of convergence between the human evolutionary process carried out by learning by doing and the demands of the current period. The work is part of a parallel between the practice of analog design of the past, with the present-future of the digital age in design, gradually modified with the arrival of the computational revolution and new technologies. According to Klaus Schwab (2018, p.11), the Fourth Industrial Revolution will be responsible for a technological transformation that will change the way we live, work and relate. High-speed Internet will be one of the main drivers of this transformation, allowing access to information and knowledge anytime and anywhere. A change that will require constant adaptations of the traditional teaching model in the teaching-learning process between teachers and designers in training, who will gain more autonomy when stimulated by the practice of learning by doing. In order to carry out this dissertation, a theoretical, documentary and bibliographic research will be carried out, to understand how the practice of learning by doing, associated with new technologies, can help in the training of 21st century designers.MAXWELLJORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOSBRUNO NOVO VERSCHLEISSER2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:62759Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-06-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN [pt] O APRENDER FAZENDO COMO PONTO DE CONVERGÊNCIA DO CONHECIMENTO COM A TECNOLOGIA NO ENSINO DO DESIGN |
title |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN |
spellingShingle |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN BRUNO NOVO VERSCHLEISSER [pt] TECNOLOGIA [pt] APRENDER FAZENDO [pt] DESIGN [en] TECHNOLOGY [en] LEARNING BY DOING [en] DESIGN |
title_short |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN |
title_full |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN |
title_fullStr |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN |
title_full_unstemmed |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN |
title_sort |
[en] LEARNING BY DOING AS A POINT OF CONVERGENCE FOR THE TEACHING OF DESIGN |
author |
BRUNO NOVO VERSCHLEISSER |
author_facet |
BRUNO NOVO VERSCHLEISSER |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRUNO NOVO VERSCHLEISSER |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] TECNOLOGIA [pt] APRENDER FAZENDO [pt] DESIGN [en] TECHNOLOGY [en] LEARNING BY DOING [en] DESIGN |
topic |
[pt] TECNOLOGIA [pt] APRENDER FAZENDO [pt] DESIGN [en] TECHNOLOGY [en] LEARNING BY DOING [en] DESIGN |
description |
[pt] Esta dissertação busca investigar a importância do aprender fazendo, como uma forma de adquirir e compartilhar o conhecimento, por meio do ensino-aprendizagem no design. O estudo faz uma revisita às origens do aprender fazendo que, combinadas às tecnologias existentes em diferentes períodos da história foram determinantes para o desenvolvimento do conhecimento (social, econômico e tecnológico) da humanidade. A pesquisa também procura apresentar pontos de convergência entre o processo evolutivo humano realizado pelo aprender fazendo e as demandas do período vigente. O trabalho se insere em um paralelo entre a prática do design analógico do passado, com o futuro-presente da era digital no design, gradualmente modificada com a chegada da revolução computacional e as novas tecnologias. De acordo com Klaus Schwab (2018, p.11), a Quarta Revolução Industrial será responsável por uma transformação tecnológica que mudará a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. A Internet de alta velocidade será uma das principais impulsionadoras desta transformação, permitindo acessar a informação e o conhecimento a qualquer momento e qualquer lugar. Uma mudança que exigirá do modelo de ensino tradicional adaptações constantes no processo de ensino-aprendizagem entre professores e designers em formação, que ganhará mais autonomia ao ser estimulado pela prática do aprender fazendo. Para realização desta dissertação será feita uma pesquisa teórica, documental e bibliográfica, para entender como a prática do aprender fazendo, associada às novas tecnologias, pode ajudar na formação de designers do século XXI |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62759@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822641020698624 |