[en] PRACTICES, PARENTAL BELIEFS AND GOALS OF SOCIALIZATION OF EMOTION: AN INVESTIGATION THROUGH ART

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIOVANNA MAIA CRIVANO
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62810@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62810
Resumo: [pt] Devido a necessidade intrínseca ao ser humano de interação social, os cuidadores precisam traçar metas para socializar seus filhos. Uma vez que compreende-se que habilidades emocionais são essenciais para inserção e interação social, dentre as metas de socialização estabelecidas pelos pais, temos as metas de socialização da emoção. Ao mesmo tempo, na teoria de Vygotsky, a arte surge como ferramenta importante para a experimentação emocional, levando a melhor compreensão das emoções e maior facilidade de expressão das mesmas. Este trabalho buscou investigar como a arte está sendo pensada e incluída por mães no contexto das crenças e metas de socialização da emoção. Participaram do estudo 20 mães moradoras do Rio de Janeiro e proximidades com pelo menos um filho de até três anos de idade. Foi aplicado o instrumento Questionário de Metas de Socialização da Emoção (QMSE) e foi realizada uma entrevista online, de roteiro semi-estruturado, com cada uma das participantes. As entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando o Software IraMuteq. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que no que diz respeito à arte enquanto facilitadora de processos de socialização e emocionais, todas as mães tiveram respostas afirmativas ao serem questionadas sobre a crença de correlação entre a arte e o impacto no desenvolvimento global de seus filhos; o impacto em processos emocionais de seus filhos, incluindo ensinar e compreender sobre emoções; o impacto em processos de socialização de seus filhos. Além disso, segundo relato das mesmas, a arte tem potencial para afetar na criatividade e autoestima de seus filhos, além de promover estimulação corporal e novas possibilidades de campos de trabalho no futuro, pode ser mobilizadora de questões referentes à comunicação com seus filhos e mediadora para traduzir acontecimentos. Acredita-se que o presente trabalho pode contribuir para a compreensão de temas relevantes referentes à parentalidade, tão preciosa para a Psicologia do Desenvolvimento e para a área das artes, principalmente as dirigidas ao público infantil.
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Este trabalho buscou investigar como a arte está sendo pensada e incluída por mães no contexto das crenças e metas de socialização da emoção. Participaram do estudo 20 mães moradoras do Rio de Janeiro e proximidades com pelo menos um filho de até três anos de idade. Foi aplicado o instrumento Questionário de Metas de Socialização da Emoção (QMSE) e foi realizada uma entrevista online, de roteiro semi-estruturado, com cada uma das participantes. As entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando o Software IraMuteq. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que no que diz respeito à arte enquanto facilitadora de processos de socialização e emocionais, todas as mães tiveram respostas afirmativas ao serem questionadas sobre a crença de correlação entre a arte e o impacto no desenvolvimento global de seus filhos; o impacto em processos emocionais de seus filhos, incluindo ensinar e compreender sobre emoções; o impacto em processos de socialização de seus filhos. Além disso, segundo relato das mesmas, a arte tem potencial para afetar na criatividade e autoestima de seus filhos, além de promover estimulação corporal e novas possibilidades de campos de trabalho no futuro, pode ser mobilizadora de questões referentes à comunicação com seus filhos e mediadora para traduzir acontecimentos. Acredita-se que o presente trabalho pode contribuir para a compreensão de temas relevantes referentes à parentalidade, tão preciosa para a Psicologia do Desenvolvimento e para a área das artes, principalmente as dirigidas ao público infantil.[en] Due to the intrinsic human need for social interaction, caregivers need to set goals to socialize their children. Since it is understood that emotional abilities are essential for insertion and social interaction, among the socialization goals established by parents, the goals of socialization of emotion emerge. At the same time, in Vygotsky s theory, art emerges as an important tool for emotional experimentation, leading to a better understanding of emotions and ease in expressing them. This work sought to investigate how art is being thought of and included by mothers in the context of beliefs and goals of emotional socialization. Participated in this study 20 mothers living in Rio de Janeiro and nearby with at least one child up to three years old. The Emotion Socialization Goals Questionnaire (QMSE) instrument was applied and an online semi-structured interview was conducted with each of the participants. The interviews were transcribed and analyzed using the IraMuteq Software. From the analysis carried out, it was possible to perceive that with regard to art as a facilitator of socialization and emotional processes, all mothers had affirmative answers when asked about the belief in the correlation between art and the impact on the global development of their children; the impact on their children s emotional processes, including teaching and understanding about emotions; the impact on their children s socialization processes. In addition, according to their reports, art has the potential to affect their children s creativity and self-esteem, in addition to promoting bodily stimulation and new possibilities for future work fields, it can mobilize issues related to communication with their children and mediate to translate events. It is believed that the present work can contribute to the understanding of relevant themes related to parenting, which is so precious for Developmental Psychology and for the arts, especially those aimed at children. 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