CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ELENA MARIA O NEILL HUGHES
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@2
Resumo: Poeta de vanguarda, historiador e teórico da arte, Carl Einstein (1885-1940) foi mediador cultural entre França e Alemanha, cofundador da revista Documents (1929) junto com George Bataille, Michel Leiris, Georges Wildenstein e George-Henri Rivière. Pertenceu ao círculo de Daniel-Henry Kahnweiler, conheceu Picasso, Braque, Gris e Léger. Uma compreensão do cubismo para além da pintura, uma história da arte como luta de experiências ópticas, espaços inventados e figurações e a reformulação de conceitos enraizados na tradição alemã são alguns aspectos que caracterizam seu pensamento. Por um lado, um cubismo que não remete à representação do objeto e sim a um processo visual e mental por parte do artista e do observador, no qual o objeto é o resultado desse duplo processo. Por outro, uma escrita engajada o leva a encerrar o Georges Braque (1934) com a frase o mito foi reintegrado ao real, e a poesia se torna o elemento originário da realidade. A reintegração do mito enquanto criação de realidade, e a poiesis, ação que transforma e da sentido ao mundo, são as alternativas introduzidas por Carl Einstein para uma arte, e uma história da arte, que não considere os objetos como reflexo do mundo exterior e sim como criadores do mundo exterior dos homens. O objetivo desta tese é acompanhar e analisar sua relação com a Kunstwissenschaft, assim como as transformações às quais submete os conceitos, para assim apreender a singularidade do seu pensamento.
id PUC_RIO-1_62294c65c5c671584d491e97617b12cc
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26166
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMACARL EINSTEIN: TOWARDS ANOTHER UNDERSTANDING OF FORM2013-07-31RONALDO BRITO FERNANDES26317133700lattes.cnpq.br/2530305358794091RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJORONALDO BRITO FERNANDESROBERTO LUIS TORRES CONDURUVERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRALILIANE MEFFRE05938447771lattes.cnpq.br/6429576093275968ELENA MARIA O NEILL HUGHESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRPoeta de vanguarda, historiador e teórico da arte, Carl Einstein (1885-1940) foi mediador cultural entre França e Alemanha, cofundador da revista Documents (1929) junto com George Bataille, Michel Leiris, Georges Wildenstein e George-Henri Rivière. Pertenceu ao círculo de Daniel-Henry Kahnweiler, conheceu Picasso, Braque, Gris e Léger. Uma compreensão do cubismo para além da pintura, uma história da arte como luta de experiências ópticas, espaços inventados e figurações e a reformulação de conceitos enraizados na tradição alemã são alguns aspectos que caracterizam seu pensamento. Por um lado, um cubismo que não remete à representação do objeto e sim a um processo visual e mental por parte do artista e do observador, no qual o objeto é o resultado desse duplo processo. Por outro, uma escrita engajada o leva a encerrar o Georges Braque (1934) com a frase o mito foi reintegrado ao real, e a poesia se torna o elemento originário da realidade. A reintegração do mito enquanto criação de realidade, e a poiesis, ação que transforma e da sentido ao mundo, são as alternativas introduzidas por Carl Einstein para uma arte, e uma história da arte, que não considere os objetos como reflexo do mundo exterior e sim como criadores do mundo exterior dos homens. O objetivo desta tese é acompanhar e analisar sua relação com a Kunstwissenschaft, assim como as transformações às quais submete os conceitos, para assim apreender a singularidade do seu pensamento.Avant-garde poet, historian and art theorist, Carl Einstein (1885-1940) was a cultural actor between France and Germany as well as co-founder of Documents (1929), together with George Bataille, Michel Leiris, Georges Wildenstein and George-Henri Riviere. He was part of Daniel-Henry Kahnweiler’s circle and kept friendship with Picasso, Braque, Gris and Léger. His understanding of Cubism as a process beyond painting, his approach of art history as the struggle of optical experiences, invented spaces figurations, his reformulation of concepts deeply rooted in the German tradition are some of the aspects that characterize the originality of his thought. On one hand, the Cubist proposal does not imply a representation of the object, but a visual and mental process undergone by both the artist and the observer where the object is the result of this dual process. On the other, an engagement with language drove Einstein to end his Georges Braque (1934) with the phrase myth was reintegrated to the Real, and poetry becomes the originating element of reality. Restoring myth as a means for the creation of reality, and poiesis, an action that transforms and gives sense to the world, are the alternatives introduced by Carl Einstein into an art, and art history, which does not consider objects as reflection of an outside world but as creators of the outer world of men. This dissertation follows and analyzes Einsteins relationship with the discipline known as Kunstwissenschaft and the transformations to which he submitted some of its concepts in order to understand the singularity of his thought.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:15Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26166Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv CARL EINSTEIN: TOWARDS ANOTHER UNDERSTANDING OF FORM
title CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
spellingShingle CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
ELENA MARIA O NEILL HUGHES
title_short CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
title_full CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
title_fullStr CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
title_full_unstemmed CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
title_sort CARL EINSTEIN: POR UMA OUTRA LEITURA DE FORMA
author ELENA MARIA O NEILL HUGHES
author_facet ELENA MARIA O NEILL HUGHES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26317133700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2530305358794091
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROBERTO LUIS TORRES CONDURU
dc.contributor.referee4.fl_str_mv VERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LILIANE MEFFRE
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05938447771
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6429576093275968
dc.contributor.author.fl_str_mv ELENA MARIA O NEILL HUGHES
contributor_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO
RONALDO BRITO FERNANDES
ROBERTO LUIS TORRES CONDURU
VERA BEATRIZ CORDEIRO SIQUEIRA
LILIANE MEFFRE
description Poeta de vanguarda, historiador e teórico da arte, Carl Einstein (1885-1940) foi mediador cultural entre França e Alemanha, cofundador da revista Documents (1929) junto com George Bataille, Michel Leiris, Georges Wildenstein e George-Henri Rivière. Pertenceu ao círculo de Daniel-Henry Kahnweiler, conheceu Picasso, Braque, Gris e Léger. Uma compreensão do cubismo para além da pintura, uma história da arte como luta de experiências ópticas, espaços inventados e figurações e a reformulação de conceitos enraizados na tradição alemã são alguns aspectos que caracterizam seu pensamento. Por um lado, um cubismo que não remete à representação do objeto e sim a um processo visual e mental por parte do artista e do observador, no qual o objeto é o resultado desse duplo processo. Por outro, uma escrita engajada o leva a encerrar o Georges Braque (1934) com a frase o mito foi reintegrado ao real, e a poesia se torna o elemento originário da realidade. A reintegração do mito enquanto criação de realidade, e a poiesis, ação que transforma e da sentido ao mundo, são as alternativas introduzidas por Carl Einstein para uma arte, e uma história da arte, que não considere os objetos como reflexo do mundo exterior e sim como criadores do mundo exterior dos homens. O objetivo desta tese é acompanhar e analisar sua relação com a Kunstwissenschaft, assim como as transformações às quais submete os conceitos, para assim apreender a singularidade do seu pensamento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26166@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324924011839488