[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARYANE VIEIRA SAISSE
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140
Resumo: [pt] Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa, o estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais antigas instituições científicas do país, tem na dimensão educativa um importante elo de ligação com o público. As escolas são parte significativa do universo de visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados projetos específicos de educação ambiental. Este estudo teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o público escolar, através de observações de práticas educativas desenvolvidas na instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim. Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar questões que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre esses dois universos, Jardim e escola, o que pode contribuir para a construção de uma possível parceria.
id PUC_RIO-1_8495d43399fda83452e2e6cc2d3c2ec7
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4140
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO[en] SCHOOL GOES TO THE GARDEN AND THE GARDEN GOES TO SCHOOL: THE EDUCATIONAL DIMENSION OF THE BOTANICAL GARDEN[pt] JARDIM BOTANICO[pt] MUSEU[pt] VISITAS ESCOLARES[pt] EDUCACAO AMBIENTAL[en] BOTANICAL GARDEN[en] MUSEUM[en] SCHOOL VISITS[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION[pt] Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa, o estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais antigas instituições científicas do país, tem na dimensão educativa um importante elo de ligação com o público. As escolas são parte significativa do universo de visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados projetos específicos de educação ambiental. Este estudo teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o público escolar, através de observações de práticas educativas desenvolvidas na instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim. Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar questões que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre esses dois universos, Jardim e escola, o que pode contribuir para a construção de uma possível parceria.[en] Botanical Gardens are institutions increasingly open to a public that seeks to study and preserve flora. The Botanical Garden of Rio de Janeiro, one of the oldest scientific institutions in Brazil, has created an important bond with the public through its educational activities. Schools, for which specific environmental educational projects have been created, are a significant portion of the universe of visitors, which is increasing every year. The present study has the purpose of examining the relationship between the Botanical Garden and the school public, by means of observation of the educational practices developed by the institution, together with interviews conducted with the teachers who bring their students to the Garden. The data obtained in the research allowed the identification of elements that favor, as well as those that hinder, the approximation of these two universes, The Botanical Garden and the school, thus contributing to the development of an effective partnership.MAXWELLMENGA LUDKEMARYANE VIEIRA SAISSE2003-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4140Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
[en] SCHOOL GOES TO THE GARDEN AND THE GARDEN GOES TO SCHOOL: THE EDUCATIONAL DIMENSION OF THE BOTANICAL GARDEN
title [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
MARYANE VIEIRA SAISSE
[pt] JARDIM BOTANICO
[pt] MUSEU
[pt] VISITAS ESCOLARES
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL
[en] BOTANICAL GARDEN
[en] MUSEUM
[en] SCHOOL VISITS
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION
title_short [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
title_full [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
title_sort [pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
author MARYANE VIEIRA SAISSE
author_facet MARYANE VIEIRA SAISSE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENGA LUDKE
dc.contributor.author.fl_str_mv MARYANE VIEIRA SAISSE
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] JARDIM BOTANICO
[pt] MUSEU
[pt] VISITAS ESCOLARES
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL
[en] BOTANICAL GARDEN
[en] MUSEUM
[en] SCHOOL VISITS
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION
topic [pt] JARDIM BOTANICO
[pt] MUSEU
[pt] VISITAS ESCOLARES
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL
[en] BOTANICAL GARDEN
[en] MUSEUM
[en] SCHOOL VISITS
[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION
description [pt] Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa, o estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais antigas instituições científicas do país, tem na dimensão educativa um importante elo de ligação com o público. As escolas são parte significativa do universo de visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados projetos específicos de educação ambiental. Este estudo teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o público escolar, através de observações de práticas educativas desenvolvidas na instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim. Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar questões que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre esses dois universos, Jardim e escola, o que pode contribuir para a construção de uma possível parceria.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789428779712512