[en] DESIGN AND THE LEGITIMATION OF LOGOTYPES RELATIONSHIP BETWEEN DESIGN LEGITIMATION AGENTS AND THE GRAPHIC LANGUAGE OF LOGOTYPES PRODUCED IN THE 60`S AND 70`S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEBORAH CHAGAS CHRISTO
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4193&idi=1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4193
Resumo: [pt] Analisando as logomarcas da década de 60 e as logomarcas da década de 90, é possível observar uma mudança nas formas utilizadas. Elementos gráficos valorizados na década de 60, como o uso de formas geométricas, poucas cores e tipografias legíveis, perdem a sua importância na década de 90 e são substituídos por outros, como o uso de imagens complexas, fotografias manipuladas e uma vasta gama de cores. Esta dissertação tem por objetivo analisar os fatores que influenciam e determinam a escolha dos critérios e formas que passam a ser reconhecidos como válidos e acabam caracterizando a linguagem gráfica de uma determinada época. Para isso, foi utilizado como fundamentação teórica o estudo de Pierre Bourdieu sobre o campo da arte, já que, apesar de, aparentemente, o design estar preferencialmente voltado para a indústria, o mercado e a produção em série, algumas das suas posturas parecem sofrer a influência direta do campo da arte. Desse modo, a partir da análise de Pierre Bourdieu, tentou-se criar um paralelo entre o campo da arte e o campo do design, para podermos identificar a participação e a função das diferentes instâncias do campo do design nas tomadas de decisão sobre as formas e critérios gráficos legitimados para uma determinada época. Para fazer essa análise, esta dissertação concentrou-se nas décadas de 60 e 70, utilizando como objeto de estudo as logomarcas produzidas, nesse período, por designers.
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