[en] DESIGN AND THE LEGITIMATION OF LOGOTYPES RELATIONSHIP BETWEEN DESIGN LEGITIMATION AGENTS AND THE GRAPHIC LANGUAGE OF LOGOTYPES PRODUCED IN THE 60`S AND 70`S
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4193&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4193&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4193 |
Resumo: | [pt] Analisando as logomarcas da década de 60 e as logomarcas da década de 90, é possível observar uma mudança nas formas utilizadas. Elementos gráficos valorizados na década de 60, como o uso de formas geométricas, poucas cores e tipografias legíveis, perdem a sua importância na década de 90 e são substituídos por outros, como o uso de imagens complexas, fotografias manipuladas e uma vasta gama de cores. Esta dissertação tem por objetivo analisar os fatores que influenciam e determinam a escolha dos critérios e formas que passam a ser reconhecidos como válidos e acabam caracterizando a linguagem gráfica de uma determinada época. Para isso, foi utilizado como fundamentação teórica o estudo de Pierre Bourdieu sobre o campo da arte, já que, apesar de, aparentemente, o design estar preferencialmente voltado para a indústria, o mercado e a produção em série, algumas das suas posturas parecem sofrer a influência direta do campo da arte. Desse modo, a partir da análise de Pierre Bourdieu, tentou-se criar um paralelo entre o campo da arte e o campo do design, para podermos identificar a participação e a função das diferentes instâncias do campo do design nas tomadas de decisão sobre as formas e critérios gráficos legitimados para uma determinada época. Para fazer essa análise, esta dissertação concentrou-se nas décadas de 60 e 70, utilizando como objeto de estudo as logomarcas produzidas, nesse período, por designers. |
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[en] DESIGN AND THE LEGITIMATION OF LOGOTYPES RELATIONSHIP BETWEEN DESIGN LEGITIMATION AGENTS AND THE GRAPHIC LANGUAGE OF LOGOTYPES PRODUCED IN THE 60`S AND 70`S[pt] O CAMPO DO DESIGN E A CONSAGRAÇÃO DAS LOGOMARCAS ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE AS INSTÂNCIAS DE LEGITIMAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DO CAMPO DO DESIGN E A LING. GRÁFICA DAS LOGOMARCAS PRODUZIDAS NAS DÉC. DE 60 E 70[pt] DESIGN[pt] LEGITIMACAO DE FORMAS GRAFICAS[pt] LINGUAGEM GRAFICA[pt] LOGOMARCA[pt] ARTE[en] DESIGN[en] LEGITIMATION OF GRAPHIC FORMS[en] GRAPHIC LANGUAGE[en] LOGOTYPES[en] ART[pt] Analisando as logomarcas da década de 60 e as logomarcas da década de 90, é possível observar uma mudança nas formas utilizadas. Elementos gráficos valorizados na década de 60, como o uso de formas geométricas, poucas cores e tipografias legíveis, perdem a sua importância na década de 90 e são substituídos por outros, como o uso de imagens complexas, fotografias manipuladas e uma vasta gama de cores. Esta dissertação tem por objetivo analisar os fatores que influenciam e determinam a escolha dos critérios e formas que passam a ser reconhecidos como válidos e acabam caracterizando a linguagem gráfica de uma determinada época. Para isso, foi utilizado como fundamentação teórica o estudo de Pierre Bourdieu sobre o campo da arte, já que, apesar de, aparentemente, o design estar preferencialmente voltado para a indústria, o mercado e a produção em série, algumas das suas posturas parecem sofrer a influência direta do campo da arte. Desse modo, a partir da análise de Pierre Bourdieu, tentou-se criar um paralelo entre o campo da arte e o campo do design, para podermos identificar a participação e a função das diferentes instâncias do campo do design nas tomadas de decisão sobre as formas e critérios gráficos legitimados para uma determinada época. Para fazer essa análise, esta dissertação concentrou-se nas décadas de 60 e 70, utilizando como objeto de estudo as logomarcas produzidas, nesse período, por designers.[en] When we analyze the logos created in the 60s and the ones produced in the 90s, we can notice a change in the forms used. Graphic elements valued in the 60s, such as the use of geometric forms, few colors and legible typographies, lose their importance in the 90s, and are replaced by others, like the use of complex images, manipulated photos and a vast spectrum of colors. This dissertation aims at analyzing the factors that influence and determine the choice of the criteria and the forms that tend to be acknowledged as valid and end up by characterizing the graphic language of a certain era. For that purpose, Pierre Bourdieus study on the field of Art was used as a theoretical basis. Despite Design has been mainly geared to industry, market and serial production, some of its postures seem to be directly influenced by the field of Art. Starting from Pierre Boudieus analysis, we tried to establish a parallel between the fields of Art and Design in the decision making process about the forms and the graphic criteria deemed legitimate for a certain era. In order to make this analysis, this dissertation has focused in the 60s and 70s, using the logotypes produced by designers during this period as object of study.MAXWELLALBERTO CIPINIUKDEBORAH CHAGAS CHRISTO2003-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4193&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4193&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4193porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4193Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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