Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa operacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382004000100007 |
Resumo: | O presente estudo está dividido em três partes. Na primeira parte, o objetivo do estudo é avaliar a atual localização das escolas públicas, identificando regiões onde há excesso ou escassez de vagas. Para a aplicação prática reportada, foram usados os setores censitários do IBGE, bem como suas informações de população escolarizável em cada setor, enquanto que para o cálculo dos diversos indicadores foi utilizado o software Arcview. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de relocalização resultante da aplicação do modelo da p-mediana. Essa proposta sugere uma distribuição ideal que leva em conta os rearranjos demográficos da área estudada. A terceira parte do estudo considera o modelo da p-mediana capacitado e refaz o estudo de relocalização, mas supondo unidades escolares com capacidade definida. O estudo foi conduzido com as escolas públicas do ensino fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000 habitantes, 271 setores censitários e 45.766 escolares na idade 7-14 anos. |
id |
SOBRAPO-1_8dba63de59144e1c18924912e87dc2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-74382004000100007 |
network_acronym_str |
SOBRAPO-1 |
network_name_str |
Pesquisa operacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ESlocalização de escolasmodelo das p-medianassistemas de informação geográficaO presente estudo está dividido em três partes. Na primeira parte, o objetivo do estudo é avaliar a atual localização das escolas públicas, identificando regiões onde há excesso ou escassez de vagas. Para a aplicação prática reportada, foram usados os setores censitários do IBGE, bem como suas informações de população escolarizável em cada setor, enquanto que para o cálculo dos diversos indicadores foi utilizado o software Arcview. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de relocalização resultante da aplicação do modelo da p-mediana. Essa proposta sugere uma distribuição ideal que leva em conta os rearranjos demográficos da área estudada. A terceira parte do estudo considera o modelo da p-mediana capacitado e refaz o estudo de relocalização, mas supondo unidades escolares com capacidade definida. O estudo foi conduzido com as escolas públicas do ensino fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000 habitantes, 271 setores censitários e 45.766 escolares na idade 7-14 anos.Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382004000100007Pesquisa Operacional v.24 n.1 2004reponame:Pesquisa operacional (Online)instname:Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)instacron:SOBRAPO10.1590/S0101-74382004000100007info:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos,Fabrício BroseghiniPizzolato,Nélio DominguesLorena,Luiz Antonio Nogueirapor2004-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-74382004000100007Revistahttp://www.scielo.br/popehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sobrapo@sobrapo.org.br1678-51420101-7438opendoar:2004-06-04T00:00Pesquisa operacional (Online) - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES |
title |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES |
spellingShingle |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES Barcelos,Fabrício Broseghini localização de escolas modelo das p-medianas sistemas de informação geográfica |
title_short |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES |
title_full |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES |
title_fullStr |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES |
title_full_unstemmed |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES |
title_sort |
Localização de escolas do ensino fundamental com modelos capacitado e não-capacitado: caso de Vitória/ES |
author |
Barcelos,Fabrício Broseghini |
author_facet |
Barcelos,Fabrício Broseghini Pizzolato,Nélio Domingues Lorena,Luiz Antonio Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Pizzolato,Nélio Domingues Lorena,Luiz Antonio Nogueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos,Fabrício Broseghini Pizzolato,Nélio Domingues Lorena,Luiz Antonio Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
localização de escolas modelo das p-medianas sistemas de informação geográfica |
topic |
localização de escolas modelo das p-medianas sistemas de informação geográfica |
description |
O presente estudo está dividido em três partes. Na primeira parte, o objetivo do estudo é avaliar a atual localização das escolas públicas, identificando regiões onde há excesso ou escassez de vagas. Para a aplicação prática reportada, foram usados os setores censitários do IBGE, bem como suas informações de população escolarizável em cada setor, enquanto que para o cálculo dos diversos indicadores foi utilizado o software Arcview. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de relocalização resultante da aplicação do modelo da p-mediana. Essa proposta sugere uma distribuição ideal que leva em conta os rearranjos demográficos da área estudada. A terceira parte do estudo considera o modelo da p-mediana capacitado e refaz o estudo de relocalização, mas supondo unidades escolares com capacidade definida. O estudo foi conduzido com as escolas públicas do ensino fundamental na cidade de Vitória/ES, com cerca de 300.000 habitantes, 271 setores censitários e 45.766 escolares na idade 7-14 anos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382004000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-74382004000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-74382004000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa Operacional v.24 n.1 2004 reponame:Pesquisa operacional (Online) instname:Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) instacron:SOBRAPO |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) |
instacron_str |
SOBRAPO |
institution |
SOBRAPO |
reponame_str |
Pesquisa operacional (Online) |
collection |
Pesquisa operacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa operacional (Online) - Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sobrapo@sobrapo.org.br |
_version_ |
1750318016271220736 |