O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2 |
Resumo: | Este trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil, assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como segunda língua para estrangeiros. |
id |
PUC_RIO-1_6be6676180ed4d580de64c5f505ddc06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:14120 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-ETHE ADJECTIVE IN POSITION OF ADNOMINAL ADJUNCT: SEMANTIC CHANGES AND CULTURAL IMPLICATIONS IN THE PL2-E EDUCATION 2009-04-02ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE00358948738lattes.cnpq.br/0596423428377097ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUEADRIANA LEITE DO PRADO REBELLOADRIANA LEITE DO PRADO REBELLOMARIA TERESA GONCALVES PEREIRAMARCIA RITA SILVA DA COSTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREste trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil, assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como segunda língua para estrangeiros.This work aims to describe and to analyze the grammatical class of the adjectives in the Brazilian Portuguese and its respective changes of semantic loads, when they function as adnominal adjunct and appear before the subject. It was verified that the Brazilian normative grammars of Portuguese, as well as didactic books aiming the teaching of Portuguese for foreigners, in general, do not make reference to the semantic changes that occur within this grammatical class when it is placed before the subject. The theoretical basis of this dissertation focus, firstly, in the description of the grammatical class of the adjective in the theoretical and grammatical compendiums destined to the teaching of Portuguese for both Brazilians and foreigners. In a second part, the emphasis is given to the studies developed in Pragmatics, using the concepts of language and discourse, mainly through the light that is shed by the Philosophy of Language, and the Linguistic Anthropology that sees culture as a system of practices. Finally, the research deals with the analysis of the adjectives found in written texts samples, taken from advertisements or journalistic pieces, that demonstrate cultural aspects of the daily life in Brazil. The main contribution of this work is to provide to the PL2-E teaching professionals a deeper reflection about the teaching/learning process of the Portuguese grammar as a second language for foreigners.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:05:52Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:14120Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE ADJECTIVE IN POSITION OF ADNOMINAL ADJUNCT: SEMANTIC CHANGES AND CULTURAL IMPLICATIONS IN THE PL2-E EDUCATION |
title |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E |
spellingShingle |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E MARCIA RITA SILVA DA COSTA |
title_short |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E |
title_full |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E |
title_fullStr |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E |
title_full_unstemmed |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E |
title_sort |
O ADJETIVO EM POSIÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL: MUDANÇA SEMÂNTICA E IMPLICAÇÕES CULTURAIS NO ENSINO DE PL2-E |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MARCIA RITA SILVA DA COSTA |
author_facet |
MARCIA RITA SILVA DA COSTA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00358948738 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0596423428377097 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARIA TERESA GONCALVES PEREIRA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCIA RITA SILVA DA COSTA |
contributor_str_mv |
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO ADRIANA LEITE DO PRADO REBELLO MARIA TERESA GONCALVES PEREIRA |
description |
Este trabalho objetiva descrever e analisar a classe gramatical dos adjetivos no português do Brasil e suas respectivas mudanças de carga semântica quando estes se encontram na função de adjunto adnominal e estão antepostos ao substantivo. Verificou-se que as gramáticas normativas do Português no Brasil, assim como os livros didáticos destinados ao ensino de Português para estrangeiros, em geral, não fazem referências às mudanças semânticas que ocorrem com esta classe gramatical em posição anteposta. A fundamentação teórica desta dissertação concentra-se, primeiramente, na descrição da classe gramatical do adjetivo nos compêndios teóricos e gramaticais destinados ao ensino de Português para brasileiros e estrangeiros. Na segunda parte, a ênfase é dada aos estudos realizados na área da Pragmática, e vale-se dos conceitos de língua e linguagem, sobretudo à luz das reflexões da Filosofia da Linguagem, e da Antropologia Linguística que vê a cultura como sistema de práticas. Por fim, a pesquisa discorrerá sobre a análise dos adjetivos em amostras retiradas de textos escritos, cujas fontes são jornalísticas ou oriundas de propagandas e, que demonstrem aspectos culturais na vida cotidiana do brasileiro. A principal contribuição do trabalho é de proporcionar aos profissionais de ensino de PL2-E maior reflexão quanto ao ensino/aprendizagem da gramática de português como segunda língua para estrangeiros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14120@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324902693240832 |