[en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEXANDRE CANTINI REZENDE
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4200
Resumo: [pt] O cruzamento entre as características da juventude da atualidade, com as características do hipertexto e a nova textualidade por ele proposta, a conjuntura de exclusão digital e a necessidade de mudança deste quadro são o ponto de partida para a exploração do hipertexto e a sugestão, com base nos postulados teóricos da pedagogia de David Ausubel, de um conjunto de ferramentas para a elaboração de um sistema em hipertexto que vise a eficiência pedagógica, não apenas através do conteúdo por ele apresentado, mas de uma série de posturas e ações por ele incentivadas. Num mundo de crescente convergência para as mídias eletrônicas de comunicação e disseminação da informação, torna-se imperativo discutir e implementar medidas que visem a inclusão digital, sob pena e risco não apenas de aumentar o apartheid profissional entre incluídos e alijados da informática, mas o próprio apartheid social, ao se formar jovens despreparados para lidar com as novas demandas da própria sociedade. No seio desta ebulição encontra-se a escola diante do dilema de ter que escolher entre a inércia de um sistema que já formou milhões, e a coragem de romper paradigmas, diante da pressão provocada por alunos que cada vez mais participam da tal Revolução Digital, e sofrem os reflexos da interação com sistemas hipertextuais de disponibilização da informação na Internet e das novas práticas sociais que advém de suas ferramentas de comunicação. O oferecimento de material didático em ambiente hipertextual tem por objetivo contemplar estas questões, bem como promover a inclusão digital de alunos, pais e escolas.
id PUC_RIO-1_81820329a9c52a53ae2fdec66df89317
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4200
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET [pt] HIPERTEXTO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INTERNET [pt] INTERNET[pt] WEBDESIGN[pt] INCLUSAO DIGITAL[pt] COGNICAO[pt] HIPERTEXTO[pt] EDUCACAO[pt] DESIGN[en] INTERNET[en] WEBDESIGN[en] DIGITAL INCLUSION[en] COGNITION[en] HYPERTEXT[en] EDUCATION[en] DESIGN[pt] O cruzamento entre as características da juventude da atualidade, com as características do hipertexto e a nova textualidade por ele proposta, a conjuntura de exclusão digital e a necessidade de mudança deste quadro são o ponto de partida para a exploração do hipertexto e a sugestão, com base nos postulados teóricos da pedagogia de David Ausubel, de um conjunto de ferramentas para a elaboração de um sistema em hipertexto que vise a eficiência pedagógica, não apenas através do conteúdo por ele apresentado, mas de uma série de posturas e ações por ele incentivadas. Num mundo de crescente convergência para as mídias eletrônicas de comunicação e disseminação da informação, torna-se imperativo discutir e implementar medidas que visem a inclusão digital, sob pena e risco não apenas de aumentar o apartheid profissional entre incluídos e alijados da informática, mas o próprio apartheid social, ao se formar jovens despreparados para lidar com as novas demandas da própria sociedade. No seio desta ebulição encontra-se a escola diante do dilema de ter que escolher entre a inércia de um sistema que já formou milhões, e a coragem de romper paradigmas, diante da pressão provocada por alunos que cada vez mais participam da tal Revolução Digital, e sofrem os reflexos da interação com sistemas hipertextuais de disponibilização da informação na Internet e das novas práticas sociais que advém de suas ferramentas de comunicação. O oferecimento de material didático em ambiente hipertextual tem por objetivo contemplar estas questões, bem como promover a inclusão digital de alunos, pais e escolas.[en] The mediation between the characteristics of present time youth, the characteristics of hypertext and its new literacy and the conjuncture of digital exclusion and the necessity of changing this scenario are the starting point for exploring hypertext and for suggesting, based upon the theoretical postulates of David Ausubels pedagogy, a set of tools for the elaboration of hypertext systems witch seek for pedagogical efficiency, not only through their content, but through a series of statements and action which they stimulates. In a world of increasing convergence towards the electronic media of communication and information dissemination, discussing and implementing actions which aim for the digital inclusion becomes imperative, or else the increasing of professional apartheid among those who has access to digital media and those who are digitally unprovided is a risk, as well as the increasing of social apartheid, as a result of forming youth which are unprepared for dealing with the new society demands. The school system finds itself amidst this cross-fire. It ought to choose between the inertia of a system which has already formed millions of people, or the courage to break with its model, on account of the increasing pressure made by students that, at a rising rate, take role in the Digital Revolution and, therefore, suffer the reflexes of interacting with hypertext systems for providing information on the Internet and the new social code that arise from its communication tools. The objective of providing of schoolbooks in hypertext environment is to contemplate those issues, as well as to promote digital inclusion of students, parents and schools.MAXWELLREJANE SPITZALEXANDRE CANTINI REZENDE2003-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4200porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4200Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
[pt] HIPERTEXTO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA INTERNET
title [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
spellingShingle [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
ALEXANDRE CANTINI REZENDE
[pt] INTERNET
[pt] WEBDESIGN
[pt] INCLUSAO DIGITAL
[pt] COGNICAO
[pt] HIPERTEXTO
[pt] EDUCACAO
[pt] DESIGN
[en] INTERNET
[en] WEBDESIGN
[en] DIGITAL INCLUSION
[en] COGNITION
[en] HYPERTEXT
[en] EDUCATION
[en] DESIGN
title_short [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
title_full [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
title_fullStr [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
title_full_unstemmed [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
title_sort [en] HIPERTEXT, KNOWLEDGE CONSTRUCTION AND THE PRESENTANTION OF PEDAGOGICAL MATERIAL OVER THE INTERNET
author ALEXANDRE CANTINI REZENDE
author_facet ALEXANDRE CANTINI REZENDE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REJANE SPITZ
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEXANDRE CANTINI REZENDE
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] INTERNET
[pt] WEBDESIGN
[pt] INCLUSAO DIGITAL
[pt] COGNICAO
[pt] HIPERTEXTO
[pt] EDUCACAO
[pt] DESIGN
[en] INTERNET
[en] WEBDESIGN
[en] DIGITAL INCLUSION
[en] COGNITION
[en] HYPERTEXT
[en] EDUCATION
[en] DESIGN
topic [pt] INTERNET
[pt] WEBDESIGN
[pt] INCLUSAO DIGITAL
[pt] COGNICAO
[pt] HIPERTEXTO
[pt] EDUCACAO
[pt] DESIGN
[en] INTERNET
[en] WEBDESIGN
[en] DIGITAL INCLUSION
[en] COGNITION
[en] HYPERTEXT
[en] EDUCATION
[en] DESIGN
description [pt] O cruzamento entre as características da juventude da atualidade, com as características do hipertexto e a nova textualidade por ele proposta, a conjuntura de exclusão digital e a necessidade de mudança deste quadro são o ponto de partida para a exploração do hipertexto e a sugestão, com base nos postulados teóricos da pedagogia de David Ausubel, de um conjunto de ferramentas para a elaboração de um sistema em hipertexto que vise a eficiência pedagógica, não apenas através do conteúdo por ele apresentado, mas de uma série de posturas e ações por ele incentivadas. Num mundo de crescente convergência para as mídias eletrônicas de comunicação e disseminação da informação, torna-se imperativo discutir e implementar medidas que visem a inclusão digital, sob pena e risco não apenas de aumentar o apartheid profissional entre incluídos e alijados da informática, mas o próprio apartheid social, ao se formar jovens despreparados para lidar com as novas demandas da própria sociedade. No seio desta ebulição encontra-se a escola diante do dilema de ter que escolher entre a inércia de um sistema que já formou milhões, e a coragem de romper paradigmas, diante da pressão provocada por alunos que cada vez mais participam da tal Revolução Digital, e sofrem os reflexos da interação com sistemas hipertextuais de disponibilização da informação na Internet e das novas práticas sociais que advém de suas ferramentas de comunicação. O oferecimento de material didático em ambiente hipertextual tem por objetivo contemplar estas questões, bem como promover a inclusão digital de alunos, pais e escolas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4200
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4200@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822546943508480