[pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: INDIRA ALVES FRANCA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11066
Resumo: [pt] Esta dissertação analisa a experiência da gestão educacional em Tocantins, no período de 2000 a 2006, com o objetivo de identificar suas principais características e verificar possíveis impactos nos indicadores educacionais do estado. Ao longo do período analisado, a Secretaria de Educação e Cultura de Tocantins teve seu trabalho orientado por um processo de planejamento estratégico e esteve comprometida com a qualificação profissional e com a melhoria dos seus indicadores educacionais. Entre os programas e ações implantados, destacam-se: o Planejamento Estratégico da Secretaria (Pes), o programa Escola Compartilhada de Gestão Comunitária, a Formação Continuada de Gestores Escolares (Progestão), a Formação Continuada de Professores, o programa Evasão Escolar Nota Zero e o processo de seleção de diretores de unidade escolar. A gestão educacional de Tocantins é analisada a partir da revisão da literatura sobre o tema, do estudo de documentos oficiais, de entrevistas com membros da equipe gestora da secretaria e da análise da evolução dos principais indicadores educacionais do estado, a saber: acesso, fluxo (aprovação, reprovação e abandono) e desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio. A análise dos dados mostra que houve melhora no acesso, e no fluxo escolar, tanto no ensino fundamental quanto no Ensino Médio. E também houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos tocantinenses avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica na 4a série do Ensino Fundamental e no 3º ano do ensino médio, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.
id PUC_RIO-1_7e3a7c2ffd21bfff8b653351c357c162
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11066
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS [en] TOCANTINS EDUCACIONAL MANAGEMENT [pt] PLANEJAMENTO ESTRATEGICO[pt] MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACAO BASICA[pt] GESTAO EDUCACIONAL[pt] POLITICA EDUCACIONAL[en] STRATEGIC PLANNING[en] IMPROVEMENT OF THE QUALITY OF BASIC EDUCATION[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT[en] EDUCATIONAL POLICY[pt] Esta dissertação analisa a experiência da gestão educacional em Tocantins, no período de 2000 a 2006, com o objetivo de identificar suas principais características e verificar possíveis impactos nos indicadores educacionais do estado. Ao longo do período analisado, a Secretaria de Educação e Cultura de Tocantins teve seu trabalho orientado por um processo de planejamento estratégico e esteve comprometida com a qualificação profissional e com a melhoria dos seus indicadores educacionais. Entre os programas e ações implantados, destacam-se: o Planejamento Estratégico da Secretaria (Pes), o programa Escola Compartilhada de Gestão Comunitária, a Formação Continuada de Gestores Escolares (Progestão), a Formação Continuada de Professores, o programa Evasão Escolar Nota Zero e o processo de seleção de diretores de unidade escolar. A gestão educacional de Tocantins é analisada a partir da revisão da literatura sobre o tema, do estudo de documentos oficiais, de entrevistas com membros da equipe gestora da secretaria e da análise da evolução dos principais indicadores educacionais do estado, a saber: acesso, fluxo (aprovação, reprovação e abandono) e desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio. A análise dos dados mostra que houve melhora no acesso, e no fluxo escolar, tanto no ensino fundamental quanto no Ensino Médio. E também houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos tocantinenses avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica na 4a série do Ensino Fundamental e no 3º ano do ensino médio, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.[en] This dissertation analyses the experience of educational management in Tocantins, between 2000 and 2005. The purpose of this research is to find out the main characteristics and verify possible impacts in the educational indicators of the state. Through the period analyzed, the Education and Culture Secretariat of Tocantins had its work oriented into a strategic planning process, which was compromised with the professional qualification and the improvement of its educational indicators. Among the programs and actions implemented, the most important are: the Strategic Planning of the Secretary (PES); Shared Management Communitary School program; Continuing Formation of the Educational Managers (Progestão), the Continuing Formation of the Teachers; the -Zero Grade- Droup-out program and the selection process of the directors of educational units. The Tocantins educational management is analyzed through the literature review about this theme, the study from official documents, interviews with the management team of the secretariat and the analysis of the progression of the main educational indicators of the state: access, student flows (approval, failure, drop-out) and the performance of the students of primary and secondary school. The data analysis shows that there was an improvement in access and an improvement of the student flows, there was an increase in approved and a decrease in the drop-out rates, in the primary and in the secondary school. Finally, there was a significant improvement in the performance of the Tocantins students evaluated for the System of Evaluation of Basic Education (Saeb) in the 4th year of primary school and the 3rd year of secondary school both in Portuguese.MAXWELLALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOINDIRA ALVES FRANCA2007-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11066porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11066Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
[en] TOCANTINS EDUCACIONAL MANAGEMENT
title [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
spellingShingle [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
INDIRA ALVES FRANCA
[pt] PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
[pt] MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACAO BASICA
[pt] GESTAO EDUCACIONAL
[pt] POLITICA EDUCACIONAL
[en] STRATEGIC PLANNING
[en] IMPROVEMENT OF THE QUALITY OF BASIC EDUCATION
[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT
[en] EDUCATIONAL POLICY
title_short [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
title_full [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
title_fullStr [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
title_full_unstemmed [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
title_sort [pt] A GESTÃO EDUCACIONAL EM TOCANTINS
author INDIRA ALVES FRANCA
author_facet INDIRA ALVES FRANCA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.author.fl_str_mv INDIRA ALVES FRANCA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
[pt] MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACAO BASICA
[pt] GESTAO EDUCACIONAL
[pt] POLITICA EDUCACIONAL
[en] STRATEGIC PLANNING
[en] IMPROVEMENT OF THE QUALITY OF BASIC EDUCATION
[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT
[en] EDUCATIONAL POLICY
topic [pt] PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
[pt] MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCACAO BASICA
[pt] GESTAO EDUCACIONAL
[pt] POLITICA EDUCACIONAL
[en] STRATEGIC PLANNING
[en] IMPROVEMENT OF THE QUALITY OF BASIC EDUCATION
[en] EDUCATIONAL MANAGEMENT
[en] EDUCATIONAL POLICY
description [pt] Esta dissertação analisa a experiência da gestão educacional em Tocantins, no período de 2000 a 2006, com o objetivo de identificar suas principais características e verificar possíveis impactos nos indicadores educacionais do estado. Ao longo do período analisado, a Secretaria de Educação e Cultura de Tocantins teve seu trabalho orientado por um processo de planejamento estratégico e esteve comprometida com a qualificação profissional e com a melhoria dos seus indicadores educacionais. Entre os programas e ações implantados, destacam-se: o Planejamento Estratégico da Secretaria (Pes), o programa Escola Compartilhada de Gestão Comunitária, a Formação Continuada de Gestores Escolares (Progestão), a Formação Continuada de Professores, o programa Evasão Escolar Nota Zero e o processo de seleção de diretores de unidade escolar. A gestão educacional de Tocantins é analisada a partir da revisão da literatura sobre o tema, do estudo de documentos oficiais, de entrevistas com membros da equipe gestora da secretaria e da análise da evolução dos principais indicadores educacionais do estado, a saber: acesso, fluxo (aprovação, reprovação e abandono) e desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio. A análise dos dados mostra que houve melhora no acesso, e no fluxo escolar, tanto no ensino fundamental quanto no Ensino Médio. E também houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos tocantinenses avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica na 4a série do Ensino Fundamental e no 3º ano do ensino médio, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11066
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11066@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822566327484416