TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TANIA AMARA VILELA GONCALVES
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2
Resumo: Esse trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a construção da identidade quilombola e as relações com o campo da educação, em uma comunidade remanescente de quilombos, situada no município de Quatis, Estado do Rio de Janeiro. Do mesmo modo, pretendemos investigar como o reconhecimento dos remanescentes de quilombos, enquanto sujeitos de direito, é traduzido em termos de políticas públicas, ao nível do MEC/Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, tendo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a sua expressão máxima. Para tal, objetiva-se analisar como a educação escolar quilombola vem sendo constituída na mediação entre o Estado, o movimento quilombola, os pesquisadores, a Escola de Santana e a Secretaria Municipal de Educação de Quatis. Numa perspectiva, que busca compreender a dinâmica das relações entre o macro e o micro, entre o particular e o geral. A pesquisa baseou-se em observação da comunidade e do cotidiano escolar, em entrevistas, relatos e na análise de documentos. O referencial teórico esteve ancorado, principalmente na teoria do reconhecimento de Fraser, Honneth e Taylor, como nos pressupostos teórico-metodológicos dos Ciclos de Políticas de Stephen Ball.
id PUC_RIO-1_66330117141a97e8b05db7a3d76913c3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:55394
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisTO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)TORNAR-SE QUILOMBOLA: POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE NEGRA RURAL DE SANTANA (QUATIS, RJ)2013-04-11MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA01111719705lattes.cnpq.br/5920290316481314TANIA DAUSTERMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA48664812772lattes.cnpq.br/5730524516424802TANIA AMARA VILELA GONCALVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsse trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a construção da identidade quilombola e as relações com o campo da educação, em uma comunidade remanescente de quilombos, situada no município de Quatis, Estado do Rio de Janeiro. Do mesmo modo, pretendemos investigar como o reconhecimento dos remanescentes de quilombos, enquanto sujeitos de direito, é traduzido em termos de políticas públicas, ao nível do MEC/Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, tendo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a sua expressão máxima. Para tal, objetiva-se analisar como a educação escolar quilombola vem sendo constituída na mediação entre o Estado, o movimento quilombola, os pesquisadores, a Escola de Santana e a Secretaria Municipal de Educação de Quatis. Numa perspectiva, que busca compreender a dinâmica das relações entre o macro e o micro, entre o particular e o geral. A pesquisa baseou-se em observação da comunidade e do cotidiano escolar, em entrevistas, relatos e na análise de documentos. O referencial teórico esteve ancorado, principalmente na teoria do reconhecimento de Fraser, Honneth e Taylor, como nos pressupostos teórico-metodológicos dos Ciclos de Políticas de Stephen Ball.This work is the result of a research on the construction of identity quilombola and relations with the field of education, in a community reminiscent of quilombos, situated in the city of Quatis, state of Rio de Janeiro. We intend to investigate how the recognition of quilombo, as subjects of law, is translated in terms of public policy at the level of the MEC / National Council of Education and Department of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion - SECADI, and Curriculum Guidelines National Educational School Quilombola, its maximum expression rules. To this end, the objective is to analyze how the quilombola school education has been made in the mediation between the State, the movement quilombola, researchers, school of Santana and the Municipal Departament of Education Quatis. A perspective that seeks to understand, the dynamics of relationships between, macro and micro, between the particular and the general. The research was based on comment of the community and the daily pertaining to scool, in interviews, stories and the document analysis. The theoretical referencial was anchored mainly in the theory of the recognition of Nancy Fraser, Axel Honnet and Charles Taylor, as in estimated the theoretician-metodologics of the Cycles of Politics of Stephen Ball.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:03:54Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55394Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-10-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv TORNAR-SE QUILOMBOLA: POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE NEGRA RURAL DE SANTANA (QUATIS, RJ)
title TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
spellingShingle TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
TANIA AMARA VILELA GONCALVES
title_short TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
title_full TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
title_fullStr TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
title_full_unstemmed TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
title_sort TO BECOME QUILOMBOLA: RECOGNITION POLITICS AND EDUCATION IN THE BLACK RURAL COMMUNITY OF SANTANA (QUATIS, RJ)
author TANIA AMARA VILELA GONCALVES
author_facet TANIA AMARA VILELA GONCALVES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01111719705
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5920290316481314
dc.contributor.referee1.fl_str_mv TANIA DAUSTER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 48664812772
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5730524516424802
dc.contributor.author.fl_str_mv TANIA AMARA VILELA GONCALVES
contributor_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
TANIA DAUSTER
MARIA INES G F MARCONDES DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
description Esse trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a construção da identidade quilombola e as relações com o campo da educação, em uma comunidade remanescente de quilombos, situada no município de Quatis, Estado do Rio de Janeiro. Do mesmo modo, pretendemos investigar como o reconhecimento dos remanescentes de quilombos, enquanto sujeitos de direito, é traduzido em termos de políticas públicas, ao nível do MEC/Conselho Nacional de Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, tendo nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, a sua expressão máxima. Para tal, objetiva-se analisar como a educação escolar quilombola vem sendo constituída na mediação entre o Estado, o movimento quilombola, os pesquisadores, a Escola de Santana e a Secretaria Municipal de Educação de Quatis. Numa perspectiva, que busca compreender a dinâmica das relações entre o macro e o micro, entre o particular e o geral. A pesquisa baseou-se em observação da comunidade e do cotidiano escolar, em entrevistas, relatos e na análise de documentos. O referencial teórico esteve ancorado, principalmente na teoria do reconhecimento de Fraser, Honneth e Taylor, como nos pressupostos teórico-metodológicos dos Ciclos de Políticas de Stephen Ball.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55394@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324959601557504