A Concepção de gestão da educação básica na formulação da política de planejamento educacional do Brasil e do Paraguai
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4902 |
Resumo: | A presente dissertação está vinculada a linha de Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Stricto Sensu (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem como objetivo geral analisar a concepção de gestão educacional que os Planos de Educação para a educação básica do Brasil e do Paraguai apresentam. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos: apreender a concepção de Planejamento e de gestão educacional na literatura educacional, em especial a de gestão democrática e de gestão gerencial da educação; compreender a normatização da gestão educacional na legislação brasileira e paraguaia para a educação básica; identificar similitudes e diferenças da gestão no Planejamento educacional na legislação do Brasil e do Paraguai, mais especificamente em seus planos de educação. Por meio desses objetivos, a pesquisa buscou responder a seguinte problemática: Qual a concepção de gestão educacional presente no Plano Nacional de Educação (PNE) do Brasil e no Plan Nacional de Educación 2024 do Paraguai? Para atingirmos a elucidação dessa questão norteadora, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e estudo comparado. Teve como fontes bibliográficas artigos em periódicos, livros e capítulos de livros que tratam do PNE e gestão educacional, em especial da gestão democrática e da gestão gerencial da educação; e como fontes documentais a normatização educacional do Brasil e do Paraguai que tratam da gestão educacional, e, em especial, os PNEs desses países. Concluiu-se que a gestão educacional tanto na legislação educacional do Brasil como do Paraguai, em especial o PNE (2009) e o PNE (2014), tem um hibridismo na concepção de gestão educacional, ao apresentarem características da gestão democrática e da gestão gerencial. E aos Planos de Educação do Brasil e do Paraguai supracitados apresentarem tais características da gestão gerencial, colocam o Planejamento Educacional desses países em consonância com a agenda dos tratados internacionais dos quais eles são signatários. |
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Tem como objetivo geral analisar a concepção de gestão educacional que os Planos de Educação para a educação básica do Brasil e do Paraguai apresentam. Para tanto, elencou-se como objetivos específicos: apreender a concepção de Planejamento e de gestão educacional na literatura educacional, em especial a de gestão democrática e de gestão gerencial da educação; compreender a normatização da gestão educacional na legislação brasileira e paraguaia para a educação básica; identificar similitudes e diferenças da gestão no Planejamento educacional na legislação do Brasil e do Paraguai, mais especificamente em seus planos de educação. Por meio desses objetivos, a pesquisa buscou responder a seguinte problemática: Qual a concepção de gestão educacional presente no Plano Nacional de Educação (PNE) do Brasil e no Plan Nacional de Educación 2024 do Paraguai? Para atingirmos a elucidação dessa questão norteadora, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e estudo comparado. Teve como fontes bibliográficas artigos em periódicos, livros e capítulos de livros que tratam do PNE e gestão educacional, em especial da gestão democrática e da gestão gerencial da educação; e como fontes documentais a normatização educacional do Brasil e do Paraguai que tratam da gestão educacional, e, em especial, os PNEs desses países. Concluiu-se que a gestão educacional tanto na legislação educacional do Brasil como do Paraguai, em especial o PNE (2009) e o PNE (2014), tem um hibridismo na concepção de gestão educacional, ao apresentarem características da gestão democrática e da gestão gerencial. E aos Planos de Educação do Brasil e do Paraguai supracitados apresentarem tais características da gestão gerencial, colocam o Planejamento Educacional desses países em consonância com a agenda dos tratados internacionais dos quais eles são signatários.This dissertation is connected to the Education Policies and Management line, from the Post Graduate Program in Education, Stricto Sensu (PPGEdu), from the Education School (FAED), from the Federal University of Grande Dourados (UFGD). The general objective of this dissertation is to analyze the concept of educational management that the Education Plans present for the compulsory education in Brazil and in Paraguay. For that, it was listed as specific objectives: to apprehend the concept of Planning and educational management in the educational literature, especially the concept of democratic management and management of education; understand the standardization of educational management in Brazilian and Paraguayan legislation for basic education; to identify similarities and differences of the management in the Educational Planning in the legislation of Brazil and Paraguay, more specifically in their education plans. Through these objectives, the research sought to answer the following problem: What is the concept of educational management present in the National Education Plan (PNE) in Brazil and in the Plan Nacional de Educación 2024 in Paraguay? To reach the elucidation of this guiding question, a qualitative research was developed through bibliographic survey, documentary research and comparative study. The bibliographic sources of this dissertation included articles in periodicals, books and book chapters that deal with the PNE and educational management, in particular the democratic management and the management of education; and as documentary sources the educational norms of Brazil and Paraguay that deal with educational management, and, in particular, the PNEs of these countries. It was concluded that educational management in the educational legislation of Brazil and Paraguay, in particular the PNE (2009) and the PNE (2014), has a hybridism in the concept of educational management, when presenting characteristics of democratic management and managerial management. And the Education Plans of Brazil and Paraguay mentioned above present such characteristics of managerial management, place the Educational Planning of these countries in line with the agenda of the international treaties to which they are signatories.Esta dissertación está vinculada a la línea Políticas y Gestión Educativa, del Programa de Posgraduación en Educación, Stricto Sensu (PPGEdu), de la Facultad de Educación (FAED), de la Universidad Federal de Grande Dourados (UFGD). Su objetivo general es analizar el conceptión de gestión educativa que presentan los Planes de Educación para la educación básica en Brasil y Paraguay. Para ello, se enumeró como objetivos específicos: aprehender el concepción de Planificación y gestión educativa en la literatura educativa, en especial el de gestión democrática y gestión gerencial; comprender la estandarización de la gestión educativa en la legislación brasileña y paraguaya para la educación básica; identificar similitudes y diferencias de la gestión en la Planificación Educativa en la legislación de Brasil y Paraguay, más específicamente en sus planes educativos. Através de estos objetivos, la investigación buscó dar respuesta a la siguiente problemática: ¿Cuál es el concepción de gestión educativa presente en el Plan Nacional de Educación (PNE) en Brasil y en el Plan Nacional de Educación 2024 en Paraguay? Para llegar a la elucidación de esta pregunta orientadora, se desarrolló una investigación cualitativa a través del levantamiento bibliográfico, la investigación documental y el estudio comparativo. Sus fuentes bibliográficas incluyen artículos en revistas, libros y capítulos de libros que tratan sobre el PNE y la gestión educativa, en particular la gestión democrática y la gestión de la gestión de la educación; y como fuentes documentales las normas educativas de Brasil y Paraguay que tratan de la gestión educativa y, en particular, los PNE de estos países. Se concluyó que la gestión educativa en la legislación educativa de Brasil y Paraguay, en particular el PNE (2009) y el PNE (2014), tiene un hibridismo en el concepción de gestión educativa, al presentar características de gestión democrática y gestión gerencial. Y los Planes de Educación de Brasil y Paraguay antes mencionados presentan tales características de gestión gerencial, colocan la Planificación Educativa de estos países en línea con la agenda de los tratados internacionales de los que son signatarios.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-06T19:29:37Z No. of bitstreams: 1 PamelaCaetanoGimenes.pdf: 959260 bytes, checksum: 11a20c59d48b7b330f8060391fbb895b (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-06T19:29:37Z (GMT). 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