GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUISA GOMES DE ALMEIDA VILARDI
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@2
Resumo: presente tese intitulada Gestores escolares e sistemas de administração e avaliação em Minas Gerais: uma proposta de modelo de análise do uso de dados buscou compreender as diferentes articulações entre os fatores organizacionais e os atores educacionais perante o processo de uso pedagógico dos dados na gestão das escolas. Para tanto, inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica na qual mapeamos sete fatores que influenciam no processo de uso pedagógico dos dados, a saber: o contexto organizacional, os sistemas de gestão, o suporte e acesso à tecnologia, a formação para uso dos dados educacionais, a racionalidade do diretor, o clima escolar e a liderança do diretor. Diante disso, em cada um dos capítulos desta tese discutimos teoricamente cada um desses fatores conjugados com os dados empíricos dos estudos de caso realizados em duas escolas estaduais de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora (MG). Após os processos de análise desenvolvidos durante a pesquisa e a partir da experiência da pesquisadora nas escolas, apresentamos no capítulo final da tese um novo fator a ser agregado como um potencial influenciador no uso de dados para fins pedagógicos na escola: a confiança nos dados. Isso porque o fato de os gestores educacionais confiarem ou não nos dados provenientes dos sistemas de administração e avaliação faz com que os dados educacionais sejam ou não utilizados pedagogicamente na escola. Como resultado final desta tese apresentamos uma proposta de modelo de análise do uso de dados.
id PUC_RIO-1_7fa53c8725a27de29176ee9556dd5cdb
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:52853
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOSSCHOOL MANAGERS AND ADMINISTRATION AND EVALUATION SYSTEMS IN MINAS GERAIS: A PROPOSAL FOR A MODEL OF ANALYSIS OF DATA USE ANALYSIS MODEL2021-02-26CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180CYNTHIA PAES DE CARVALHO48362336749lattes.cnpq.br/0512449913760180ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRAANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRACYNTHIA PAES DE CARVALHOCYNTHIA PAES DE CARVALHO06431027604lattes.cnpq.br/3091455020704705LUISA GOMES DE ALMEIDA VILARDIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRpresente tese intitulada Gestores escolares e sistemas de administração e avaliação em Minas Gerais: uma proposta de modelo de análise do uso de dados buscou compreender as diferentes articulações entre os fatores organizacionais e os atores educacionais perante o processo de uso pedagógico dos dados na gestão das escolas. Para tanto, inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica na qual mapeamos sete fatores que influenciam no processo de uso pedagógico dos dados, a saber: o contexto organizacional, os sistemas de gestão, o suporte e acesso à tecnologia, a formação para uso dos dados educacionais, a racionalidade do diretor, o clima escolar e a liderança do diretor. Diante disso, em cada um dos capítulos desta tese discutimos teoricamente cada um desses fatores conjugados com os dados empíricos dos estudos de caso realizados em duas escolas estaduais de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora (MG). Após os processos de análise desenvolvidos durante a pesquisa e a partir da experiência da pesquisadora nas escolas, apresentamos no capítulo final da tese um novo fator a ser agregado como um potencial influenciador no uso de dados para fins pedagógicos na escola: a confiança nos dados. Isso porque o fato de os gestores educacionais confiarem ou não nos dados provenientes dos sistemas de administração e avaliação faz com que os dados educacionais sejam ou não utilizados pedagogicamente na escola. Como resultado final desta tese apresentamos uma proposta de modelo de análise do uso de dados.The present thesis entitled School managers and administration and evaluation systems in Minas Gerais: a proposal for a model of analysis of data use sought to understand the different articulations between organizational factors and educational actors before the process of pedagogical data use in the management of data. schools. To this end, initially, we performed a bibliographic review in which we mapped seven factors that influence the process of pedagogical use of data, namely: the organizational context, management systems, support and access to technology, training for the use of educational data , the director s rationality, the school climate and the director s leadership. Therefore, in each of the chapters of this thesis we theoretically discuss each of these factors combined with the empirical data of the case studies carried out in two state schools in Minas Gerais under the jurisdiction of the Regional Teaching Superintendence of Juiz de Fora (MG). After the analysis processes developed during the research and from the experience of the researcher in schools, we present in the final chapter of the thesis a new factor to be added as a potential influencer in the use of data for pedagogical purposes in the school: trust in the data. This is because the fact that the educational managers trust or not the data of the administration and evaluation systems makes the educational data to be used pedagogically in the school. As a final result of this thesis, we present a proposal for a model of analysis of the use of data.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:23Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52853Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SCHOOL MANAGERS AND ADMINISTRATION AND EVALUATION SYSTEMS IN MINAS GERAIS: A PROPOSAL FOR A MODEL OF ANALYSIS OF DATA USE ANALYSIS MODEL
title GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
spellingShingle GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
LUISA GOMES DE ALMEIDA VILARDI
title_short GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
title_full GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
title_fullStr GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
title_full_unstemmed GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
title_sort GESTORES ESCOLARES E SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO EM MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE MODELO DE ANÁLISE DO USO DE DADOS
author LUISA GOMES DE ALMEIDA VILARDI
author_facet LUISA GOMES DE ALMEIDA VILARDI
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 48362336749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0512449913760180
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06431027604
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3091455020704705
dc.contributor.author.fl_str_mv LUISA GOMES DE ALMEIDA VILARDI
contributor_str_mv CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
CYNTHIA PAES DE CARVALHO
description presente tese intitulada Gestores escolares e sistemas de administração e avaliação em Minas Gerais: uma proposta de modelo de análise do uso de dados buscou compreender as diferentes articulações entre os fatores organizacionais e os atores educacionais perante o processo de uso pedagógico dos dados na gestão das escolas. Para tanto, inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica na qual mapeamos sete fatores que influenciam no processo de uso pedagógico dos dados, a saber: o contexto organizacional, os sistemas de gestão, o suporte e acesso à tecnologia, a formação para uso dos dados educacionais, a racionalidade do diretor, o clima escolar e a liderança do diretor. Diante disso, em cada um dos capítulos desta tese discutimos teoricamente cada um desses fatores conjugados com os dados empíricos dos estudos de caso realizados em duas escolas estaduais de Minas Gerais sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora (MG). Após os processos de análise desenvolvidos durante a pesquisa e a partir da experiência da pesquisadora nas escolas, apresentamos no capítulo final da tese um novo fator a ser agregado como um potencial influenciador no uso de dados para fins pedagógicos na escola: a confiança nos dados. Isso porque o fato de os gestores educacionais confiarem ou não nos dados provenientes dos sistemas de administração e avaliação faz com que os dados educacionais sejam ou não utilizados pedagogicamente na escola. Como resultado final desta tese apresentamos uma proposta de modelo de análise do uso de dados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52853@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324956204171264