O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão, Tatiana Beatriz Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28845
Resumo: A internet é hoje em dia uma plataforma através da qual são realizadas transações. As vantagens que este canal online oferece enquanto disponibilidade e diversidade de bens e serviços é incomparável com os bens e serviços que os consumidores têm disponíveis no canal dito tradicional, com um mesmo esforço. Não é de estranhar que os consumidores procurem no canal online ofertas vantajosas para as suas necessidades e desejos. Todas as empresas procuram dar aos seus clientes vantagens para que as transações sejam realizadas no canal online, e são inúmeros os consumidores que procuram as melhores ofertas, ao melhor preço de acordo com os padrões desejados, independentemente dos esforços das marcas. No online os preços mais reduzidos são um fator bastante considerado. Considerando a dificuldade que tem sido evidenciada pelas empresas em conseguir aumentar a lealdade dos clientes online e também por estudos anteriormente realizados, esta dissertação propõe um modelo de investigação que visa contribuir para a identificação dos fatores que influenciem a lealdade no canal online. Assim, do modelo elaborado, procurou-se recolher dados através de um questionário online, autoadministrado, do qual resultaram 251 observações. Recorrendo a testes estatísticos paramétricos, como a regressão linear múltipla, este trabalho obteve conclusões consideradas importantes para a comunidade científica e para o mundo empresarial. Neste sentido, o estudo identificou que a reputação da marca e as caraterísticas dos websites são fundamentais para a existência da lealdade online. De modo que, as empresas deverão considerar que a sua reputação é cada vez mais importante no âmbito online, mas também o desenvolvimento de um website cujas caraterísticas proporcionem melhor contacto com a loja virtual. Todavia, por esta dissertação ter apresentado algumas limitações sugerem-se novas investigações futuras no âmbito do marketing relacional, mais propriamente em torno da lealdade online. ,
id RCAP_fdd5f57f1adb756dbfc51c60d40fa98e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade onlineLealdade onlineReputação da marcaCaraterísticas dos websitesSatisfação onlineConfiança onlineA internet é hoje em dia uma plataforma através da qual são realizadas transações. As vantagens que este canal online oferece enquanto disponibilidade e diversidade de bens e serviços é incomparável com os bens e serviços que os consumidores têm disponíveis no canal dito tradicional, com um mesmo esforço. Não é de estranhar que os consumidores procurem no canal online ofertas vantajosas para as suas necessidades e desejos. Todas as empresas procuram dar aos seus clientes vantagens para que as transações sejam realizadas no canal online, e são inúmeros os consumidores que procuram as melhores ofertas, ao melhor preço de acordo com os padrões desejados, independentemente dos esforços das marcas. No online os preços mais reduzidos são um fator bastante considerado. Considerando a dificuldade que tem sido evidenciada pelas empresas em conseguir aumentar a lealdade dos clientes online e também por estudos anteriormente realizados, esta dissertação propõe um modelo de investigação que visa contribuir para a identificação dos fatores que influenciem a lealdade no canal online. Assim, do modelo elaborado, procurou-se recolher dados através de um questionário online, autoadministrado, do qual resultaram 251 observações. Recorrendo a testes estatísticos paramétricos, como a regressão linear múltipla, este trabalho obteve conclusões consideradas importantes para a comunidade científica e para o mundo empresarial. Neste sentido, o estudo identificou que a reputação da marca e as caraterísticas dos websites são fundamentais para a existência da lealdade online. De modo que, as empresas deverão considerar que a sua reputação é cada vez mais importante no âmbito online, mas também o desenvolvimento de um website cujas caraterísticas proporcionem melhor contacto com a loja virtual. Todavia, por esta dissertação ter apresentado algumas limitações sugerem-se novas investigações futuras no âmbito do marketing relacional, mais propriamente em torno da lealdade online. ,Repositório ComumSerrão, Tatiana Beatriz Carvalho2019-06-11T15:12:03Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28845201959739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:12.618252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
title O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
spellingShingle O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
Serrão, Tatiana Beatriz Carvalho
Lealdade online
Reputação da marca
Caraterísticas dos websites
Satisfação online
Confiança online
title_short O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
title_full O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
title_fullStr O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
title_full_unstemmed O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
title_sort O impacto dos Websites e da reputação da marca na Lealdade online
author Serrão, Tatiana Beatriz Carvalho
author_facet Serrão, Tatiana Beatriz Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão, Tatiana Beatriz Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade online
Reputação da marca
Caraterísticas dos websites
Satisfação online
Confiança online
topic Lealdade online
Reputação da marca
Caraterísticas dos websites
Satisfação online
Confiança online
description A internet é hoje em dia uma plataforma através da qual são realizadas transações. As vantagens que este canal online oferece enquanto disponibilidade e diversidade de bens e serviços é incomparável com os bens e serviços que os consumidores têm disponíveis no canal dito tradicional, com um mesmo esforço. Não é de estranhar que os consumidores procurem no canal online ofertas vantajosas para as suas necessidades e desejos. Todas as empresas procuram dar aos seus clientes vantagens para que as transações sejam realizadas no canal online, e são inúmeros os consumidores que procuram as melhores ofertas, ao melhor preço de acordo com os padrões desejados, independentemente dos esforços das marcas. No online os preços mais reduzidos são um fator bastante considerado. Considerando a dificuldade que tem sido evidenciada pelas empresas em conseguir aumentar a lealdade dos clientes online e também por estudos anteriormente realizados, esta dissertação propõe um modelo de investigação que visa contribuir para a identificação dos fatores que influenciem a lealdade no canal online. Assim, do modelo elaborado, procurou-se recolher dados através de um questionário online, autoadministrado, do qual resultaram 251 observações. Recorrendo a testes estatísticos paramétricos, como a regressão linear múltipla, este trabalho obteve conclusões consideradas importantes para a comunidade científica e para o mundo empresarial. Neste sentido, o estudo identificou que a reputação da marca e as caraterísticas dos websites são fundamentais para a existência da lealdade online. De modo que, as empresas deverão considerar que a sua reputação é cada vez mais importante no âmbito online, mas também o desenvolvimento de um website cujas caraterísticas proporcionem melhor contacto com a loja virtual. Todavia, por esta dissertação ter apresentado algumas limitações sugerem-se novas investigações futuras no âmbito do marketing relacional, mais propriamente em torno da lealdade online. ,
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01T00:00:00Z
2018-06-01T00:00:00Z
2019-06-11T15:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28845
201959739
url http://hdl.handle.net/10400.26/28845
identifier_str_mv 201959739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026047700992