[pt] AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS GEOMÉTRICOS NA PERFORMANCE DE UM GISROSCÓPIO EM SUSPENSÃO CARDÂNICA COM DOIS GRAUS DE LIBERDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GERALDO GURGEL FILHO
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18972@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18972@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18972
Resumo: [pt] Este trabalho visa a avaliar o comportamento dinâmico de um Giroscópio em Suspensão Cardânica com dois graus de liberdade a partir de suas equações de movimento, obtidas analiticamente, considerando possíveis imprecisões de fabricação ou variações na geometria esperada. A partir do resultado de simulações de um sistema real em voo, pretende-se compará-las com o resultado de simulações realizadas com o modelo analítico e avaliar as causas de possíveis discrepâncias. Assim, analisa-se a influência da variação de parâmetros geométricos na precisão de medição de um giroscópio cardânico de 2 eixos sob a ação do sistema em uma manobra de inclinação e sob a ação de uma elevada aceleração linear, quando houver uma excentricidade no centro de gravidade do rotor. Duas hipóteses vão ser exploradas: uma idealizando o rotor do giroscópio como livre no espaço outra imaginando a influência dos quadros da suspensão cardânica, tomados todavia como rígidos. Apresenta-se uma implementação que testa vários parâmetros geométricos e procura-se adequar a forma de representar os resultados de tal forma que seja possível uma validação do modelo matemático proposto.
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spelling [pt] AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS GEOMÉTRICOS NA PERFORMANCE DE UM GISROSCÓPIO EM SUSPENSÃO CARDÂNICA COM DOIS GRAUS DE LIBERDADE [en] INFLUENCE OF GEOMETRICAL PARAMETERS IN THE PERFORMANCE OF A CARDANICALLY SUSPENDED GYROSCOPE WITH TWO DEGREES OF FREEDOM [pt] SENSIBILIDADE [pt] GIROSCOPIO[en] SENSITIVITY [pt] Este trabalho visa a avaliar o comportamento dinâmico de um Giroscópio em Suspensão Cardânica com dois graus de liberdade a partir de suas equações de movimento, obtidas analiticamente, considerando possíveis imprecisões de fabricação ou variações na geometria esperada. A partir do resultado de simulações de um sistema real em voo, pretende-se compará-las com o resultado de simulações realizadas com o modelo analítico e avaliar as causas de possíveis discrepâncias. Assim, analisa-se a influência da variação de parâmetros geométricos na precisão de medição de um giroscópio cardânico de 2 eixos sob a ação do sistema em uma manobra de inclinação e sob a ação de uma elevada aceleração linear, quando houver uma excentricidade no centro de gravidade do rotor. Duas hipóteses vão ser exploradas: uma idealizando o rotor do giroscópio como livre no espaço outra imaginando a influência dos quadros da suspensão cardânica, tomados todavia como rígidos. Apresenta-se uma implementação que testa vários parâmetros geométricos e procura-se adequar a forma de representar os resultados de tal forma que seja possível uma validação do modelo matemático proposto.[en] This paper evaluates the dynamic performance of a Two Axes Cardanic Gyroscope, based on the development of its equation of motion, considering possible manufacturing imprecisions or geometric variations on the expected geometry. Simulation results of a real guided vehicle system are used to compare with those obtained from the analytical model, in order to determine the origin of discrepancies. The simulation will allow the specification of manufacturing tolerances based on the needed precision of the dynamic behavior to keep small the overall cost. Special attention is dedicated to the influence of geometric parameters in the measurement accuracy of a two axes cardanic gyroscope, such as the eccentricity of the center of gravity of its rotor, when located inside a guided vehicle that experiences a high longitudinal acceleration and performs afterwards a specific manoeuvre. Two hypothesis for the analytical description will be explored, one considering the gyro rotor free in space and the other including the inner gimbals inertia and friction influences, while all components are considered rigid. This will show the need for a more precise model. An implementation Is presented, testing some geometric parameters, with the purpose of showing the results properly, in order to allow the mathematical model validation.MAXWELLHANS INGO WEBERGERALDO GURGEL FILHO2012-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18972@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18972@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18972porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18972Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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