OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAYRA TERRA MALUF DE ARAUJO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@2
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo acerca das fronteiras entre o Campo do Design, o Campo da Arte e o Campo do Artesanato. Compreendemos que ambos se encontram por serem percebidos hegemonicamente como profissões resultantes de uma prática criativa, e desse modo analisaremos quais as semelhanças e distinções entre os produtos ou mercadorias que circulam entre n ó s e como são legitimados para o consumo. Com base no que se entende hoje por criatividade, conduziremos uma argumentação pautada na figura do artista e na construção histórica da crença do gênio criativo e autônomo. Em uma sociedade cuja a estrutura fundamental de consumo é capitalista, desejamos localizar a inserção do artista, do designer e do artesão neste cenário comercial. Analisaremos também o que é tido como cultura erudita e cultura popular, em razão de que essas noções estão intimamente conectadas com as práticas profissionais em questão. Do mesmo modo, examinaremos o valor de uso e o valor de troca simbólica do s objetos, entre o público consumidor e nos espaços destinados a venda e a exposição das obras de arte, das peças de artesanato e dos objetos de design. Esta pesquisa se desenvolve em um contexto brasileiro e apresentaremos uma investigação empírica realizada com artesãos, artistas e designers nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoa. Enfim, desejamos verificar como se constituem as diferenciações simbólicas destes objetos tidos como especiais em relação aos demais, e como podemos estabelecer classificações que possam distinguir cada campo específico e os profissionais que neles atuam.
id PUC_RIO-1_7ebe5fa9951e082a3be8caeba81fe915
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:44099
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICESOBJETOS DE DESIGN, PEÇAS ARTESANAIS E OBRAS DE ARTE: SIMILARIDADES E DISTINÇÕES DAS PRÁTICAS CRIATIVAS2018-12-14ALBERTO CIPINIUK34464867715lattes.cnpq.br/3763621130181471IRINA ARAGAO DOS SANTOSlattes.cnpq.br/8361386460154458ALBERTO CIPINIUKCARLOS EDUARDO FELIX DA COSTAFABIANA OLIVEIRA HEINRICHFABIANA OLIVEIRA HEINRICHIRINA ARAGAO DOS SANTOS13983934790lattes.cnpq.br/4730714328974906MAYRA TERRA MALUF DE ARAUJOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo acerca das fronteiras entre o Campo do Design, o Campo da Arte e o Campo do Artesanato. Compreendemos que ambos se encontram por serem percebidos hegemonicamente como profissões resultantes de uma prática criativa, e desse modo analisaremos quais as semelhanças e distinções entre os produtos ou mercadorias que circulam entre n ó s e como são legitimados para o consumo. Com base no que se entende hoje por criatividade, conduziremos uma argumentação pautada na figura do artista e na construção histórica da crença do gênio criativo e autônomo. Em uma sociedade cuja a estrutura fundamental de consumo é capitalista, desejamos localizar a inserção do artista, do designer e do artesão neste cenário comercial. Analisaremos também o que é tido como cultura erudita e cultura popular, em razão de que essas noções estão intimamente conectadas com as práticas profissionais em questão. Do mesmo modo, examinaremos o valor de uso e o valor de troca simbólica do s objetos, entre o público consumidor e nos espaços destinados a venda e a exposição das obras de arte, das peças de artesanato e dos objetos de design. Esta pesquisa se desenvolve em um contexto brasileiro e apresentaremos uma investigação empírica realizada com artesãos, artistas e designers nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoa. Enfim, desejamos verificar como se constituem as diferenciações simbólicas destes objetos tidos como especiais em relação aos demais, e como podemos estabelecer classificações que possam distinguir cada campo específico e os profissionais que neles atuam.This project analyzes the boundaries between the Field of Design, the Field of Art, and the Field of Handicrafts. We understand that each is hegemonically perceived as a profession resulting from a creative practice and we will analyze the similarities and differences between the products or goods circulating among us and how they are legitimized for consumption. Based on what is known today about creativity, we will lead an argument based on the role of the artist and the historical construction of the creative and autonomous genius. In a society whose fundamental structure of consumption is capitalist, we aim to locate the insertion of the artist, designer, and artisan in this commercial setting. We will also analyze what is considered erudite culture and popular culture as these concepts are closely connected to the professional practices in question. Similarly, we will examine the value of use and the value of symbolic exchange of objects within the consumer public a nd the spaces intended for selling and exhibiting the works of art, handicrafts, and design objects. The research focuses on the Brazilian context as we will present an empirical investigation conducted with artisans, artists, and designers in the states of Pernambuco, Paraíba and Alagoa. Finally, we aim to verify how the symbolic differentiation of these objects is considered special compared to others and how we can establish classifications that can distinguish each field and the professionals who work w ithin them.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:44099Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv OBJETOS DE DESIGN, PEÇAS ARTESANAIS E OBRAS DE ARTE: SIMILARIDADES E DISTINÇÕES DAS PRÁTICAS CRIATIVAS
title OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
spellingShingle OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
MAYRA TERRA MALUF DE ARAUJO
title_short OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
title_full OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
title_fullStr OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
title_full_unstemmed OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
title_sort OBJECTS OF DESIGN, HANDICRAFTS, AND WORKS OF ART: SIMILARITIES AND DISTINCTIONS OF THE CREATIVE PRACTICES
author MAYRA TERRA MALUF DE ARAUJO
author_facet MAYRA TERRA MALUF DE ARAUJO
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34464867715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3763621130181471
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv IRINA ARAGAO DOS SANTOS
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8361386460154458
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv FABIANA OLIVEIRA HEINRICH
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FABIANA OLIVEIRA HEINRICH
dc.contributor.referee5.fl_str_mv IRINA ARAGAO DOS SANTOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13983934790
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4730714328974906
dc.contributor.author.fl_str_mv MAYRA TERRA MALUF DE ARAUJO
contributor_str_mv ALBERTO CIPINIUK
IRINA ARAGAO DOS SANTOS
ALBERTO CIPINIUK
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA
FABIANA OLIVEIRA HEINRICH
FABIANA OLIVEIRA HEINRICH
IRINA ARAGAO DOS SANTOS
description Esta pesquisa tem como objetivo realizar um estudo acerca das fronteiras entre o Campo do Design, o Campo da Arte e o Campo do Artesanato. Compreendemos que ambos se encontram por serem percebidos hegemonicamente como profissões resultantes de uma prática criativa, e desse modo analisaremos quais as semelhanças e distinções entre os produtos ou mercadorias que circulam entre n ó s e como são legitimados para o consumo. Com base no que se entende hoje por criatividade, conduziremos uma argumentação pautada na figura do artista e na construção histórica da crença do gênio criativo e autônomo. Em uma sociedade cuja a estrutura fundamental de consumo é capitalista, desejamos localizar a inserção do artista, do designer e do artesão neste cenário comercial. Analisaremos também o que é tido como cultura erudita e cultura popular, em razão de que essas noções estão intimamente conectadas com as práticas profissionais em questão. Do mesmo modo, examinaremos o valor de uso e o valor de troca simbólica do s objetos, entre o público consumidor e nos espaços destinados a venda e a exposição das obras de arte, das peças de artesanato e dos objetos de design. Esta pesquisa se desenvolve em um contexto brasileiro e apresentaremos uma investigação empírica realizada com artesãos, artistas e designers nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoa. Enfim, desejamos verificar como se constituem as diferenciações simbólicas destes objetos tidos como especiais em relação aos demais, e como podemos estabelecer classificações que possam distinguir cada campo específico e os profissionais que neles atuam.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=44099@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324946301419520