COMICS: STORIES THAT BRING TOGETHER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTIANA DE ALMEIDA FERNANDES
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952@1
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Resumo: As histórias em quadrinhos (HQs) são utilizadas como recurso paradidático há muito tempo. Com uma narrativa de fácil aceitação entre crianças e jovens, por conjugar harmonicamente linguagens verbais e não verbais, as HQs abarcam diversos princípios, dentre os quais o letramento. Contudo, persiste a evidência de que, na educação básica, há obstáculos para a aplicação desse instrumento, por mais que o MEC preconize sua utilização. Uma das premissas levantadas é que faltam instrução, treinamento e orientação suficientes para o trabalho com HQs como prática pedagógica nas escolas. Outra é a que considera a práxis e as teorias oferecidas pelo Design como estando conjugadas a métodos já consagrados pela indústria e pelo mercado de quadrinhos. Sob o aspecto educativo, tem-se como premissa que as histórias em quadrinhos são reconhecidas não só pelos estudantes, mas também por professores e pelas diversas instâncias governamentais que cuidam da Educação. Assim, esta pesquisa foi direcionada à investigação de métodos de construção de quadrinhos em consonância com os aspectos narratológicos presentes na construção das histórias do tipo problema-solução, como são realizadas no Design, com o objetivo de propor parâmetros para a instrumentalização de docentes e futuros professores no uso dos quadrinhos para o ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com objetivo exploratório. Na tentativa de encorajar os professores envolvidos no projeto a construir HQs com seus alunos, foram realizadas experiências de desenvolvimento em vários setores da educação por meio de palestras, treinamentos e acompanhamentos. Os procedimentos seguiram para a criação de um estudo de caso, que buscou, na troca com professores e alunos, novos meios para o ensino com a utilização dos quadrinhos. Foram realizadas entrevistas, registros de práticas, acesso a documentos e imersão no campo. Desenvolveu-se um método em que fosse possível realizar atividades de construção de quadrinhos em um curto período de tempo, calcado em quatro etapas projetuais à feição de um projeto de design. Tal iniciativa cumpriu o objetivo inicial da tese, que se direciona à elaboração de parâmetros para o trabalho com quadrinhos no ensino. A partir daí, seguiu-se para o desenvolvimento de um método de instrumentalização para ser aplicado por qualquer professor, sobretudo por aquele que já trabalha com adolescentes.
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Uma das premissas levantadas é que faltam instrução, treinamento e orientação suficientes para o trabalho com HQs como prática pedagógica nas escolas. Outra é a que considera a práxis e as teorias oferecidas pelo Design como estando conjugadas a métodos já consagrados pela indústria e pelo mercado de quadrinhos. Sob o aspecto educativo, tem-se como premissa que as histórias em quadrinhos são reconhecidas não só pelos estudantes, mas também por professores e pelas diversas instâncias governamentais que cuidam da Educação. Assim, esta pesquisa foi direcionada à investigação de métodos de construção de quadrinhos em consonância com os aspectos narratológicos presentes na construção das histórias do tipo problema-solução, como são realizadas no Design, com o objetivo de propor parâmetros para a instrumentalização de docentes e futuros professores no uso dos quadrinhos para o ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com objetivo exploratório. Na tentativa de encorajar os professores envolvidos no projeto a construir HQs com seus alunos, foram realizadas experiências de desenvolvimento em vários setores da educação por meio de palestras, treinamentos e acompanhamentos. Os procedimentos seguiram para a criação de um estudo de caso, que buscou, na troca com professores e alunos, novos meios para o ensino com a utilização dos quadrinhos. Foram realizadas entrevistas, registros de práticas, acesso a documentos e imersão no campo. Desenvolveu-se um método em que fosse possível realizar atividades de construção de quadrinhos em um curto período de tempo, calcado em quatro etapas projetuais à feição de um projeto de design. Tal iniciativa cumpriu o objetivo inicial da tese, que se direciona à elaboração de parâmetros para o trabalho com quadrinhos no ensino. A partir daí, seguiu-se para o desenvolvimento de um método de instrumentalização para ser aplicado por qualquer professor, sobretudo por aquele que já trabalha com adolescentes.Comic books (HQs) have been used as an educational resource for a long time. With a narrative easily accepted among children and young people, due to a harmonious conjugation between verbal and non-verbal languages, comics embrace several principles, including literacy. The evidence states, however, that there are obstacles in the application of this instrument in basic education, even with its recommendation from MEC. One of the assumptions is that education, training and guidance are insufficient for working with comics as a pedagogical practice in schools. Another assumption considers that the praxis and theories of Design are too close to methods already consecrated by the industry and the market of comics. From an educational point of view, the premise is that comics are recognized not only by students, but also by teachers and the various governmental bodies that take care of Education. Thus, this research investigated methods of comic construction in consonance with the narratological aspects in the construction of problem-solve stories, as they are carried out in Design, with the objective of proposing parameters for the instrumentalization of teachers and futures teachers in the use of comics for teaching. It is a qualitative and basic research, with an exploratory objective. In an attempt to encourage teachers involved in the project of building HQs with their students, we developed experiments in various sectors of education through lectures, training and follow-ups. The procedures followed the creation of a case study, which sought, in the exchange with teachers and students, new means for teaching using comics. We carried out interviews, records of practices, access to documents and immersion in the field, and we developed a method in which it was possible to carry out comic-building activities in a short period of time, based on four design steps of the design project. This initiative fulfilled the initial objective of the dissertation, which consisted of the elaboration of parameters for comic work in teaching. From then on, we followed the development of an instrumentalization method to be applied by any teacher, especially by one who already works with teenagers.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:28Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35952Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-12-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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