TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2 |
Resumo: | Esse trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a construção da identidade quilombola e as relações com o campo da educação, em uma comunidade remanescente de quilombos, situada no município de Quatis, Estado do Rio de Janeiro. Do mesmo modo, pretendemos investigar como o reconhecimento dos remanescentes de quilombos, enquanto sujeitos de direito, é traduzido em termos de políticas públicas, ao nível do MEC/Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, tendo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a sua expressão máxima. Para tal, objetiva-se analisar como a educação escolar quilombola vem sendo constituída na mediação entre o Estado, o movimento quilombola, os pesquisadores, a Escola de Santana e a Secretaria Municipal de Educação de Quatis. Numa perspectiva, que busca compreender a dinâmica das relações entre o macro e o micro, entre o particular e o geral. A pesquisa baseou-se em observação da comunidade e do cotidiano escolar, em entrevistas, relatos e na análise de documentos. O referencial teórico esteve ancorado, principalmente na teoria do reconhecimento de Fraser, Honneth e Taylor, como nos pressupostos teórico-metodológicos dos Ciclos de Políticas de Stephen Ball. |
id |
PUC_RIO-1_66330117141a97e8b05db7a3d76913c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:55394 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)TORNAR-SE QUILOMBOLA: POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE NEGRA RURAL DE SANTANA (QUATIS, RJ)2013-04-11MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314TANIA DAUSTERMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA48664812772lattes.cnpq.br/5730524516424802TANIA AMARA VILELA GONCALVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsse trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a construção da identidade quilombola e as relações com o campo da educação, em uma comunidade remanescente de quilombos, situada no município de Quatis, Estado do Rio de Janeiro. Do mesmo modo, pretendemos investigar como o reconhecimento dos remanescentes de quilombos, enquanto sujeitos de direito, é traduzido em termos de políticas públicas, ao nível do MEC/Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, tendo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a sua expressão máxima. Para tal, objetiva-se analisar como a educação escolar quilombola vem sendo constituída na mediação entre o Estado, o movimento quilombola, os pesquisadores, a Escola de Santana e a Secretaria Municipal de Educação de Quatis. Numa perspectiva, que busca compreender a dinâmica das relações entre o macro e o micro, entre o particular e o geral. A pesquisa baseou-se em observação da comunidade e do cotidiano escolar, em entrevistas, relatos e na análise de documentos. O referencial teórico esteve ancorado, principalmente na teoria do reconhecimento de Fraser, Honneth e Taylor, como nos pressupostos teórico-metodológicos dos Ciclos de Políticas de Stephen Ball.This work is the result of a research on the construction of identity quilombola and relations with the field of education, in a community reminiscent of quilombos, situated in the city of Quatis, state of Rio de Janeiro. We intend to investigate how the recognition of quilombo, as subjects of law, is translated in terms of public policy at the level of the MEC / National Council of Education and Department of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion - SECADI, and Curriculum Guidelines National Educational School Quilombola, its maximum expression rules. To this end, the objective is to analyze how the quilombola school education has been made in the mediation between the State, the movement quilombola, researchers, school of Santana and the Municipal Departament of Education Quatis. A perspective that seeks to understand, the dynamics of relationships between, macro and micro, between the particular and the general. The research was based on comment of the community and the daily pertaining to scool, in interviews, stories and the document analysis. The theoretical referencial was anchored mainly in the theory of the recognition of Nancy Fraser, Axel Honnet and Charles Taylor, as in estimated the theoretician-metodologics of the Cycles of Politics of Stephen Ball.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:03:54Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55394Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-10-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
TORNAR-SE QUILOMBOLA: POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE NEGRA RURAL DE SANTANA (QUATIS, RJ) |
title |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) |
spellingShingle |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) TANIA AMARA VILELA GONCALVES |
title_short |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) |
title_full |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) |
title_fullStr |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) |
title_full_unstemmed |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) |
title_sort |
TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ) |
author |
TANIA AMARA VILELA GONCALVES |
author_facet |
TANIA AMARA VILELA GONCALVES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
01111719705 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01111719705 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5920290316481314 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5920290316481314 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
TANIA DAUSTER |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
48664812772 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5730524516424802 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TANIA AMARA VILELA GONCALVES |
contributor_str_mv |
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA TANIA DAUSTER MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA |
description |
Esse trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a construção da identidade quilombola e as relações com o campo da educação, em uma comunidade remanescente de quilombos, situada no município de Quatis, Estado do Rio de Janeiro. Do mesmo modo, pretendemos investigar como o reconhecimento dos remanescentes de quilombos, enquanto sujeitos de direito, é traduzido em termos de políticas públicas, ao nível do MEC/Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, tendo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a sua expressão máxima. Para tal, objetiva-se analisar como a educação escolar quilombola vem sendo constituída na mediação entre o Estado, o movimento quilombola, os pesquisadores, a Escola de Santana e a Secretaria Municipal de Educação de Quatis. Numa perspectiva, que busca compreender a dinâmica das relações entre o macro e o micro, entre o particular e o geral. A pesquisa baseou-se em observação da comunidade e do cotidiano escolar, em entrevistas, relatos e na análise de documentos. O referencial teórico esteve ancorado, principalmente na teoria do reconhecimento de Fraser, Honneth e Taylor, como nos pressupostos teórico-metodológicos dos Ciclos de Políticas de Stephen Ball. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324959601557504 |