O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCIA RITA SILVA DA COSTA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
Resumo: Este trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil, assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como segunda língua para estrangeiros.
id PUC_RIO-1_6be6676180ed4d580de64c5f505ddc06
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:14120
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-ETHE ADJECTIVE IN POSITION OF ADNOMINAL ADJUNCT: SEMANTIC CHANGES AND CULTURAL IMPLICATIONS IN THE PL2-E EDUCATION 2009-04-02ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE00358948738lattes.cnpq.br/0596423428377097ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUEADRIANA LEITE DO PRADO REBELLOADRIANA LEITE DO PRADO REBELLOMARIA TERESA GONCALVES PEREIRAMARCIA RITA SILVA DA COSTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREste trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil, assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como segunda língua para estrangeiros.This work aims to describe and to analyze the grammatical class of the adjectives in the Brazilian Portuguese and its respective changes of semantic loads, when they function as adnominal adjunct and appear before the subject. It was verified that the Brazilian normative grammars of Portuguese, as well as didactic books aiming the teaching of Portuguese for foreigners, in general, do not make reference to the semantic changes that occur within this grammatical class when it is placed before the subject. The theoretical basis of this dissertation focus, firstly, in the description of the grammatical class of the adjective in the theoretical and grammatical compendiums destined to the teaching of Portuguese for both Brazilians and foreigners. In a second part, the emphasis is given to the studies developed in Pragmatics, using the concepts of language and discourse, mainly through the light that is shed by the Philosophy of Language, and the Linguistic Anthropology that sees culture as a system of practices. Finally, the research deals with the analysis of the adjectives found in written texts samples, taken from advertisements or journalistic pieces, that demonstrate cultural aspects of the daily life in Brazil. The main contribution of this work is to provide to the PL2-E teaching professionals a deeper reflection about the teaching/learning process of the Portuguese grammar as a second language for foreigners.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:05:52Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14120Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE ADJECTIVE IN POSITION OF ADNOMINAL ADJUNCT: SEMANTIC CHANGES AND CULTURAL IMPLICATIONS IN THE PL2-E EDUCATION
title O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
spellingShingle O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
MARCIA RITA SILVA DA COSTA
title_short O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
title_full O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
title_fullStr O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
title_full_unstemmed O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
title_sort O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARCIA RITA SILVA DA COSTA
author_facet MARCIA RITA SILVA DA COSTA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00358948738
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0596423428377097
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA TERESA GONCALVES PEREIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCIA RITA SILVA DA COSTA
contributor_str_mv ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO
ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO
MARIA TERESA GONCALVES PEREIRA
description Este trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil, assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como segunda língua para estrangeiros.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324902693240832