[en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235
Resumo: [pt] O conceito de Orientação para o Mercado tem sido exaustivamente pesquisado nos últimos anos e há evidências de que a mesma é benéfica para as empresas, melhorando a sua competitividade. Esse tema remete a três perguntas: Como planejar um processo de Orientação para o Mercado?, Como implantar um processo de Orientação para o Mercado? e Orientar uma Empresa para o Mercado gera resultado positivo?. A grande maioria das pesquisas dedica-se à primeira e à terceira pergunta, ou seja, estudam a conceituação da Orientação para o Mercado, o planejamento ou os resultados da implantação. Há uma lacuna, portanto, na segunda pergunta - Como implantar um processo de Orientação para o Mercado?. Este trabalho buscou o preenchimento desta lacuna através da identificação dos principais desafios, dificuldades e soluções presentes no processo de implantação da Orientação para o Mercado em uma empresa familiar. Os resultados obtidos demonstram a importância de entender a Orientação para o Mercado como um processo de mudança cultural na organização e, sendo assim, considerar os aspectos humanos que regem os comportamentos diante da implantação desta nova cultura organizacional. Os resultados demonstram, também, a relevância do entendimento das especificidades de uma empresa familiar. Resultados complementares, futuras pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos.
id PUC_RIO-1_6c1edbe3fcb4b80d0f23ef8c3cc9069b
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12235
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY[pt] GESTÃO DE MUDANÇAS: CONSTRUINDO UMA INDÚSTRIA ORIENTADA PARA O MERCADO[pt] EMPRESA FAMILIAR[pt] GESTAO DE MUDANCA[pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO[en] FAMILIAR ENTERPRISE[en] MANAGEMENT OF CHANGE[en] MARKET ORIENTATION[pt] O conceito de Orientação para o Mercado tem sido exaustivamente pesquisado nos últimos anos e há evidências de que a mesma é benéfica para as empresas, melhorando a sua competitividade. Esse tema remete a três perguntas: Como planejar um processo de Orientação para o Mercado?, Como implantar um processo de Orientação para o Mercado? e Orientar uma Empresa para o Mercado gera resultado positivo?. A grande maioria das pesquisas dedica-se à primeira e à terceira pergunta, ou seja, estudam a conceituação da Orientação para o Mercado, o planejamento ou os resultados da implantação. Há uma lacuna, portanto, na segunda pergunta - Como implantar um processo de Orientação para o Mercado?. Este trabalho buscou o preenchimento desta lacuna através da identificação dos principais desafios, dificuldades e soluções presentes no processo de implantação da Orientação para o Mercado em uma empresa familiar. Os resultados obtidos demonstram a importância de entender a Orientação para o Mercado como um processo de mudança cultural na organização e, sendo assim, considerar os aspectos humanos que regem os comportamentos diante da implantação desta nova cultura organizacional. Os resultados demonstram, também, a relevância do entendimento das especificidades de uma empresa familiar. Resultados complementares, futuras pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos.[en] The Market Orientation concept has been intensively researched in the last years and there are evidences that it is beneficial to the companies, improving their competitiveness. This subject remits to three questions: How to plan a process of Market Orientation?, How to implement a process of Market Orientation? and Does the Market Orientation process generate a positive result to the Company?. Most researches focus on the first and third questions which means that they study the Market Orientation either at planning or implementation level. As a consequence, there is a gap concerning the second question - How to implement a process of Market Orientation?. This work intended to fulfill this gap through the identification of the main challenges, difficulties and solutions present in the Market Orientation process implementation in a family owned company. The results showed the importance of understanding the Market Orientation as a process of cultural changing in the organization and the human aspects that determine the behaviors facing this new organizational culture. Results also demonstrated the relevance of understanding the specific characteristics of a family owned company. Complementary results, future researches and managerial implications have been discussed too.MAXWELLMARIE AGNES CHAUVELMARIE AGNES CHAUVELMARIE AGNES CHAUVELMARIE AGNES CHAUVELRODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS2008-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12235Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
[pt] GESTÃO DE MUDANÇAS: CONSTRUINDO UMA INDÚSTRIA ORIENTADA PARA O MERCADO
title [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
spellingShingle [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS
[pt] EMPRESA FAMILIAR
[pt] GESTAO DE MUDANCA
[pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO
[en] FAMILIAR ENTERPRISE
[en] MANAGEMENT OF CHANGE
[en] MARKET ORIENTATION
title_short [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
title_full [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
title_fullStr [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
title_full_unstemmed [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
title_sort [en] CHANGING MANAGEMENT: BUILDING A MARKET ORIENTED INDUSTRY
author RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS
author_facet RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIE AGNES CHAUVEL
MARIE AGNES CHAUVEL
MARIE AGNES CHAUVEL
MARIE AGNES CHAUVEL
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGO LUIZ GOECKS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EMPRESA FAMILIAR
[pt] GESTAO DE MUDANCA
[pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO
[en] FAMILIAR ENTERPRISE
[en] MANAGEMENT OF CHANGE
[en] MARKET ORIENTATION
topic [pt] EMPRESA FAMILIAR
[pt] GESTAO DE MUDANCA
[pt] ORIENTACAO PARA O MERCADO
[en] FAMILIAR ENTERPRISE
[en] MANAGEMENT OF CHANGE
[en] MARKET ORIENTATION
description [pt] O conceito de Orientação para o Mercado tem sido exaustivamente pesquisado nos últimos anos e há evidências de que a mesma é benéfica para as empresas, melhorando a sua competitividade. Esse tema remete a três perguntas: Como planejar um processo de Orientação para o Mercado?, Como implantar um processo de Orientação para o Mercado? e Orientar uma Empresa para o Mercado gera resultado positivo?. A grande maioria das pesquisas dedica-se à primeira e à terceira pergunta, ou seja, estudam a conceituação da Orientação para o Mercado, o planejamento ou os resultados da implantação. Há uma lacuna, portanto, na segunda pergunta - Como implantar um processo de Orientação para o Mercado?. Este trabalho buscou o preenchimento desta lacuna através da identificação dos principais desafios, dificuldades e soluções presentes no processo de implantação da Orientação para o Mercado em uma empresa familiar. Os resultados obtidos demonstram a importância de entender a Orientação para o Mercado como um processo de mudança cultural na organização e, sendo assim, considerar os aspectos humanos que regem os comportamentos diante da implantação desta nova cultura organizacional. Os resultados demonstram, também, a relevância do entendimento das especificidades de uma empresa familiar. Resultados complementares, futuras pesquisas e implicações gerenciais foram, ainda, discutidos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12235@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822569153396736