CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, a investigação teve como fios condutores duas vertentes discursivas: uma teórica e outra empírica. Na vertente teórica estão as discussões sobre as categorias da racionalidade moderna e da modernização e suas implicações para a compreensão da identidade cultural, no âmbito do ensino do design no Amazonas. No que respeita à empiria e a partir da realização dos grupos focais, encontram-se os registros dos conceitos sobre identidade cultural, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, metodológicos e epistemológicos, a serem observados, no contexto do ensino do design no Amazonas, com vistas à consecução de processos de ensino contextualizados e assentes nas especificidades socioculturais desta porção do Brasil. |
id |
PUC_RIO-1_7a28c83a3cdd45818eb185595c8e4abf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:23428 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS IDENTIDADE CULTURAL E ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS 2013-04-05RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774WASHINGTON DIAS LESSA33025649704lattes.cnpq.br/5688019981916627RITA MARIA DE SOUZA COUTOJORGE LUIS PINTO RODRIGUESFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIROFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIROFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO39617408520ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, a investigação teve como fios condutores duas vertentes discursivas: uma teórica e outra empírica. Na vertente teórica estão as discussões sobre as categorias da racionalidade moderna e da modernização e suas implicações para a compreensão da identidade cultural, no âmbito do ensino do design no Amazonas. No que respeita à empiria e a partir da realização dos grupos focais, encontram-se os registros dos conceitos sobre identidade cultural, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, metodológicos e epistemológicos, a serem observados, no contexto do ensino do design no Amazonas, com vistas à consecução de processos de ensino contextualizados e assentes nas especificidades socioculturais desta porção do Brasil.This research has as objective to propose recommendations for design education in Amazonas, parting from the concept of cultural identity. By using a qualitative approach, through bibliographic research and the focal group technique, the investigation had for guidelines two discursive strands: one theoretical an the other empiric. In the theoretical strand there are discussions about categories of modern rationality as well as modernization and their implications for comprehending cultural identity, in the scope of design education in Amazonas. About the empirical aspect and parting from the focal groups accomplished, registries of concepts about cultural identity are found, and then read under a critical perspective which comes from the idea of social emancipation. The data obtained provided subsidies for indicating educational, methodological and epistemological principles to be observed in the context of design education in Amazonas, aiming at the attainment of contextualized educational processes, such processes also being based in the sociocultural specificities of this portion of Brazil.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE DOUTORADO NO PAÍS COM ESTÁGIO NO EXTERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:40Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:23428Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
IDENTIDADE CULTURAL E ENSINO DO DESIGN NO AMAZONAS |
title |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS |
spellingShingle |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA |
title_short |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS |
title_full |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS |
title_fullStr |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS |
title_full_unstemmed |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS |
title_sort |
CULTURAL IDENTITY AND DESIGN EDUCATION IN AMAZONAS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA |
author_facet |
ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00498488706 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5874218092323774 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
WASHINGTON DIAS LESSA |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
33025649704 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5688019981916627 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JORGE LUIS PINTO RODRIGUES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
39617408520 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALEXANDRE SANTOS DE OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO WASHINGTON DIAS LESSA RITA MARIA DE SOUZA COUTO JORGE LUIS PINTO RODRIGUES FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para o ensino do design no Amazonas a partir do conceito de identidade cultural. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e da técnica do grupo focal, a investigação teve como fios condutores duas vertentes discursivas: uma teórica e outra empírica. Na vertente teórica estão as discussões sobre as categorias da racionalidade moderna e da modernização e suas implicações para a compreensão da identidade cultural, no âmbito do ensino do design no Amazonas. No que respeita à empiria e a partir da realização dos grupos focais, encontram-se os registros dos conceitos sobre identidade cultural, lidos sob uma perspectiva crítica que advém da ideia de emancipação social. Os dados obtidos forneceram subsídios para a indicação de princípios pedagógicos, metodológicos e epistemológicos, a serem observados, no contexto do ensino do design no Amazonas, com vistas à consecução de processos de ensino contextualizados e assentes nas especificidades socioculturais desta porção do Brasil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23428@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM DESIGN |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324918018179072 |