CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, a investigação teve como fios condutores duas vertentes discursivas: uma teórica e outra empírica. Na vertente teórica estão as discussões sobre as categorias da racionalidade moderna e da modernização e suas implicações para a compreensão da identidade cultural, no âmbito do ensino do design no Amazonas. No que respeita à empiria e a partir da realização dos grupos focais, encontram-se os registros dos conceitos sobre identidade cultural, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, metodológicos e epistemológicos, a serem observados, no contexto do ensino do design no Amazonas, com vistas à consecução de processos de ensino contextualizados e assentes nas especificidades socioculturais desta porção do Brasil.
id PUC_RIO-1_7a28c83a3cdd45818eb185595c8e4abf
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:23428
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS IDENTIDADE CULTURAL E ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS 2013-04-05RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774WASHINGTON DIAS LESSA33025649704lattes.cnpq.br/5688019981916627RITA MARIA DE SOUZA COUTOJORGE LUIS PINTO RODRIGUESFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIROFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIROFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO39617408520ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, a investigação teve como fios condutores duas vertentes discursivas: uma teórica e outra empírica. Na vertente teórica estão as discussões sobre as categorias da racionalidade moderna e da modernização e suas implicações para a compreensão da identidade cultural, no âmbito do ensino do design no Amazonas. No que respeita à empiria e a partir da realização dos grupos focais, encontram-se os registros dos conceitos sobre identidade cultural, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, metodológicos e epistemológicos, a serem observados, no contexto do ensino do design no Amazonas, com vistas à consecução de processos de ensino contextualizados e assentes nas especificidades socioculturais desta porção do Brasil.This research has as objective to propose recommendations for design education in Amazonas, parting from the concept of cultural identity. By using a qualitative approach, through bibliographic research and the focal group technique, the investigation had for guidelines two discursive strands: one theoretical an the other empiric. In the theoretical strand there are discussions about categories of modern rationality as well as modernization and their implications for comprehending cultural identity, in the scope of design education in Amazonas. About the empirical aspect and parting from the focal groups accomplished, registries of concepts about cultural identity are found, and then read under a critical perspective which comes from the idea of social emancipation. The data obtained provided subsidies for indicating educational, methodological and epistemological principles to be observed in the context of design education in Amazonas, aiming at the attainment of contextualized educational processes, such processes also being based in the sociocultural specificities of this portion of Brazil.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE DOUTORADO NO PAÍS COM ESTÁGIO NO EXTERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:40Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:23428Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv IDENTIDADE CULTURAL E ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS
title CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
spellingShingle CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA
title_short CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
title_full CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
title_fullStr CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
title_full_unstemmed CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
title_sort CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA
author_facet ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00498488706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5874218092323774
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv WASHINGTON DIAS LESSA
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 33025649704
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5688019981916627
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JORGE LUIS PINTO RODRIGUES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 39617408520
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA
contributor_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
WASHINGTON DIAS LESSA
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
JORGE LUIS PINTO RODRIGUES
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
description Esta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, a investigação teve como fios condutores duas vertentes discursivas: uma teórica e outra empírica. Na vertente teórica estão as discussões sobre as categorias da racionalidade moderna e da modernização e suas implicações para a compreensão da identidade cultural, no âmbito do ensino do design no Amazonas. No que respeita à empiria e a partir da realização dos grupos focais, encontram-se os registros dos conceitos sobre identidade cultural, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, metodológicos e epistemológicos, a serem observados, no contexto do ensino do design no Amazonas, com vistas à consecução de processos de ensino contextualizados e assentes nas especificidades socioculturais desta porção do Brasil.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324918018179072