[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA ISABEL AFONSO MELO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080
Resumo: [pt] Este trabalho teve o intuito de conciliar o ensino de matemática com práticas muito presentes no cotidiano dos alunos nos dias atuais: o uso da tecnologia e a comunicação através da fotografia. Com esse objetivo, foram selecionados conteúdos matemáticos que historicamente estão relacionados com a beleza e harmonia: a razão áurea e a sequência de Fibonacci. Tais enfoques permitem associações diretas em outros campos do conhecimento como por exemplo, a arte, a natureza, o estudo do corpo humano que trouxeram significância, cultura, interdisciplinaridade e criticidade ao presente estudo. Por outro lado, a fotografia também carrega na sua essência conceitos de harmonia, beleza, composição e enquadramento e possibilita o desenvolvimento da criatividade e da inovação propiciando uma quebra dos métodos tradicionais na sala de aula. Por fim, a proposta aqui apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que incrementem o processo de ensino e aprendizagem, através do incentivo ao uso orientado de celulares na escola. A proposta foi experimentada com alunos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, pôde-se perceber que, a dinâmica empregada motivou os alunos, possibilitou um crescimento acadêmico e social e permitiu a construção de aulas criativas e cooperativas. Conceitos básicos, matemáticos e históricos, dos temas escolhidos assim como a descrição da proposta e os resultados alcançados na experimentação são expostos ao longo desse trabalho que pretende ser mais uma proposta a colaborar para o crescimento da educação básica no país.
id PUC_RIO-1_6f36ddb198f9aab00facec8c90f0b8c8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:33080
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY[pt] RAZÃO ÁUREA E NÚMEROS DE FIBONACCI: DA TEORIA À PRÁTICA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA[pt] ENSINO[pt] FIBONACCI[pt] RAZAO AUREA[pt] GEOMETRIA[pt] FOTOGRAFIA[en] TEACHING[en] FIBONACCI[en] GOLDEN RATIO[en] GEOMETRY[en] PHOTOGRAPHY[pt] Este trabalho teve o intuito de conciliar o ensino de matemática com práticas muito presentes no cotidiano dos alunos nos dias atuais: o uso da tecnologia e a comunicação através da fotografia. Com esse objetivo, foram selecionados conteúdos matemáticos que historicamente estão relacionados com a beleza e harmonia: a razão áurea e a sequência de Fibonacci. Tais enfoques permitem associações diretas em outros campos do conhecimento como por exemplo, a arte, a natureza, o estudo do corpo humano que trouxeram significância, cultura, interdisciplinaridade e criticidade ao presente estudo. Por outro lado, a fotografia também carrega na sua essência conceitos de harmonia, beleza, composição e enquadramento e possibilita o desenvolvimento da criatividade e da inovação propiciando uma quebra dos métodos tradicionais na sala de aula. Por fim, a proposta aqui apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que incrementem o processo de ensino e aprendizagem, através do incentivo ao uso orientado de celulares na escola. A proposta foi experimentada com alunos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, pôde-se perceber que, a dinâmica empregada motivou os alunos, possibilitou um crescimento acadêmico e social e permitiu a construção de aulas criativas e cooperativas. Conceitos básicos, matemáticos e históricos, dos temas escolhidos assim como a descrição da proposta e os resultados alcançados na experimentação são expostos ao longo desse trabalho que pretende ser mais uma proposta a colaborar para o crescimento da educação básica no país.[en] This work had the intention to conciliate the teaching of mathematics with very common practices in student s daily routine nowadays: the use of technology and communication through photography. With this objective, mathematical topics historically related to beauty and harmony were selected: the golden ratio and the Fibonacci sequence. Such approaches allow direct associations in other fields of knowledge like art, nature, the study of the human body which brought significance, culture, interdisciplinarity and criticism to the present study. On the other hand, photography also brings in its essence concepts of beauty, harmony and framing, making the development of creativity and innovation possible and allowing a break of the traditional methods in classroom. At last, the presented proposal defends the use of technology favoring the development of pedagogic proposals that boost the process of teaching and learning through the incentive of the guided use of cellphones in school. The proposal was experimented with 9th (ninth) grade students from a Rio de Janeiro municipal school and, it can be noticed that, the employed dynamics motivated the students, enabled academical and social growth and allowed the construction of creative and cooperative classes. Basic, mathematical and historical concepts of the chosen themes, as the proposal description and the results achieved in the experiments are exposed in the course of this work, which intends to be one more proposal to collaborate to the growth of basic education in the country.MAXWELLCHRISTINE SERTA COSTACHRISTINE SERTA COSTAMARIA ISABEL AFONSO MELO2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33080Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
[pt] RAZÃO ÁUREA E NÚMEROS DE FIBONACCI: DA TEORIA À PRÁTICA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA
title [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
spellingShingle [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
MARIA ISABEL AFONSO MELO
[pt] ENSINO
[pt] FIBONACCI
[pt] RAZAO AUREA
[pt] GEOMETRIA
[pt] FOTOGRAFIA
[en] TEACHING
[en] FIBONACCI
[en] GOLDEN RATIO
[en] GEOMETRY
[en] PHOTOGRAPHY
title_short [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
title_full [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
title_fullStr [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
title_full_unstemmed [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
title_sort [en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
author MARIA ISABEL AFONSO MELO
author_facet MARIA ISABEL AFONSO MELO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA ISABEL AFONSO MELO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ENSINO
[pt] FIBONACCI
[pt] RAZAO AUREA
[pt] GEOMETRIA
[pt] FOTOGRAFIA
[en] TEACHING
[en] FIBONACCI
[en] GOLDEN RATIO
[en] GEOMETRY
[en] PHOTOGRAPHY
topic [pt] ENSINO
[pt] FIBONACCI
[pt] RAZAO AUREA
[pt] GEOMETRIA
[pt] FOTOGRAFIA
[en] TEACHING
[en] FIBONACCI
[en] GOLDEN RATIO
[en] GEOMETRY
[en] PHOTOGRAPHY
description [pt] Este trabalho teve o intuito de conciliar o ensino de matemática com práticas muito presentes no cotidiano dos alunos nos dias atuais: o uso da tecnologia e a comunicação através da fotografia. Com esse objetivo, foram selecionados conteúdos matemáticos que historicamente estão relacionados com a beleza e harmonia: a razão áurea e a sequência de Fibonacci. Tais enfoques permitem associações diretas em outros campos do conhecimento como por exemplo, a arte, a natureza, o estudo do corpo humano que trouxeram significância, cultura, interdisciplinaridade e criticidade ao presente estudo. Por outro lado, a fotografia também carrega na sua essência conceitos de harmonia, beleza, composição e enquadramento e possibilita o desenvolvimento da criatividade e da inovação propiciando uma quebra dos métodos tradicionais na sala de aula. Por fim, a proposta aqui apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que incrementem o processo de ensino e aprendizagem, através do incentivo ao uso orientado de celulares na escola. A proposta foi experimentada com alunos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, pôde-se perceber que, a dinâmica empregada motivou os alunos, possibilitou um crescimento acadêmico e social e permitiu a construção de aulas criativas e cooperativas. Conceitos básicos, matemáticos e históricos, dos temas escolhidos assim como a descrição da proposta e os resultados alcançados na experimentação são expostos ao longo desse trabalho que pretende ser mais uma proposta a colaborar para o crescimento da educação básica no país.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822606441807872