FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@2
Resumo: Esta tese se desenvolveu dentro dos pressupostos metodológicos de um estudo de caso de natureza qualitativa, elegendo a Fanfarra Gabriel Prestes - a FAGAP - da cidade de Lorena, situada na região do Vale do Paraíba Paulista como seu objeto. O ponto de partida da investigação foi conhecer de que maneira o espaço da fanfarra interfere em seus integrantes, através de uma longa e efetiva inserção na investigação de campo. O plano de pesquisa adotado se desenvolveu de modo a dar conta, ao mesmo tempo, de dois eixos de análise do objeto da tese: o diacrônico e o sincrônico. O eixo diacrônico possibilitou o estudo do grupo dentro de um referencial histórico das fanfarras e da própria FAGAP e o eixo sincrônico analisou as circunstâncias presentes. O cruzamento desses dois eixos permitiu que fosse traçada uma configuração da FAGAP e realizada a análise das características comuns a outros grupos musicais, bem como a focalização de suas particularidades. A adoção deste desenho metodológico mostrou ser possível o rompimento com uma perspectiva de trabalho investigativo focada apenas no presente do grupo em estudo, bem como recuperar práticas, contextos e tradições que podem situá-lo no seu cotidiano. Os dados coletados na pesquisa histórica e os de campo produziram um corpo de conhecimentos bastante denso que foi analisado criticamente à luz de autores que se ocupam do estudo das representações e das culturas, mais particularmente Jean Claude Abric, Iuri Lotman e Bruno Latour. Confrontando a história das fanfarras com a da própria FAGAP, os dados mostraram como as fanfarras têm sobrevivido às mudanças culturais, resistindo à ameaça de extinção e se constituindo um espaço de educação da juventude.
id PUC_RIO-1_6dbc0991000b3c27c84261632a1e37b1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10955
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONSJOVENS DE FANFARRA: MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES2007-05-18MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES02441462768lattes.cnpq.br/9030591579827203MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVESMAILSA CARLA PINTO PASSOSROSALIA MARIA DUARTETANIA DAUSTERMAILSA CARLA PINTO PASSOS55133410778STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta tese se desenvolveu dentro dos pressupostos metodológicos de um estudo de caso de natureza qualitativa, elegendo a Fanfarra Gabriel Prestes - a FAGAP - da cidade de Lorena, situada na região do Vale do Paraíba Paulista como seu objeto. O ponto de partida da investigação foi conhecer de que maneira o espaço da fanfarra interfere em seus integrantes, através de uma longa e efetiva inserção na investigação de campo. O plano de pesquisa adotado se desenvolveu de modo a dar conta, ao mesmo tempo, de dois eixos de análise do objeto da tese: o diacrônico e o sincrônico. O eixo diacrônico possibilitou o estudo do grupo dentro de um referencial histórico das fanfarras e da própria FAGAP e o eixo sincrônico analisou as circunstâncias presentes. O cruzamento desses dois eixos permitiu que fosse traçada uma configuração da FAGAP e realizada a análise das características comuns a outros grupos musicais, bem como a focalização de suas particularidades. A adoção deste desenho metodológico mostrou ser possível o rompimento com uma perspectiva de trabalho investigativo focada apenas no presente do grupo em estudo, bem como recuperar práticas, contextos e tradições que podem situá-lo no seu cotidiano. Os dados coletados na pesquisa histórica e os de campo produziram um corpo de conhecimentos bastante denso que foi analisado criticamente à luz de autores que se ocupam do estudo das representações e das culturas, mais particularmente Jean Claude Abric, Iuri Lotman e Bruno Latour. Confrontando a história das fanfarras com a da própria FAGAP, os dados mostraram como as fanfarras têm sobrevivido às mudanças culturais, resistindo à ameaça de extinção e se constituindo um espaço de educação da juventude.This work was developed within the methodological guidelines of a qualitative case study, having as its object the Gabriel Prestes Fanfare - FAGAP - from the city of Lorena, located in the Vale do Paraíba Paulista region. The onset of the research involved getting to know how the fanfare space interferes with its participants by means of a long, effective immersion in the fieldwork. The adopted research plan was developed in such a way as to simultaneously follow two analytical axes on the object of the thesis: a diachronical one and a synchronical one. The diachronical axis enabled studying the group within an historical frame of reference of fanfares as well as FAGAP itself, while the synchronical axis dealt with current circumstances. Crossing these two axes made it possible to delineate a configuration of FAGAP and to analyze the characteristics it shares with other musical groups, as well as to focus on its peculiarities. Adopting such a methodological design proved possible to do away with an investigative perspective focused solely on the present situation of the group being studied, as well as to recover practices, contexts and traditions which help approach the group in its everyday life. The data collected in the historical research and those collected in the fieldwork produced a dense body of knowledge which was critically analyzed in the light of authors who study representations and cultures, particularly Jean Claude Abric, Iuri Lotman and Bruno Latour. By confronting the history of fanfares to that of FAGAP itself, the data show how fanfares have survived cultural changes and resisted the threat of extinction, becoming an educational space for youths.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10955Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv JOVENS DE FANFARRA: MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES
title FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
spellingShingle FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
title_short FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
title_full FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
title_fullStr FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
title_full_unstemmed FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
title_sort FANFARE YOUTHS: MEMORIES AND REPRESENTATIONS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
author_facet STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02441462768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9030591579827203
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MAILSA CARLA PINTO PASSOS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv TANIA DAUSTER
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MAILSA CARLA PINTO PASSOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 55133410778
dc.contributor.author.fl_str_mv STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA
contributor_str_mv MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES
MAILSA CARLA PINTO PASSOS
ROSALIA MARIA DUARTE
TANIA DAUSTER
MAILSA CARLA PINTO PASSOS
description Esta tese se desenvolveu dentro dos pressupostos metodológicos de um estudo de caso de natureza qualitativa, elegendo a Fanfarra Gabriel Prestes - a FAGAP - da cidade de Lorena, situada na região do Vale do Paraíba Paulista como seu objeto. O ponto de partida da investigação foi conhecer de que maneira o espaço da fanfarra interfere em seus integrantes, através de uma longa e efetiva inserção na investigação de campo. O plano de pesquisa adotado se desenvolveu de modo a dar conta, ao mesmo tempo, de dois eixos de análise do objeto da tese: o diacrônico e o sincrônico. O eixo diacrônico possibilitou o estudo do grupo dentro de um referencial histórico das fanfarras e da própria FAGAP e o eixo sincrônico analisou as circunstâncias presentes. O cruzamento desses dois eixos permitiu que fosse traçada uma configuração da FAGAP e realizada a análise das características comuns a outros grupos musicais, bem como a focalização de suas particularidades. A adoção deste desenho metodológico mostrou ser possível o rompimento com uma perspectiva de trabalho investigativo focada apenas no presente do grupo em estudo, bem como recuperar práticas, contextos e tradições que podem situá-lo no seu cotidiano. Os dados coletados na pesquisa histórica e os de campo produziram um corpo de conhecimentos bastante denso que foi analisado criticamente à luz de autores que se ocupam do estudo das representações e das culturas, mais particularmente Jean Claude Abric, Iuri Lotman e Bruno Latour. Confrontando a história das fanfarras com a da própria FAGAP, os dados mostraram como as fanfarras têm sobrevivido às mudanças culturais, resistindo à ameaça de extinção e se constituindo um espaço de educação da juventude.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10955@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324895671975936