[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080 |
Resumo: | [pt] Este trabalho teve o intuito de conciliar o ensino de matemática com práticas muito presentes no cotidiano dos alunos nos dias atuais: o uso da tecnologia e a comunicação através da fotografia. Com esse objetivo, foram selecionados conteúdos matemáticos que historicamente estão relacionados com a beleza e harmonia: a razão áurea e a sequência de Fibonacci. Tais enfoques permitem associações diretas em outros campos do conhecimento como por exemplo, a arte, a natureza, o estudo do corpo humano que trouxeram significância, cultura, interdisciplinaridade e criticidade ao presente estudo. Por outro lado, a fotografia também carrega na sua essência conceitos de harmonia, beleza, composição e enquadramento e possibilita o desenvolvimento da criatividade e da inovação propiciando uma quebra dos métodos tradicionais na sala de aula. Por fim, a proposta aqui apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que incrementem o processo de ensino e aprendizagem, através do incentivo ao uso orientado de celulares na escola. A proposta foi experimentada com alunos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, pôde-se perceber que, a dinâmica empregada motivou os alunos, possibilitou um crescimento acadêmico e social e permitiu a construção de aulas criativas e cooperativas. Conceitos básicos, matemáticos e históricos, dos temas escolhidos assim como a descrição da proposta e os resultados alcançados na experimentação são expostos ao longo desse trabalho que pretende ser mais uma proposta a colaborar para o crescimento da educação básica no país. |
id |
PUC_RIO-1_6f36ddb198f9aab00facec8c90f0b8c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:33080 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY[pt] RAZÃO ÁUREA E NÚMEROS DE FIBONACCI: DA TEORIA À PRÁTICA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA[pt] ENSINO[pt] FIBONACCI[pt] RAZAO AUREA[pt] GEOMETRIA[pt] FOTOGRAFIA[en] TEACHING[en] FIBONACCI[en] GOLDEN RATIO[en] GEOMETRY[en] PHOTOGRAPHY[pt] Este trabalho teve o intuito de conciliar o ensino de matemática com práticas muito presentes no cotidiano dos alunos nos dias atuais: o uso da tecnologia e a comunicação através da fotografia. Com esse objetivo, foram selecionados conteúdos matemáticos que historicamente estão relacionados com a beleza e harmonia: a razão áurea e a sequência de Fibonacci. Tais enfoques permitem associações diretas em outros campos do conhecimento como por exemplo, a arte, a natureza, o estudo do corpo humano que trouxeram significância, cultura, interdisciplinaridade e criticidade ao presente estudo. Por outro lado, a fotografia também carrega na sua essência conceitos de harmonia, beleza, composição e enquadramento e possibilita o desenvolvimento da criatividade e da inovação propiciando uma quebra dos métodos tradicionais na sala de aula. Por fim, a proposta aqui apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que incrementem o processo de ensino e aprendizagem, através do incentivo ao uso orientado de celulares na escola. A proposta foi experimentada com alunos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, pôde-se perceber que, a dinâmica empregada motivou os alunos, possibilitou um crescimento acadêmico e social e permitiu a construção de aulas criativas e cooperativas. Conceitos básicos, matemáticos e históricos, dos temas escolhidos assim como a descrição da proposta e os resultados alcançados na experimentação são expostos ao longo desse trabalho que pretende ser mais uma proposta a colaborar para o crescimento da educação básica no país.[en] This work had the intention to conciliate the teaching of mathematics with very common practices in student s daily routine nowadays: the use of technology and communication through photography. With this objective, mathematical topics historically related to beauty and harmony were selected: the golden ratio and the Fibonacci sequence. Such approaches allow direct associations in other fields of knowledge like art, nature, the study of the human body which brought significance, culture, interdisciplinarity and criticism to the present study. On the other hand, photography also brings in its essence concepts of beauty, harmony and framing, making the development of creativity and innovation possible and allowing a break of the traditional methods in classroom. At last, the presented proposal defends the use of technology favoring the development of pedagogic proposals that boost the process of teaching and learning through the incentive of the guided use of cellphones in school. The proposal was experimented with 9th (ninth) grade students from a Rio de Janeiro municipal school and, it can be noticed that, the employed dynamics motivated the students, enabled academical and social growth and allowed the construction of creative and cooperative classes. Basic, mathematical and historical concepts of the chosen themes, as the proposal description and the results achieved in the experiments are exposed in the course of this work, which intends to be one more proposal to collaborate to the growth of basic education in the country.MAXWELLCHRISTINE SERTA COSTACHRISTINE SERTA COSTAMARIA ISABEL AFONSO MELO2018-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33080Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY [pt] RAZÃO ÁUREA E NÚMEROS DE FIBONACCI: DA TEORIA À PRÁTICA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA |
title |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY |
spellingShingle |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY MARIA ISABEL AFONSO MELO [pt] ENSINO [pt] FIBONACCI [pt] RAZAO AUREA [pt] GEOMETRIA [pt] FOTOGRAFIA [en] TEACHING [en] FIBONACCI [en] GOLDEN RATIO [en] GEOMETRY [en] PHOTOGRAPHY |
title_short |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY |
title_full |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY |
title_fullStr |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY |
title_full_unstemmed |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY |
title_sort |
[en] GOLDEN RATIO AND FIBONACCI NUMBERS: FROM THEORY TO PRACTICE THROUGH PHOTOGRAPHY |
author |
MARIA ISABEL AFONSO MELO |
author_facet |
MARIA ISABEL AFONSO MELO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CHRISTINE SERTA COSTA CHRISTINE SERTA COSTA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIA ISABEL AFONSO MELO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] ENSINO [pt] FIBONACCI [pt] RAZAO AUREA [pt] GEOMETRIA [pt] FOTOGRAFIA [en] TEACHING [en] FIBONACCI [en] GOLDEN RATIO [en] GEOMETRY [en] PHOTOGRAPHY |
topic |
[pt] ENSINO [pt] FIBONACCI [pt] RAZAO AUREA [pt] GEOMETRIA [pt] FOTOGRAFIA [en] TEACHING [en] FIBONACCI [en] GOLDEN RATIO [en] GEOMETRY [en] PHOTOGRAPHY |
description |
[pt] Este trabalho teve o intuito de conciliar o ensino de matemática com práticas muito presentes no cotidiano dos alunos nos dias atuais: o uso da tecnologia e a comunicação através da fotografia. Com esse objetivo, foram selecionados conteúdos matemáticos que historicamente estão relacionados com a beleza e harmonia: a razão áurea e a sequência de Fibonacci. Tais enfoques permitem associações diretas em outros campos do conhecimento como por exemplo, a arte, a natureza, o estudo do corpo humano que trouxeram significância, cultura, interdisciplinaridade e criticidade ao presente estudo. Por outro lado, a fotografia também carrega na sua essência conceitos de harmonia, beleza, composição e enquadramento e possibilita o desenvolvimento da criatividade e da inovação propiciando uma quebra dos métodos tradicionais na sala de aula. Por fim, a proposta aqui apresentada defende o uso da tecnologia a favor do desenvolvimento de propostas pedagógicas que incrementem o processo de ensino e aprendizagem, através do incentivo ao uso orientado de celulares na escola. A proposta foi experimentada com alunos do nono ano de uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, pôde-se perceber que, a dinâmica empregada motivou os alunos, possibilitou um crescimento acadêmico e social e permitiu a construção de aulas criativas e cooperativas. Conceitos básicos, matemáticos e históricos, dos temas escolhidos assim como a descrição da proposta e os resultados alcançados na experimentação são expostos ao longo desse trabalho que pretende ser mais uma proposta a colaborar para o crescimento da educação básica no país. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33080@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822606441807872 |