[pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092
Resumo: [pt] Esta tese discute algumas questões relacionadas à educação rural de Minas Gerais, tomando como eixo principal a escola e o professor rural do Campo das Vertentes. As questões centrais são: qual a construção histórica da educação rural em Minas Gerais? E qual o quadro atual da educação oferecida a crianças e jovens que vivem nas zonas rurais do Estado? (Re)construir a história e mapear o quadro atual da educação rural de Minas Gerais constituiu o objetivo central deste trabalho. É preciso conhecer o passado para compreender o presente. Para tanto, elegem-se como eixos privilegiados: 1) a pesquisa bibliográfica visando a apresentar a história da educação rural do Brasil e de Minas Gerais; 2) a pesquisa e o levantamento dos dados oficiais e documentais, para tentar mapear o quadro atual da educação rural de Minas Gerais, oferecida pelos organismos oficiais; e 3) a análise do material coletado nas visitas às escolas e em entrevistas realizadas com os professores. Quanto à escola, a precariedade de funcionamento, as dificuldades de deslocamentos dos alunos, o distanciamento dos conteúdos e dos livros didáticos da realidade do campo e a dificuldade de acesso às séries finais do ensino fundamental e médio aparecem como alguns dos principais problemas e dificuldades históricas. Quanto ao professor, a questão nuclear a ser apontada neste estudo diz respeito à qualidade e à adequação da formação desse profissional, especialmente no que diz respeito à educação de homens e mulheres do campo e à relação destes com a terra e o saber.
id PUC_RIO-1_61e49e750039eb3159c8164911ec599f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:5092
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES [en] THE RURAL SCHOOL AND ITS TEACHER IN CAMPO DAS VERTENTES [pt] FORMACAO DE PROFESSORES[pt] EDUCACAO RURAL[en] TEACHERS FORMATION[en] RURAL EDUCATION[pt] Esta tese discute algumas questões relacionadas à educação rural de Minas Gerais, tomando como eixo principal a escola e o professor rural do Campo das Vertentes. As questões centrais são: qual a construção histórica da educação rural em Minas Gerais? E qual o quadro atual da educação oferecida a crianças e jovens que vivem nas zonas rurais do Estado? (Re)construir a história e mapear o quadro atual da educação rural de Minas Gerais constituiu o objetivo central deste trabalho. É preciso conhecer o passado para compreender o presente. Para tanto, elegem-se como eixos privilegiados: 1) a pesquisa bibliográfica visando a apresentar a história da educação rural do Brasil e de Minas Gerais; 2) a pesquisa e o levantamento dos dados oficiais e documentais, para tentar mapear o quadro atual da educação rural de Minas Gerais, oferecida pelos organismos oficiais; e 3) a análise do material coletado nas visitas às escolas e em entrevistas realizadas com os professores. Quanto à escola, a precariedade de funcionamento, as dificuldades de deslocamentos dos alunos, o distanciamento dos conteúdos e dos livros didáticos da realidade do campo e a dificuldade de acesso às séries finais do ensino fundamental e médio aparecem como alguns dos principais problemas e dificuldades históricas. Quanto ao professor, a questão nuclear a ser apontada neste estudo diz respeito à qualidade e à adequação da formação desse profissional, especialmente no que diz respeito à educação de homens e mulheres do campo e à relação destes com a terra e o saber.[en] This thesis discusses aspects of rural education in the state of Minas Gerais, focussing on teachers and schools in the town of Campo das Vertentes. The guiding questions for the study were: What is the history of rural education in Minas Gerais?; What is the current situation with respect to the education offered to children and young adults who live in rural areas? Consequently, the main purpose of the study was to (re)build and map the current picture of rural education in Minas Gerais, based on the pressuposition that we need to know the past in order to understand the present. The following procedures were chosen: 1) a review of the literature on the history of rural education in Brazil, in general, and Minas Gerais in particular; 2) a survey of official data and documents, offered by official organizations, with a view to mapping the real picture of rural education in Minas Gerais; and 3) analysis of data collected on visits to the schools and interviews with teachers. The precarious structure of the institutions, the difficulties students have in getting to school, the lack of relationship between the content of the text books used and the rural reality of the students, together with the difficulty students have in accessing the final stages of elementary and high school education, are indicated as the principal historical problems with respect to students. With respect to teachers, the main aspect discussed in this study is the quality and appropriateness of their professional training, especially in relation to the education of men and women from rural communities, their relationship with the land and their knowledge. MAXWELLROSALIA MARIA DUARTERITA LAURA AVELINO CAVALCANTE2004-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5092Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
[en] THE RURAL SCHOOL AND ITS TEACHER IN CAMPO DAS VERTENTES
title [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
spellingShingle [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] EDUCACAO RURAL
[en] TEACHERS FORMATION
[en] RURAL EDUCATION
title_short [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
title_full [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
title_fullStr [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
title_full_unstemmed [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
title_sort [pt] A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES
author RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
author_facet RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] EDUCACAO RURAL
[en] TEACHERS FORMATION
[en] RURAL EDUCATION
topic [pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] EDUCACAO RURAL
[en] TEACHERS FORMATION
[en] RURAL EDUCATION
description [pt] Esta tese discute algumas questões relacionadas à educação rural de Minas Gerais, tomando como eixo principal a escola e o professor rural do Campo das Vertentes. As questões centrais são: qual a construção histórica da educação rural em Minas Gerais? E qual o quadro atual da educação oferecida a crianças e jovens que vivem nas zonas rurais do Estado? (Re)construir a história e mapear o quadro atual da educação rural de Minas Gerais constituiu o objetivo central deste trabalho. É preciso conhecer o passado para compreender o presente. Para tanto, elegem-se como eixos privilegiados: 1) a pesquisa bibliográfica visando a apresentar a história da educação rural do Brasil e de Minas Gerais; 2) a pesquisa e o levantamento dos dados oficiais e documentais, para tentar mapear o quadro atual da educação rural de Minas Gerais, oferecida pelos organismos oficiais; e 3) a análise do material coletado nas visitas às escolas e em entrevistas realizadas com os professores. Quanto à escola, a precariedade de funcionamento, as dificuldades de deslocamentos dos alunos, o distanciamento dos conteúdos e dos livros didáticos da realidade do campo e a dificuldade de acesso às séries finais do ensino fundamental e médio aparecem como alguns dos principais problemas e dificuldades históricas. Quanto ao professor, a questão nuclear a ser apontada neste estudo diz respeito à qualidade e à adequação da formação desse profissional, especialmente no que diz respeito à educação de homens e mulheres do campo e à relação destes com a terra e o saber.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822549662466048