[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235 |
Resumo: | [pt] O conceito de Orientação para o Mercado tem sido exaustivamente pesquisado nos últimos anos e há evidências de que a mesma é benéfica para as empresas, melhorando a sua competitividade. Esse tema remete a três perguntas: Como planejar um processo de Orientação para o Mercado?, Como implantar um processo de Orientação para o Mercado? e Orientar uma Empresa para o Mercado gera resultado positivo?. A grande maioria das pesquisas dedica-se à primeira e à terceira pergunta, ou seja, estudam a conceituação da Orientação para o Mercado, o planejamento ou os resultados da implantação. Há uma lacuna, portanto, na segunda pergunta - Como implantar um processo de Orientação para o Mercado?. Este trabalho buscou o preenchimento desta lacuna através da identificação dos principais desafios, dificuldades e soluções presentes no processo de implantação da Orientação para o Mercado em uma empresa familiar. Os resultados obtidos demonstram a importância de entender a Orientação para o Mercado como um processo de mudança cultural na organização e, sendo assim, considerar os aspectos humanos que regem os comportamentos diante da implantação desta nova cultura organizacional. Os resultados demonstram, também, a relevância do entendimento das especificidades de uma empresa familiar. Resultados complementares, futuras pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos. |
id |
PUC_RIO-1_6c1edbe3fcb4b80d0f23ef8c3cc9069b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:12235 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY[pt] GESTÃO DE MUDANÇAS: CONSTRUINDO UMA INDÚSTRIA ORIENTADA PARA O MERCADO[pt] EMPRESA FAMILIAR[pt] GESTAO DE MUDANCA[pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO[en] FAMILIAR ENTERPRISE[en] MANAGEMENT OF CHANGE[en] MARKET ORIENTATION[pt] O conceito de Orientação para o Mercado tem sido exaustivamente pesquisado nos últimos anos e há evidências de que a mesma é benéfica para as empresas, melhorando a sua competitividade. Esse tema remete a três perguntas: Como planejar um processo de Orientação para o Mercado?, Como implantar um processo de Orientação para o Mercado? e Orientar uma Empresa para o Mercado gera resultado positivo?. A grande maioria das pesquisas dedica-se à primeira e à terceira pergunta, ou seja, estudam a conceituação da Orientação para o Mercado, o planejamento ou os resultados da implantação. Há uma lacuna, portanto, na segunda pergunta - Como implantar um processo de Orientação para o Mercado?. Este trabalho buscou o preenchimento desta lacuna através da identificação dos principais desafios, dificuldades e soluções presentes no processo de implantação da Orientação para o Mercado em uma empresa familiar. Os resultados obtidos demonstram a importância de entender a Orientação para o Mercado como um processo de mudança cultural na organização e, sendo assim, considerar os aspectos humanos que regem os comportamentos diante da implantação desta nova cultura organizacional. Os resultados demonstram, também, a relevância do entendimento das especificidades de uma empresa familiar. Resultados complementares, futuras pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos.[en] The Market Orientation concept has been intensively researched in the last years and there are evidences that it is beneficial to the companies, improving their competitiveness. This subject remits to three questions: How to plan a process of Market Orientation?, How to implement a process of Market Orientation? and Does the Market Orientation process generate a positive result to the Company?. Most researches focus on the first and third questions which means that they study the Market Orientation either at planning or implementation level. As a consequence, there is a gap concerning the second question - How to implement a process of Market Orientation?. This work intended to fulfill this gap through the identification of the main challenges, difficulties and solutions present in the Market Orientation process implementation in a family owned company. The results showed the importance of understanding the Market Orientation as a process of cultural changing in the organization and the human aspects that determine the behaviors facing this new organizational culture. Results also demonstrated the relevance of understanding the specific characteristics of a family owned company. Complementary results, future researches and managerial implications have been discussed too.MAXWELLMARIE AGNES CHAUVELMARIE AGNES CHAUVELMARIE AGNES CHAUVELMARIE AGNES CHAUVELRODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS2008-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12235Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY [pt] GESTÃO DE MUDANÇAS: CONSTRUINDO UMA INDÚSTRIA ORIENTADA PARA O MERCADO |
title |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY |
spellingShingle |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS [pt] EMPRESA FAMILIAR [pt] GESTAO DE MUDANCA [pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO [en] FAMILIAR ENTERPRISE [en] MANAGEMENT OF CHANGE [en] MARKET ORIENTATION |
title_short |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY |
title_full |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY |
title_fullStr |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY |
title_full_unstemmed |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY |
title_sort |
[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY |
author |
RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS |
author_facet |
RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARIE AGNES CHAUVEL MARIE AGNES CHAUVEL MARIE AGNES CHAUVEL MARIE AGNES CHAUVEL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EMPRESA FAMILIAR [pt] GESTAO DE MUDANCA [pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO [en] FAMILIAR ENTERPRISE [en] MANAGEMENT OF CHANGE [en] MARKET ORIENTATION |
topic |
[pt] EMPRESA FAMILIAR [pt] GESTAO DE MUDANCA [pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO [en] FAMILIAR ENTERPRISE [en] MANAGEMENT OF CHANGE [en] MARKET ORIENTATION |
description |
[pt] O conceito de Orientação para o Mercado tem sido exaustivamente pesquisado nos últimos anos e há evidências de que a mesma é benéfica para as empresas, melhorando a sua competitividade. Esse tema remete a três perguntas: Como planejar um processo de Orientação para o Mercado?, Como implantar um processo de Orientação para o Mercado? e Orientar uma Empresa para o Mercado gera resultado positivo?. A grande maioria das pesquisas dedica-se à primeira e à terceira pergunta, ou seja, estudam a conceituação da Orientação para o Mercado, o planejamento ou os resultados da implantação. Há uma lacuna, portanto, na segunda pergunta - Como implantar um processo de Orientação para o Mercado?. Este trabalho buscou o preenchimento desta lacuna através da identificação dos principais desafios, dificuldades e soluções presentes no processo de implantação da Orientação para o Mercado em uma empresa familiar. Os resultados obtidos demonstram a importância de entender a Orientação para o Mercado como um processo de mudança cultural na organização e, sendo assim, considerar os aspectos humanos que regem os comportamentos diante da implantação desta nova cultura organizacional. Os resultados demonstram, também, a relevância do entendimento das especificidades de uma empresa familiar. Resultados complementares, futuras pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822569153396736 |