MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@2 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é discutir as propostas estéticas dos modernismos de Mário de Andrade e de Almada Negreiros como respostas específicas a uma experiência de crise civilizacional. Este entendimento do seu tempo como período de viragem histórica suscitou diferentes propostas baseadas em expectativas diversas de futuro. Esta abordagem parte do pressuposto de que a representação artística se apresenta de forma intimamente relacionada à percepção do espaço e sua relação com os corpos. O modernismo, como forma simbólica, está intimamente relacionado com uma alteração significativa da percepção espaço temporal. Entretanto, essa dialética entre movimento artístico (modernismo) e experiência de espaço (modernidade) produziu na crítica literária uma avaliação do modernismo como uma resposta cultural à experiência da modernidade. Essa leitura relaciona-se com uma visão da modernidade como uma linha contínua de avanços tecnológicos, sociais, econômicos, etc., que surgem em centros e se espalham em direção à periferia. A partir desta interpretação produziram-se conceitos como modernismo tardio, modernismo periférico ou atraso cultural. A análise se propõe a situar as doutrinas e práticas estéticas agrupadas sob o conceito de modernismo em relação a conjunturas internas de cada país e a conjunturas internacionais num complexo mapa de coordenadas geopolíticas. Para isso, a Tese se estrutura em quatro pilares fundamentais de sustentação: Modernos, modernidades e modernismos; Futurista?! Em busca de uma expressão moderna de nacionalidade; Modernismos em modernidades incipientes: a insuficiência de invenções características da segunda revolução industrial nas narrativas romanescas de Mário de Andrade e Almada Negreiros; Modernismos e Estados Novos: os projetos de transformação cultural na esfera política do Salazarismo e do Varguismo. A partir destes pontos, o trabalho se pretende a associar o modernismo, não como uma dinâmica que surgiu no centro e se espalhou pela periferia como aplicação de um discurso estrangeiro, mas antes como a constituição de uma problemática impulsionadora de questionamentos diversos nas instâncias de entrecruzamento da cultura, da política e da arte. |
id |
PUC_RIO-1_6861e1f0937d471eb0868820760c3601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:27165 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROSMODERNISMS IN INCIPIENT MODERNITIES: MÁRIO DE ANDRADE AND ALMADA NEGREIROS2016-04-01ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO01039295762lattes.cnpq.br/9361287488057318PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIOALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHOIZABEL MARGATOPAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIOPAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO05236824761lattes.cnpq.br/9531610287211600DANIEL MARINHO LAKSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRO objetivo do presente trabalho é discutir as propostas estéticas dos modernismos de Mário de Andrade e de Almada Negreiros como respostas específicas a uma experiência de crise civilizacional. Este entendimento do seu tempo como período de viragem histórica suscitou diferentes propostas baseadas em expectativas diversas de futuro. Esta abordagem parte do pressuposto de que a representação artística se apresenta de forma intimamente relacionada à percepção do espaço e sua relação com os corpos. O modernismo, como forma simbólica, está intimamente relacionado com uma alteração significativa da percepção espaço temporal. Entretanto, essa dialética entre movimento artístico (modernismo) e experiência de espaço (modernidade) produziu na crítica literária uma avaliação do modernismo como uma resposta cultural à experiência da modernidade. Essa leitura relaciona-se com uma visão da modernidade como uma linha contínua de avanços tecnológicos, sociais, econômicos, etc., que surgem em centros e se espalham em direção à periferia. A partir desta interpretação produziram-se conceitos como modernismo tardio, modernismo periférico ou atraso cultural. A análise se propõe a situar as doutrinas e práticas estéticas agrupadas sob o conceito de modernismo em relação a conjunturas internas de cada país e a conjunturas internacionais num complexo mapa de coordenadas geopolíticas. Para isso, a Tese se estrutura em quatro pilares fundamentais de sustentação: Modernos, modernidades e modernismos; Futurista?! Em busca de uma expressão moderna de nacionalidade; Modernismos em modernidades incipientes: a insuficiência de invenções características da segunda revolução industrial nas narrativas romanescas de Mário de Andrade e Almada Negreiros; Modernismos e Estados Novos: os projetos de transformação cultural na esfera política do Salazarismo e do Varguismo. A partir destes pontos, o trabalho se pretende a associar o modernismo, não como uma dinâmica que surgiu no centro e se espalhou pela periferia como aplicação de um discurso estrangeiro, mas antes como a constituição de uma problemática impulsionadora de questionamentos diversos nas instâncias de entrecruzamento da cultura, da política e da arte.Modernisms in incipient modernities: Mário de Andrade and Almada Negreiros. The objective of the present work is to discuss the modernist aesthetical proposals from Mário de Andrade and Almada Negreiros as specific responses to an experience of civilizational crisis. This understanding of the time as a period of historical shift produced different proposals based on diverse expectations of future. This approach is based on the prerogative that the artistic representation presents itself intimately related to the perception of space-time and its relations with the bodies. The modernism, as symbolic form, is intimately related to a significant change in space-time perception. However, the dialetic between artistic movement (modernism) and experience of space (modernity) produced in the literary critique an evaluation of modernism as a cultural response to the experience of modernity. This reading in related to a understanding of modernity as a continuous line of technological, social and economical advances that occurred in centers and spread to the peripheries. From this interpretation concept such as late modernism, peripheral modernism and cultural delay were produced. The present analysis intend to situate the doctrines and aesthetical practices grouped under the concept of modernism in relation to the internal conjunctures of each country and the international conjunctures in a complex map of geopolitical coordinates. Thereunto, the Thesis structure itself in four fundamental supporting pillars: Moderns, modernities and modernisms; Futurist?! Searching for a modern expression of nationality; Modernisms in incipient modernities: the insufficiency of characteristic inventions from the second industrial revolution in the prosaic narratives from Mário de Andrade and Almada Negreiros; Modernism and New States: the projects of cultural transformation in the political field of Salazarism and Varguism. From these topics the work intends to associate modernism, not with a dynamic that rise in the centers and spread to the peripheries as application of a foreign speech, but rather as the constitution of a problematic that produced e diverse investigations in the lathing among culture, politics and arts.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:29Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27165Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
MODERNISMS IN INCIPIENT MODERNITIES: MÁRIO DE ANDRADE AND ALMADA NEGREIROS |
title |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS |
spellingShingle |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS DANIEL MARINHO LAKS |
title_short |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS |
title_full |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS |
title_fullStr |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS |
title_full_unstemmed |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS |
title_sort |
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES: MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS |
author |
DANIEL MARINHO LAKS |
author_facet |
DANIEL MARINHO LAKS |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01039295762 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9361287488057318 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
IZABEL MARGATO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05236824761 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9531610287211600 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANIEL MARINHO LAKS |
contributor_str_mv |
ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO ALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHO IZABEL MARGATO PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO PAULO ROBERTO TONANI DO PATROCINIO |
description |
O objetivo do presente trabalho é discutir as propostas estéticas dos modernismos de Mário de Andrade e de Almada Negreiros como respostas específicas a uma experiência de crise civilizacional. Este entendimento do seu tempo como período de viragem histórica suscitou diferentes propostas baseadas em expectativas diversas de futuro. Esta abordagem parte do pressuposto de que a representação artística se apresenta de forma intimamente relacionada à percepção do espaço e sua relação com os corpos. O modernismo, como forma simbólica, está intimamente relacionado com uma alteração significativa da percepção espaço temporal. Entretanto, essa dialética entre movimento artístico (modernismo) e experiência de espaço (modernidade) produziu na crítica literária uma avaliação do modernismo como uma resposta cultural à experiência da modernidade. Essa leitura relaciona-se com uma visão da modernidade como uma linha contínua de avanços tecnológicos, sociais, econômicos, etc., que surgem em centros e se espalham em direção à periferia. A partir desta interpretação produziram-se conceitos como modernismo tardio, modernismo periférico ou atraso cultural. A análise se propõe a situar as doutrinas e práticas estéticas agrupadas sob o conceito de modernismo em relação a conjunturas internas de cada país e a conjunturas internacionais num complexo mapa de coordenadas geopolíticas. Para isso, a Tese se estrutura em quatro pilares fundamentais de sustentação: Modernos, modernidades e modernismos; Futurista?! Em busca de uma expressão moderna de nacionalidade; Modernismos em modernidades incipientes: a insuficiência de invenções características da segunda revolução industrial nas narrativas romanescas de Mário de Andrade e Almada Negreiros; Modernismos e Estados Novos: os projetos de transformação cultural na esfera política do Salazarismo e do Varguismo. A partir destes pontos, o trabalho se pretende a associar o modernismo, não como uma dinâmica que surgiu no centro e se espalhou pela periferia como aplicação de um discurso estrangeiro, mas antes como a constituição de uma problemática impulsionadora de questionamentos diversos nas instâncias de entrecruzamento da cultura, da política e da arte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27165@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324925970579456 |