[pt] PARENTALIDADE EM CONTEXTOS DISTINTOS: CRENÇAS PARENTAIS E REGULAÇÃO EMOCIONAL INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58632 |
Resumo: | [pt] Orientadas por modelos culturais, as crenças parentais funcionam como importantes organizadores para o repertório de práticas utilizado por pais na interação com seus filhos. No que diz respeito às emoções, estudos apontam o quanto tais crenças e práticas podem impactar o desenvolvimento socioemocional infantil. Além disso, pesquisas sugerem que um ambiente físico e social favorável desempenha papel fundamental em relação a esse desenvolvimento. Nesse sentido, contextos vulnerabilizados pela violência podem influenciar modelos culturais, o que pode repercurtir nas crenças parentais e nas competências emocionais infantis. Considerando o contexto da cidade do Rio de Janeiro, registros do Instituto de Segurança Pública apontam o quanto os índices de violência vêm apresentando números alarmantes. Visto isso, o presente estudo tem por objetivo investigar as relações entre crenças parentais sobre a emoção e a regulação emocional infantil em diferentes territórios da cidade, considerando a avaliação de segurança e satisfação no bairro. Para tal, participaram do estudo 40 mães da cidade do Rio de Janeiro, com filho(a) com idade entre 8 e 11 anos. Entre elas, 24 eram habitantes de territórios de favela e 16 habitantes de não-favelas. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Crenças sobre Emoções, a Escala de Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças, a Escala de Avaliação de Satisfação e Segurança e o Emotional Regulation Checklist. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre os grupos de favela e não-favela em relação às crenças parentais e à regulação emocional infantil. No entanto, as mães residentes em favela apresentaram menores médias de satisfação e segurança no bairro quando comparadas às mães não residentes em favela. Além disso, foram encontradas correlações entre as crenças das mães sobre as próprias emoções e crenças sobre as emoções da criança e entre a avaliação de satisfação e segurança no bairro e a regulação emocional infantil. Tais resultados fornecem evidências sobre a importância do contexto no desenvolvimento da regulação emocional e elucida aspectos importantes para a promoção da saúde emocional infantil. |
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[pt] PARENTALIDADE EM CONTEXTOS DISTINTOS: CRENÇAS PARENTAIS E REGULAÇÃO EMOCIONAL INFANTIL[en] PARENTING IN DIFFERENT CONTEXTS: PARENTAL BELIEFS AND CHILD EMOTIONAL REGULATION[pt] SATISFACAO[pt] CRENCAS PARENTAIS[pt] PARENTALIDADE[pt] REGULACAO EMOCIONAL[pt] SEGURANCA[en] SATISFACTION[en] PARENTAL BELIEFS [en] PARENTING[en] EMOTION REGULATION[en] SECURITY[pt] Orientadas por modelos culturais, as crenças parentais funcionam como importantes organizadores para o repertório de práticas utilizado por pais na interação com seus filhos. No que diz respeito às emoções, estudos apontam o quanto tais crenças e práticas podem impactar o desenvolvimento socioemocional infantil. Além disso, pesquisas sugerem que um ambiente físico e social favorável desempenha papel fundamental em relação a esse desenvolvimento. Nesse sentido, contextos vulnerabilizados pela violência podem influenciar modelos culturais, o que pode repercurtir nas crenças parentais e nas competências emocionais infantis. Considerando o contexto da cidade do Rio de Janeiro, registros do Instituto de Segurança Pública apontam o quanto os índices de violência vêm apresentando números alarmantes. Visto isso, o presente estudo tem por objetivo investigar as relações entre crenças parentais sobre a emoção e a regulação emocional infantil em diferentes territórios da cidade, considerando a avaliação de segurança e satisfação no bairro. Para tal, participaram do estudo 40 mães da cidade do Rio de Janeiro, com filho(a) com idade entre 8 e 11 anos. Entre elas, 24 eram habitantes de territórios de favela e 16 habitantes de não-favelas. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Crenças sobre Emoções, a Escala de Crenças Parentais sobre Competência Emocional em Crianças, a Escala de Avaliação de Satisfação e Segurança e o Emotional Regulation Checklist. Os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre os grupos de favela e não-favela em relação às crenças parentais e à regulação emocional infantil. No entanto, as mães residentes em favela apresentaram menores médias de satisfação e segurança no bairro quando comparadas às mães não residentes em favela. Além disso, foram encontradas correlações entre as crenças das mães sobre as próprias emoções e crenças sobre as emoções da criança e entre a avaliação de satisfação e segurança no bairro e a regulação emocional infantil. Tais resultados fornecem evidências sobre a importância do contexto no desenvolvimento da regulação emocional e elucida aspectos importantes para a promoção da saúde emocional infantil.[en] Guided by cultural models, parental beliefs function as important organizers for the repertoire of practices used by parents in their interaction with their children. With regard to emotions, studies show how such beliefs and practices can affect children s social-emotional development. In addition, research suggests that a favorable physical and social environment plays a key role in this development. In this sense, contexts made vulnerable by violence can influence cultural models, which can have repercussions on parental beliefs and children s emotional competences. Considering the context of the city of Rio de Janeiro, records from the Public Security Institute show how much the violence rates have been showing alarming numbers. Given this, this study aims to investigate the relationships between parental beliefs about emotion and children s emotional regulation in different territories of the city, considering the evaluation of safety and satisfaction in the neighborhood. To this end, 40 mothers from the city of Rio de Janeiro, with children aged between 8 and 11 years, participated in the study. Among them, 24 were inhabitants of favela territories and 16 inhabitants of non favelas. A sociodemographic questionnaire, the Scale of Beliefs about Emotions, the Scale of Parental Beliefs about Emotional Competence in Children, the Satisfaction and Safety Rating Scale and the Emotional Regulation Checklist were used. The results indicated that there were no significant differences between favela and non-favela groups regarding parental beliefs and children s emotional regulation. However, mothers residing in favelas had lower means of satisfaction and safety in the neighborhood when compared to mothers not residing in favelas. Furthermore, correlations were found between the mothers beliefs about their own emotions and beliefs about the child s emotions and between the assessment of satisfaction and safety in the neighborhood and child emotion regulation. These results provide evidence on the importance of context in the development of emotional regulation and elucidate important aspects for the promotion of child emotional health.MAXWELLLUCIANA FONTES PESSOALETICIA OLIVEIRA DA SILVA2022-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=58632&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58632porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:58632Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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