AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@2
Resumo: A presente dissertação está dividida em duas partes. Na primeira parte, o objetivo da dissertação é avaliar a atual localização de postos de serviços ou facilities, tal como maternidade, escolas e postos de saúde. A avaliação é feita no aspecto da distribuição espacial com uso do software Arcview-GIS (Geographic Information System) e no aspecto da capacidade ofertada, identificando regiões onde há excesso ou escassez de vagas. Na segunda parte apresenta-se uma experiência prática resultante do uso das técnicas de Pesquisa Operacional. Propõe-se duas novas localizações: a primeira através do Algoritmo de Pizzolato e a segunda obtida pela Relaxação Lagrangeana/Surrogate para modelos capacitados proposta por Lorena e Senne (2001). O estudo foi aplicado na localização de escolas públicas do ensino fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000 habitantes. São adotadas as seguintes hipóteses: que todas as crianças em idade escolar (7-14 anos), assim como aquelas fora dessa faixa, e que também demandam pelo sistema, devem estar em uma escola; que as escolas devem ter capacidade para absorvê-las; e que não há diferenças entre as escolas, possuindo todas o mesmo padrão de qualidade e, por isso, o critério de opção dos alunos é pela escola mais próxima de suas residências. Os dados requeridos incluem: mapas, setores censitários e posições da escola digitalizados; dados populacionais do censo e descrição da escola, especialmente sua capacidade.
id PUC_RIO-1_7783e2645d2872469a4e1c86b782dc49
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:2528
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ESEVALUATION OF SCHOOL LOCATION WITH CAPACITATED AND UNCAPACITATED MODELS USING THE GIS TOOL: CASE STUDY OF THE CITY OF VITÓRIA/ES 2002-02-20NELIO DOMINGUES PIZZOLATO02196557749lattes.cnpq.br/9306576520691089HELIO CORTES VIEIRA LOPESNELIO DOMINGUES PIZZOLATOALBERTO GABBAY CANENHAMILTON BEZERRA FRAGA DA SILVA07106498785lattes.cnpq.br/7657475097897726FABRICIO BROSEGHINI BARCELOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA presente dissertação está dividida em duas partes. Na primeira parte, o objetivo da dissertação é avaliar a atual localização de postos de serviços ou facilities, tal como maternidade, escolas e postos de saúde. A avaliação é feita no aspecto da distribuição espacial com uso do software Arcview-GIS (Geographic Information System) e no aspecto da capacidade ofertada, identificando regiões onde há excesso ou escassez de vagas. Na segunda parte apresenta-se uma experiência prática resultante do uso das técnicas de Pesquisa Operacional. Propõe-se duas novas localizações: a primeira através do Algoritmo de Pizzolato e a segunda obtida pela Relaxação Lagrangeana/Surrogate para modelos capacitados proposta por Lorena e Senne (2001). O estudo foi aplicado na localização de escolas públicas do ensino fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000 habitantes. São adotadas as seguintes hipóteses: que todas as crianças em idade escolar (7-14 anos), assim como aquelas fora dessa faixa, e que também demandam pelo sistema, devem estar em uma escola; que as escolas devem ter capacidade para absorvê-las; e que não há diferenças entre as escolas, possuindo todas o mesmo padrão de qualidade e, por isso, o critério de opção dos alunos é pela escola mais próxima de suas residências. Os dados requeridos incluem: mapas, setores censitários e posições da escola digitalizados; dados populacionais do censo e descrição da escola, especialmente sua capacidade.The present study is divided in two parts. In the first part, the objective of the study is to evaluate the current location of service stations or facilities, such as maternity, schools and ranks of health. The evaluation is made in the aspect of the space distribution with use of Arcview-GIS software (Geographic Information System) and in the aspect of the offered capacity, identifying regions where it has excess or shortage of school places. In the second part, a resultant practical experience of the use of the techniques of Operational Research is presented. It considers two new locations: the first one through the Algorithm of Pizzolato and second obtained by the Lagrangeana/Surrogate Relaxation proposal for Lorena and Senne(2001). The study it was applied in the location of elementary public schools in the city of Vitoria, a state capital with about 300,000 inhabitants located in the southeast part of Brazil.The following hypotheses are adopted: all population in the 7 through 14 years bracket has the right to study in a public school; that the schools must have capacity to absorb them; that does not have differences between the schools, possessing all quality standard and, therefore, the criterion of option of the student is for the school closest to his residence. Data required includes: maps, census blocks, and school locations, all in digital form; census population data and school description, specially its capacity.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:34:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:2528Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
dc.title.alternative.en.fl_str_mv EVALUATION OF SCHOOL LOCATION WITH CAPACITATED AND UNCAPACITATED MODELS USING THE GIS TOOL: CASE STUDY OF THE CITY OF VITÓRIA/ES
title AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
spellingShingle AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS
title_short AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
title_full AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
title_fullStr AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
title_sort AVALIAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE ESCOLAS COM MODELO CAPACITADO E NÃO CAPACITADO E USO DE UMA FERRAMENTA GIS: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE VITÓRIA/ES
author FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS
author_facet FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02196557749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9306576520691089
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HELIO CORTES VIEIRA LOPES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALBERTO GABBAY CANEN
dc.contributor.referee4.fl_str_mv HAMILTON BEZERRA FRAGA DA SILVA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07106498785
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7657475097897726
dc.contributor.author.fl_str_mv FABRICIO BROSEGHINI BARCELOS
contributor_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
HELIO CORTES VIEIRA LOPES
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
ALBERTO GABBAY CANEN
HAMILTON BEZERRA FRAGA DA SILVA
description A presente dissertação está dividida em duas partes. Na primeira parte, o objetivo da dissertação é avaliar a atual localização de postos de serviços ou facilities, tal como maternidade, escolas e postos de saúde. A avaliação é feita no aspecto da distribuição espacial com uso do software Arcview-GIS (Geographic Information System) e no aspecto da capacidade ofertada, identificando regiões onde há excesso ou escassez de vagas. Na segunda parte apresenta-se uma experiência prática resultante do uso das técnicas de Pesquisa Operacional. Propõe-se duas novas localizações: a primeira através do Algoritmo de Pizzolato e a segunda obtida pela Relaxação Lagrangeana/Surrogate para modelos capacitados proposta por Lorena e Senne (2001). O estudo foi aplicado na localização de escolas públicas do ensino fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000 habitantes. São adotadas as seguintes hipóteses: que todas as crianças em idade escolar (7-14 anos), assim como aquelas fora dessa faixa, e que também demandam pelo sistema, devem estar em uma escola; que as escolas devem ter capacidade para absorvê-las; e que não há diferenças entre as escolas, possuindo todas o mesmo padrão de qualidade e, por isso, o critério de opção dos alunos é pela escola mais próxima de suas residências. Os dados requeridos incluem: mapas, setores censitários e posições da escola digitalizados; dados populacionais do censo e descrição da escola, especialmente sua capacidade.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2528@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324874241179648