Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rita de Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/92559
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_03c2e48efdd27071bcb8283f079a555d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/92559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit IndustriesWebdesing: Creation of the website for the Moldit Industries groupWebdesignDesign GráficoDesign de InteraçãoUtilizadorMoldesWebdesignGraphic DesignInteraction DesignUserMouldsDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaThis dissertation was made under the premise of developing and implementing a website for the Moldit Industries group, which represents four production centers - Moldit, Moldit Brasil, ASG Molders and CF Moldes. In this sense, this dissertation’s main objective is to offer support in the communication of Moldit Industries’ new brand, making use of modern and appealing design, while also allowing for a coherent platform for the target user. In order to make the experience more appealing and conscious, the study of several concepts that enabled knowledge about user interaction with a system was used, how typography and images are crucial components in this process and how accessibility and responsive design affects the user experience or not. Search Engine Optimization strategies and practices were also a focal point in the collection of bibliographic material. Thus, so as to assess and act on the proposed objective, it was essential to analyse all of the group’s previously used websites, as well as websites currently in use by other companies within the same sector (the production of moulds for the injection and production of plastic pieces), with the clear intent of studying all of the used structures and navigation systems as well as usability, and understanding what are the best techniques and pratices for the presentation and organization of content so as to discover and create new paradigms for the use, implementation and efficient maintenance of the group’s new website. In the end, all of the data gathered allowed for the development of a user interface for the web, which was later validated in terms of usability, assuring its appeal, coherence and efficience, making it able to meet the user’s objectives, allowing for a unified and balanced management and relationship between the diverse content offered by the group’s companies and the Moldit Industries brand.Esta dissertação tem como base o desenvolvimento e implementação de um website para o grupo Moldit Industries que representa quatro centros de produção - Moldit, Moldit Brasil, ASG Moldes e CF Moldes, tendo como objetivo oferecer suporte à comunicação da nova marca com um design moderno e apelativo, proporcionando uma plataforma coerente para o utilizador. Para tornar a experiência mais apelativa e consciente, recorreu-se ao estudo de diversos conceitos que permitissem alcançar conhecimentos sobre a interação do utilizador com um sistema, de que forma a tipografia e as imagens são componentes cruciais nesse processo e como é que a acessibilidade e o design responsivo afeta, ou não, a experiência do utilizador. As estratégia e práticas de Search Engine Optimization também foram ponto focal na recolha de material bibliográfico. De forma a responder aos objetivos estabelecidos foi necessário a análise dos websites antigos das empresas do grupo e dos websites das empresas do mesmo setor (produção de moldes para injeção e produção de peças plásticas), com o intuito de estudar a navegação, estrutura, usabilidade e compreender as melhores técnicas e formas de apresentar/organizar os conteúdos, procurando deduzir e sintetizar um conjunto de boas práticas que possam ser empregues na conceção, implementação e manutenção eficaz do novo website. No final, os dados obtidos possibilitaram o desenvolvimento de uma interface para a web validada a nível de usabilidade, que seja apelativa, coesa e eficiente e que consiga ir de encontro aos objetivos do utilizador, comportando de modo unificado e equilibrado a gestão e relacionamento dos diversos conteúdos das empresas do grupo com a marca Moldit Industries.2020-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92559http://hdl.handle.net/10316/92559TID:202521001porOliveira, Rita de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:59:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:37.760868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
Webdesing: Creation of the website for the Moldit Industries group
title Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
spellingShingle Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
Oliveira, Rita de Castro
Webdesign
Design Gráfico
Design de Interação
Utilizador
Moldes
Webdesign
Graphic Design
Interaction Design
User
Moulds
title_short Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
title_full Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
title_fullStr Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
title_full_unstemmed Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
title_sort Webdesing: Criação do website para o grupo Moldit Industries
author Oliveira, Rita de Castro
author_facet Oliveira, Rita de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rita de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Webdesign
Design Gráfico
Design de Interação
Utilizador
Moldes
Webdesign
Graphic Design
Interaction Design
User
Moulds
topic Webdesign
Design Gráfico
Design de Interação
Utilizador
Moldes
Webdesign
Graphic Design
Interaction Design
User
Moulds
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/92559
http://hdl.handle.net/10316/92559
TID:202521001
url http://hdl.handle.net/10316/92559
identifier_str_mv TID:202521001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134012727361536