FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2 |
Resumo: | A geometria fractal não é um conteúdo abordado usualmente na educação básica. O presente trabalho disserta sobre essa geometria, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento sobre ela, principalmente para professores que atuam nesse nível de escolaridade. É iniciado com um breve histórico do surgimento dos fractais, até sua definição formal, exibindo exemplos clássicos e uma pequena biografia de seus criadores. Em seguida, é apresentada uma seleção de conteúdos matemáticos que naturalmente podem ser trabalhados a partir dessa geometria. Algumas propostas de atividades que possuem fractais e podem ser aplicadas em diversos níveis da educação básica também são apresentadas. Por fim, é retratada a experiência da realização de uma das atividades propostas em uma turma de nono ano de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Acreditamos que a beleza e o apelo visual dos fractais atuem como elementos motivadores e inovadores para que temas importantes do currículo da educação básica sejam abordados de forma mais significativa. |
id |
PUC_RIO-1_6460175972b91b41d4670e0b8a2b8abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:33036 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION GEOMETRIA FRACTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017-09-04CHRISTINE SERTA COSTA93377495720lattes.cnpq.br/4765886371460357CHRISTINE SERTA COSTA93377495720lattes.cnpq.br/4765886371460357SINESIO PESCOALESSANDRO GAIO CHIMENTONALESSANDRO GAIO CHIMENTONCHRISTINE SERTA COSTAFRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS05736615703lattes.cnpq.br/1516076214705874VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM MATEMÁTICA PUC-RioBRA geometria fractal não é um conteúdo abordado usualmente na educação básica. O presente trabalho disserta sobre essa geometria, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento sobre ela, principalmente para professores que atuam nesse nível de escolaridade. É iniciado com um breve histórico do surgimento dos fractais, até sua definição formal, exibindo exemplos clássicos e uma pequena biografia de seus criadores. Em seguida, é apresentada uma seleção de conteúdos matemáticos que naturalmente podem ser trabalhados a partir dessa geometria. Algumas propostas de atividades que possuem fractais e podem ser aplicadas em diversos níveis da educação básica também são apresentadas. Por fim, é retratada a experiência da realização de uma das atividades propostas em uma turma de nono ano de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Acreditamos que a beleza e o apelo visual dos fractais atuem como elementos motivadores e inovadores para que temas importantes do currículo da educação básica sejam abordados de forma mais significativa.Fractal geometry is not a content usually addressed in basic education. This paper discusses this geometry with the purpose of disseminating and expanding knowledge about it, especially for teachers who work at this level of education. It begins with a brief history of the emergence of the fractals until its formal definition, exhibiting classic examples and a small biography of its creators. Then, we present a selection of mathematical contents of basic education that can, of course, be worked from this geometry. Some proposed activities that involve fractals and are suitable for applications at various levels of this school segment are also presented. Finally, the experience of one of the proposed activities in a 9th grade class of a public school in the city of Rio de Janeiro is portrayed. We believe that the beauty and visual appeal of fractals act as motivating and innovative elements for important themes in the basic education curriculum to be addressed in a more meaningful way.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:40Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33036Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
GEOMETRIA FRACTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
spellingShingle |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA |
title_short |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_full |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_fullStr |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_full_unstemmed |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
title_sort |
FRACTAL GEOMETRY IN BASIC EDUCATION |
author |
VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA |
author_facet |
VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
93377495720 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CHRISTINE SERTA COSTA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
93377495720 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4765886371460357 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
CHRISTINE SERTA COSTA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4765886371460357 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SINESIO PESCO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ALESSANDRO GAIO CHIMENTON |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ALESSANDRO GAIO CHIMENTON |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CHRISTINE SERTA COSTA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05736615703 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1516076214705874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VANESSA DA SILVA SA SAMPAIO MOREIRA |
contributor_str_mv |
CHRISTINE SERTA COSTA CHRISTINE SERTA COSTA SINESIO PESCO ALESSANDRO GAIO CHIMENTON ALESSANDRO GAIO CHIMENTON CHRISTINE SERTA COSTA FRANCISCO ROBERTO PINTO MATTOS |
description |
A geometria fractal não é um conteúdo abordado usualmente na educação básica. O presente trabalho disserta sobre essa geometria, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento sobre ela, principalmente para professores que atuam nesse nível de escolaridade. É iniciado com um breve histórico do surgimento dos fractais, até sua definição formal, exibindo exemplos clássicos e uma pequena biografia de seus criadores. Em seguida, é apresentada uma seleção de conteúdos matemáticos que naturalmente podem ser trabalhados a partir dessa geometria. Algumas propostas de atividades que possuem fractais e podem ser aplicadas em diversos níveis da educação básica também são apresentadas. Por fim, é retratada a experiência da realização de uma das atividades propostas em uma turma de nono ano de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Acreditamos que a beleza e o apelo visual dos fractais atuem como elementos motivadores e inovadores para que temas importantes do currículo da educação básica sejam abordados de forma mais significativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33036@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324936188952576 |