[en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIL BARRETO DE GOES
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35734
Resumo: [pt] Com crescente número de sites de consumo colaborativo, cresce também a necessidade de se criar ambientes online que permitam a geração de confiança entre indivíduos desconhecidos a partir de sistemas de reputação. Os sistemas de reputação online têm a função de coletar informações de comportamentos passados dos usuários para tentar prever seus comportamentos futuros. Diversos estudos sobre o assunto surgiram nos últimos anos, porém esses estudos apresentam definições de reputação online e descrições de sistemas de reputação que desconsideram o indivíduo, alvo da reputação, como agente formador de sua própria reputação, ou seja, para esses estudos, a reputação de um indivíduo pode ser influenciada apenas por terceiros. Este estudo esteve focado na geração de reputação em sites de hospedagem entre indivíduos, ou seja, sites que possibilitam que anfitriões (prestadores de serviço) aluguem seus imóveis ou parte deles, como um quarto, para hóspedes (consumidores), que na maioria das vezes são desconhecidas. O objetivo desse estudo foi investigar se o alvo da reputação (anfitrião) poderia ser um agente influenciador de sua própria reputação online e se essa influência poderia gerar informações formadoras de reputação com mais qualidade. Além disso, buscou-se saber se esse envolvimento ativo do anfitrião gerou reputações mais precisas e consequentemente afetou a confiança e a desconfirmação de terceiros. Para realizar esse estudo, foi proposto um novo modelo gerador de reputações online e foram realizados 4 experimentos que buscaram investigar a influência do alvo da reputação: (1) na qualidade das suas informações de reputação; (2) na percepção de sua reputação por terceiros; (3) no impacto na confiança online de terceiros sobre ele; (4) e na confirmação (ou desconfirmação) da expectativa de seus parceiros de transação. Este trabalho contribui para literatura oferecendo uma nova definição para o construto reputação online. Ele também provê um novo método capaz de capturar informações de reputação mais acuradas e confiáveis, que se adotado por empresas de hospedagem online podem proporcionar a seus usuários informações mais relevantes para a escolha de anfitriões.
id PUC_RIO-1_7a7516323c99b5b21ac1056f4fb76091
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35734
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST[pt] SISTEMA DE REPUTAÇÃO ONLINE: A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES DO ANFITRIÃO NA GERAÇÃO DE SUA REPUTAÇÃO EM RELAÇÃO À EXPECTATIVA E À CONFIANÇA DO HÓSPEDE[pt] EXPECTATIVAS[pt] DESCONFIRMACAO[pt] CONFIANCA ONLINE[pt] REPUTACAO ONLINE[pt] QUALIDADE DA INFORMACAO[en] EXPECTATIONS[en] DISCONFIRMATION[en] ONLINE TRUST[en] ONLINE REPUTATION[en] INFORMATION QUALITY[pt] Com crescente número de sites de consumo colaborativo, cresce também a necessidade de se criar ambientes online que permitam a geração de confiança entre indivíduos desconhecidos a partir de sistemas de reputação. Os sistemas de reputação online têm a função de coletar informações de comportamentos passados dos usuários para tentar prever seus comportamentos futuros. Diversos estudos sobre o assunto surgiram nos últimos anos, porém esses estudos apresentam definições de reputação online e descrições de sistemas de reputação que desconsideram o indivíduo, alvo da reputação, como agente formador de sua própria reputação, ou seja, para esses estudos, a reputação de um indivíduo pode ser influenciada apenas por terceiros. Este estudo esteve focado na geração de reputação em sites de hospedagem entre indivíduos, ou seja, sites que possibilitam que anfitriões (prestadores de serviço) aluguem seus imóveis ou parte deles, como um quarto, para hóspedes (consumidores), que na maioria das vezes são desconhecidas. O objetivo desse estudo foi investigar se o alvo da reputação (anfitrião) poderia ser um agente influenciador de sua própria reputação online e se essa influência poderia gerar informações formadoras de reputação com mais qualidade. Além disso, buscou-se saber se esse envolvimento ativo do anfitrião gerou reputações mais precisas e consequentemente afetou a confiança e a desconfirmação de terceiros. Para realizar esse estudo, foi proposto um novo modelo gerador de reputações online e foram realizados 4 experimentos que buscaram investigar a influência do alvo da reputação: (1) na qualidade das suas informações de reputação; (2) na percepção de sua reputação por terceiros; (3) no impacto na confiança online de terceiros sobre ele; (4) e na confirmação (ou desconfirmação) da expectativa de seus parceiros de transação. Este trabalho contribui para literatura oferecendo uma nova definição para o construto reputação online. Ele também provê um novo método capaz de capturar informações de reputação mais acuradas e confiáveis, que se adotado por empresas de hospedagem online podem proporcionar a seus usuários informações mais relevantes para a escolha de anfitriões.[en] With the growing number of collaborative consumption websites, there is also a growing need to create online environments, and online reputation systems that enable the creation of trust among unacquainted individuals. The function of online reputation systems is to collect and store information about the past behaviors of users and use it as a predictor of future behavior. In recent years, several studies on this subject have emerged, however, they present definitions of online reputation and descriptions of reputation systems that disregard the reputed individual as an agent in the creation of his/her own reputation. That implies that an individual s online reputation is solely determined by third parties, and that he/she plays no role in that process. This study focused on the generation of reputation parameters in peer-to-peer hospitality websites. These websites allow hosts (service providers) to rent their home, or part of it, such as in the case a single room, to guests (consumers) who are often unknown to them. The purpose of this study was to investigate whether the reputation target (the host) could be an influencing agent in the formation of his/her own online reputation. Moreover, it sought to whether this active involvement of the host was likely to generate more accurate information about the his/her reputation, thus affecting the levels of trust and disconfirmations of guests. To develop this study, a new model for the generation of online reputation was proposed, and four experiments were carried out to investigate the influence of the reputation target (host): (1) on the quality of its reputation information; (2) on the perception of the host s reputation by third parties; (3) on the levels online trust that third parties (guests) display in relation to the host; and (4) on the confirmation (or disconfirmation) of these third-party expectations. This paper contributes to literature by offering a new approach to the online reputation construct. It also provides a novel method for the construction of more accurate and reliable online reputation parameters, which, if adopted by online hospitality companies could provide their users with subsidies to make better informed choices regarding hosts.MAXWELLJORGE BRANTES FERREIRAJORGE BRANTES FERREIRAGIL BARRETO DE GOES2018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35734porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35734Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
[pt] SISTEMA DE REPUTAÇÃO ONLINE: A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES DO ANFITRIÃO NA GERAÇÃO DE SUA REPUTAÇÃO EM RELAÇÃO À EXPECTATIVA E À CONFIANÇA DO HÓSPEDE
title [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
spellingShingle [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
GIL BARRETO DE GOES
[pt] EXPECTATIVAS
[pt] DESCONFIRMACAO
[pt] CONFIANCA ONLINE
[pt] REPUTACAO ONLINE
[pt] QUALIDADE DA INFORMACAO
[en] EXPECTATIONS
[en] DISCONFIRMATION
[en] ONLINE TRUST
[en] ONLINE REPUTATION
[en] INFORMATION QUALITY
title_short [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
title_full [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
title_fullStr [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
title_full_unstemmed [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
title_sort [en] ONLINE REPUTATION SYSTEM: THE IMPORTANCE OF HOST INFORMATION ON THE GENERATION OF HIS REPUTATION IN RELATION TO GUESTS EXPECTATION AND TRUST
author GIL BARRETO DE GOES
author_facet GIL BARRETO DE GOES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv GIL BARRETO DE GOES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EXPECTATIVAS
[pt] DESCONFIRMACAO
[pt] CONFIANCA ONLINE
[pt] REPUTACAO ONLINE
[pt] QUALIDADE DA INFORMACAO
[en] EXPECTATIONS
[en] DISCONFIRMATION
[en] ONLINE TRUST
[en] ONLINE REPUTATION
[en] INFORMATION QUALITY
topic [pt] EXPECTATIVAS
[pt] DESCONFIRMACAO
[pt] CONFIANCA ONLINE
[pt] REPUTACAO ONLINE
[pt] QUALIDADE DA INFORMACAO
[en] EXPECTATIONS
[en] DISCONFIRMATION
[en] ONLINE TRUST
[en] ONLINE REPUTATION
[en] INFORMATION QUALITY
description [pt] Com crescente número de sites de consumo colaborativo, cresce também a necessidade de se criar ambientes online que permitam a geração de confiança entre indivíduos desconhecidos a partir de sistemas de reputação. Os sistemas de reputação online têm a função de coletar informações de comportamentos passados dos usuários para tentar prever seus comportamentos futuros. Diversos estudos sobre o assunto surgiram nos últimos anos, porém esses estudos apresentam definições de reputação online e descrições de sistemas de reputação que desconsideram o indivíduo, alvo da reputação, como agente formador de sua própria reputação, ou seja, para esses estudos, a reputação de um indivíduo pode ser influenciada apenas por terceiros. Este estudo esteve focado na geração de reputação em sites de hospedagem entre indivíduos, ou seja, sites que possibilitam que anfitriões (prestadores de serviço) aluguem seus imóveis ou parte deles, como um quarto, para hóspedes (consumidores), que na maioria das vezes são desconhecidas. O objetivo desse estudo foi investigar se o alvo da reputação (anfitrião) poderia ser um agente influenciador de sua própria reputação online e se essa influência poderia gerar informações formadoras de reputação com mais qualidade. Além disso, buscou-se saber se esse envolvimento ativo do anfitrião gerou reputações mais precisas e consequentemente afetou a confiança e a desconfirmação de terceiros. Para realizar esse estudo, foi proposto um novo modelo gerador de reputações online e foram realizados 4 experimentos que buscaram investigar a influência do alvo da reputação: (1) na qualidade das suas informações de reputação; (2) na percepção de sua reputação por terceiros; (3) no impacto na confiança online de terceiros sobre ele; (4) e na confirmação (ou desconfirmação) da expectativa de seus parceiros de transação. Este trabalho contribui para literatura oferecendo uma nova definição para o construto reputação online. Ele também provê um novo método capaz de capturar informações de reputação mais acuradas e confiáveis, que se adotado por empresas de hospedagem online podem proporcionar a seus usuários informações mais relevantes para a escolha de anfitriões.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35734
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35734@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822612184858624