DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@2
Resumo: A dissertação apresenta nosso olhar acerca do fenômeno digital influencers e como o surgimento desta nova práxis tem modificado o consumo de moda. Por se tratar de um fenômeno novo, acelerado pelo meio digital do Instagram, consideramos necessário o entendimento de sua prática — quem são as digital influencers, para o que e quem trabalham, como recebem por seu trabalho, como trabalham etc. — e quais são as instâncias de legitimação que as classificam como tal. Fruto da sociedade industrial e celebrizadas pelas redes sociais da internet, são legitimadas como tal e, portanto, inculcam gostos e tendências em quem as segue. Consideramos importante ressaltar desde já que não trataremos essa práxis como uma ação social inocente ou corriqueira, como livre do domínio industrial, o gosto dos agentes deste segmento é reflexo do que a indústria deseja vender para um público maior. Para que conseguíssemos observar este novo segmento de trabalho, focamos o estudo em três influenciadoras brasileiras, que operam para o mercado internacional e, portanto, para um nicho de mercado semelhante. No estudo destas questões utilizaremos como base a teoria social de Pierre Bourdieu, já que tentamos diferir do pensamento hegemônico produzido no Campo do Design e analisar o fenômeno socialmente, colocando-o como resultado das práticas e relações humanas. Explicaremos como o ocorre o processo de violência simbólica, por inculcação, no Campo da Moda, e como esse processo de coerção social influencia o modo de vestir e de consumir de seguidores na Internet, tornando-os naturalizados, ou coisas do dia a dia, por meio das influencers.
id PUC_RIO-1_7f2e4d296face2db3b02013e0c87e2f7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:47691
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS DIGITAL INFLUENCERS: THE USAGE OF INSTAGRAM PAGES AS A LEGITIMATOS OF TRENDS AND FORECASTS2019-03-25ALBERTO CIPINIUK34464867715lattes.cnpq.br/3763621130181471IRINA ARAGAO DOS SANTOSlattes.cnpq.br/8361386460154458JOAO DALLA ROSA JUNIORSOLANGE RIVA MEZABARBAALBERTO CIPINIUKJOAO DALLA ROSA JUNIORIRINA ARAGAO DOS SANTOS12202255761OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTILPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBRA dissertação apresenta nosso olhar acerca do fenômeno digital influencers e como o surgimento desta nova práxis tem modificado o consumo de moda. Por se tratar de um fenômeno novo, acelerado pelo meio digital do Instagram, consideramos necessário o entendimento de sua prática — quem são as digital influencers, para o que e quem trabalham, como recebem por seu trabalho, como trabalham etc. — e quais são as instâncias de legitimação que as classificam como tal. Fruto da sociedade industrial e celebrizadas pelas redes sociais da internet, são legitimadas como tal e, portanto, inculcam gostos e tendências em quem as segue. Consideramos importante ressaltar desde já que não trataremos essa práxis como uma ação social inocente ou corriqueira, como livre do domínio industrial, o gosto dos agentes deste segmento é reflexo do que a indústria deseja vender para um público maior. Para que conseguíssemos observar este novo segmento de trabalho, focamos o estudo em três influenciadoras brasileiras, que operam para o mercado internacional e, portanto, para um nicho de mercado semelhante. No estudo destas questões utilizaremos como base a teoria social de Pierre Bourdieu, já que tentamos diferir do pensamento hegemônico produzido no Campo do Design e analisar o fenômeno socialmente, colocando-o como resultado das práticas e relações humanas. Explicaremos como o ocorre o processo de violência simbólica, por inculcação, no Campo da Moda, e como esse processo de coerção social influencia o modo de vestir e de consumir de seguidores na Internet, tornando-os naturalizados, ou coisas do dia a dia, por meio das influencers.This dissertation presents our view of the phenomenon of digital influencers and how this new praxis has modified fashion consumption. As this is a new phenomenon, accelerated by Instagram, we consider necessary understanding who are the digital influencers, what and who for they work, how they are payed for and what are the instances of legitimation that classifies them as such. Celebrities of internet, they are legitimazed as digital influencers and instill trends and forecast on who follows them. We consider important emphasizing that we are not going to study this praxis as an innocent social action, free from industrial standards, what those people wear is the reflex of what fashion industry aims to sell. To observe this new work category, we focused on three Brazilian digital influencers, whom work for international fashion brands. Pierre s Bourdieu social theory will be used along the text, as we try to differ from the hegemonic and analyze this phenomenon socially, as the result of human relations. We explain how the process of symbolic violence occurs on fashion, and how this process influences digital influencers followers on their way to dress and consume.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:53:25Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:47691Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv DIGITAL INFLUENCERS: THE USAGE OF INSTAGRAM PAGES AS A LEGITIMATOS OF TRENDS AND FORECASTS
title DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
spellingShingle DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL
title_short DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
title_full DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
title_fullStr DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
title_full_unstemmed DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
title_sort DIGITAL INFLUENCERS E O USO DO INSTAGRAM COMO LEGITIMADOR DE TENDÊNCIAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL
author_facet OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34464867715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3763621130181471
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv IRINA ARAGAO DOS SANTOS
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8361386460154458
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOAO DALLA ROSA JUNIOR
dc.contributor.referee2.fl_str_mv SOLANGE RIVA MEZABARBA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ALBERTO CIPINIUK
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JOAO DALLA ROSA JUNIOR
dc.contributor.referee5.fl_str_mv IRINA ARAGAO DOS SANTOS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12202255761
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVIA BLANC GOMES COELHO GENTIL
contributor_str_mv ALBERTO CIPINIUK
IRINA ARAGAO DOS SANTOS
JOAO DALLA ROSA JUNIOR
SOLANGE RIVA MEZABARBA
ALBERTO CIPINIUK
JOAO DALLA ROSA JUNIOR
IRINA ARAGAO DOS SANTOS
description A dissertação apresenta nosso olhar acerca do fenômeno digital influencers e como o surgimento desta nova práxis tem modificado o consumo de moda. Por se tratar de um fenômeno novo, acelerado pelo meio digital do Instagram, consideramos necessário o entendimento de sua prática — quem são as digital influencers, para o que e quem trabalham, como recebem por seu trabalho, como trabalham etc. — e quais são as instâncias de legitimação que as classificam como tal. Fruto da sociedade industrial e celebrizadas pelas redes sociais da internet, são legitimadas como tal e, portanto, inculcam gostos e tendências em quem as segue. Consideramos importante ressaltar desde já que não trataremos essa práxis como uma ação social inocente ou corriqueira, como livre do domínio industrial, o gosto dos agentes deste segmento é reflexo do que a indústria deseja vender para um público maior. Para que conseguíssemos observar este novo segmento de trabalho, focamos o estudo em três influenciadoras brasileiras, que operam para o mercado internacional e, portanto, para um nicho de mercado semelhante. No estudo destas questões utilizaremos como base a teoria social de Pierre Bourdieu, já que tentamos diferir do pensamento hegemônico produzido no Campo do Design e analisar o fenômeno socialmente, colocando-o como resultado das práticas e relações humanas. Explicaremos como o ocorre o processo de violência simbólica, por inculcação, no Campo da Moda, e como esse processo de coerção social influencia o modo de vestir e de consumir de seguidores na Internet, tornando-os naturalizados, ou coisas do dia a dia, por meio das influencers.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47691@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324948825341952