[en] ALLOCATION OF SKILLED WORKFORCE ON INSPECTION MISSIONS OF A REGULATORY AGENCY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57358@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57358@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57358 |
Resumo: | [pt] As atividades de transporte aéreo devem ser fiscalizadas para garantir a adequação dos níveis de segurança e procedimentos operacionais, no Brasil essa atividade é realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Diversos aeroportos devem ser fiscalizados e em cada um deles uma inspeção diferente pode ser necessária. Os inspetores estão alocados em centros da ANAC em diferentes estados e é importante que o custo dessa atividade de inspeção seja minimizado, respeitando as regras existentes. Nesse sentido, essa dissertação de mestrado propõe dois modelos matemáticos para alocação de agentes qualificados para a realização de missões de fiscalização no território brasileiro. O objetivo é a definição de quais colaboradores formarão cada equipe de fiscalização, minimizando o custo de deslocamento dos agentes. O modelo proposto nesse trabalho é multi-período, para o planejamento operacional quinzenal, com a definição do período que as atividades devem ocorrer, da equipe de inspetores multi-habilitados em atividades de inspeção, multi-origens e multi-destinos. A modelagem é feita no LINGO e em Julia com a utilização do pacote JuMP e dos solvers Gurobi e CPLEX. O Modelo 1 propõe uma reformulação de artigos da literatura e possui tempo de solução entre 2 e 25 vezes menor. O Modelo 2 leva em consideração aspectos não considerados até então no Modelo 1, além disso, dada a quantidade de variáveis de decisão, foi utilizada para resolução do modelo heurística baseada na geração de colunas com programação dinâmica, proposta pelo autor, capaz de reduzir em até 95 porcento a quantidade de variáveis de decisão. A heurística permitiu a obtenção de solução inteira em instâncias que não a obtiveram com o modelo completo. |
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[en] ALLOCATION OF SKILLED WORKFORCE ON INSPECTION MISSIONS OF A REGULATORY AGENCY [pt] ALOCAÇÃO DE COLABORADORES QUALIFICADOS EM MISSÕES DE FISCALIZAÇÃO DE UMA AGÊNCIA REGULADORA [pt] JULIA[pt] SAFETY OVERSIGHT[pt] ALOCACAO DE COLABORADORES QUALIFICADOS[pt] MILP[en] JULIA[en] SAFETY OVERSIGHT[en] SKILLED WORKFORCE SCHEDULING[en] MILP[pt] As atividades de transporte aéreo devem ser fiscalizadas para garantir a adequação dos níveis de segurança e procedimentos operacionais, no Brasil essa atividade é realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Diversos aeroportos devem ser fiscalizados e em cada um deles uma inspeção diferente pode ser necessária. Os inspetores estão alocados em centros da ANAC em diferentes estados e é importante que o custo dessa atividade de inspeção seja minimizado, respeitando as regras existentes. Nesse sentido, essa dissertação de mestrado propõe dois modelos matemáticos para alocação de agentes qualificados para a realização de missões de fiscalização no território brasileiro. O objetivo é a definição de quais colaboradores formarão cada equipe de fiscalização, minimizando o custo de deslocamento dos agentes. O modelo proposto nesse trabalho é multi-período, para o planejamento operacional quinzenal, com a definição do período que as atividades devem ocorrer, da equipe de inspetores multi-habilitados em atividades de inspeção, multi-origens e multi-destinos. A modelagem é feita no LINGO e em Julia com a utilização do pacote JuMP e dos solvers Gurobi e CPLEX. O Modelo 1 propõe uma reformulação de artigos da literatura e possui tempo de solução entre 2 e 25 vezes menor. O Modelo 2 leva em consideração aspectos não considerados até então no Modelo 1, além disso, dada a quantidade de variáveis de decisão, foi utilizada para resolução do modelo heurística baseada na geração de colunas com programação dinâmica, proposta pelo autor, capaz de reduzir em até 95 porcento a quantidade de variáveis de decisão. A heurística permitiu a obtenção de solução inteira em instâncias que não a obtiveram com o modelo completo.[en] Air transport activities must be inspected to ensure the adequacy of safety levels and operating procedures, in Brazil this activity is carried out by the National Civil Aviation Agency (ANAC). Several airports must be inspected and at each airport a different inspection may be required. The inspectors are located in ANAC centers in different states and it is important that the cost of this inspection activity is minimized, respecting the existing rules. In this sense, this master s thesis proposes two mathematical models for the allocation of qualified workforce to carry out inspection missions in the Brazilian territory. The objective is to define which employees will form in each inspection team, minimizing the cost of displacement of agents. The model proposed in this work is multi-period, for fortnightly operational planning, with the definition of the period that the activities must occur, of a team of multiskilled inspectors in inspection activities, multi-sources and multi-destinations. Modeling is done in LINGO and Julia using the JuMP package and the solvers Gurobi and CPLEX. Model 1 proposes a reformulation of articles in the literature and has a solution time between 2 and 25 times shorter. The second model takes into account aspects not considered so far in Model 1, in addition, given the amount of decision variables, it was used to solve the heuristic model based on the generation of columns with dynamic programming, proposed by the author, capable of reducing by up to 95 percent the amount of decision variables. The heuristic allowed obtaining an integer solution in instances that did not have a solution with the complete model.MAXWELLSILVIO HAMACHERFLAVIO ARAUJO LIM-APO2022-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57358@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57358@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57358porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:57358Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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