FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2
Resumo: A geometria fractal não é um conteúdo abordado usualmente na educação básica. O presente trabalho disserta sobre essa geometria, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento sobre ela, principalmente para professores que atuam nesse nível de escolaridade. É iniciado com um breve histórico do surgimento dos fractais, até sua definição formal, exibindo exemplos clássicos e uma pequena biografia de seus criadores. Em seguida, é apresentada uma seleção de conteúdos matemáticos que naturalmente podem ser trabalhados a partir dessa geometria. Algumas propostas de atividades que possuem fractais e podem ser aplicadas em diversos níveis da educação básica também são apresentadas. Por fim, é retratada a experiência da realização de uma das atividades propostas em uma turma de nono ano de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Acreditamos que a beleza e o apelo visual dos fractais atuem como elementos motivadores e inovadores para que temas importantes do currículo da educação básica sejam abordados de forma mais significativa.
id PUC_RIO-1_6460175972b91b41d4670e0b8a2b8abd
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:33036
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION GEOMETRIA FRACTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017-09-04CHRISTINE SERTA COSTA93377495720lattes.cnpq.br/4765886371460357CHRISTINE SERTA COSTA93377495720lattes.cnpq.br/4765886371460357SINESIO PESCOALESSANDRO GAIO CHIMENTONALESSANDRO GAIO CHIMENTONCHRISTINE SERTA COSTAFRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS05736615703lattes.cnpq.br/1516076214705874VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM MATEMÁTICA PUC-RioBRA geometria fractal não é um conteúdo abordado usualmente na educação básica. O presente trabalho disserta sobre essa geometria, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento sobre ela, principalmente para professores que atuam nesse nível de escolaridade. É iniciado com um breve histórico do surgimento dos fractais, até sua definição formal, exibindo exemplos clássicos e uma pequena biografia de seus criadores. Em seguida, é apresentada uma seleção de conteúdos matemáticos que naturalmente podem ser trabalhados a partir dessa geometria. Algumas propostas de atividades que possuem fractais e podem ser aplicadas em diversos níveis da educação básica também são apresentadas. Por fim, é retratada a experiência da realização de uma das atividades propostas em uma turma de nono ano de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Acreditamos que a beleza e o apelo visual dos fractais atuem como elementos motivadores e inovadores para que temas importantes do currículo da educação básica sejam abordados de forma mais significativa.Fractal geometry is not a content usually addressed in basic education. This paper discusses this geometry with the purpose of disseminating and expanding knowledge about it, especially for teachers who work at this level of education. It begins with a brief history of the emergence of the fractals until its formal definition, exhibiting classic examples and a small biography of its creators. Then, we present a selection of mathematical contents of basic education that can, of course, be worked from this geometry. Some proposed activities that involve fractals and are suitable for applications at various levels of this school segment are also presented. Finally, the experience of one of the proposed activities in a 9th grade class of a public school in the city of Rio de Janeiro is portrayed. We believe that the beauty and visual appeal of fractals act as motivating and innovative elements for important themes in the basic education curriculum to be addressed in a more meaningful way.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:40Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33036Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv GEOMETRIA FRACTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
spellingShingle FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA
title_short FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_full FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_fullStr FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_full_unstemmed FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
title_sort FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
author VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA
author_facet VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 93377495720
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 93377495720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4765886371460357
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4765886371460357
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SINESIO PESCO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ALESSANDRO GAIO CHIMENTON
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALESSANDRO GAIO CHIMENTON
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05736615703
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1516076214705874
dc.contributor.author.fl_str_mv VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA
contributor_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
CHRISTINE SERTA COSTA
SINESIO PESCO
ALESSANDRO GAIO CHIMENTON
ALESSANDRO GAIO CHIMENTON
CHRISTINE SERTA COSTA
FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS
description A geometria fractal não é um conteúdo abordado usualmente na educação básica. O presente trabalho disserta sobre essa geometria, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento sobre ela, principalmente para professores que atuam nesse nível de escolaridade. É iniciado com um breve histórico do surgimento dos fractais, até sua definição formal, exibindo exemplos clássicos e uma pequena biografia de seus criadores. Em seguida, é apresentada uma seleção de conteúdos matemáticos que naturalmente podem ser trabalhados a partir dessa geometria. Algumas propostas de atividades que possuem fractais e podem ser aplicadas em diversos níveis da educação básica também são apresentadas. Por fim, é retratada a experiência da realização de uma das atividades propostas em uma turma de nono ano de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Acreditamos que a beleza e o apelo visual dos fractais atuem como elementos motivadores e inovadores para que temas importantes do currículo da educação básica sejam abordados de forma mais significativa.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324936188952576