[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140 |
Resumo: | [pt] Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa, o estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais antigas instituições científicas do país, tem na dimensão educativa um importante elo de ligação com o público. As escolas são parte significativa do universo de visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados projetos específicos de educação ambiental. Este estudo teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o público escolar, através de observações de práticas educativas desenvolvidas na instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim. Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar questões que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre esses dois universos, Jardim e escola, o que pode contribuir para a construção de uma possível parceria. |
id |
PUC_RIO-1_8495d43399fda83452e2e6cc2d3c2ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:4140 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO[en] SCHOOL GOES TO THE GARDEN AND THE GARDEN GOES TO SCHOOL: THE EDUCATIONAL DIMENSION OF THE BOTANICAL GARDEN[pt] JARDIM BOTANICO[pt] MUSEU[pt] VISITAS ESCOLARES[pt] EDUCACAO AMBIENTAL[en] BOTANICAL GARDEN[en] MUSEUM[en] SCHOOL VISITS[en] ENVIRONMENTAL EDUCATION[pt] Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa, o estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais antigas instituições científicas do país, tem na dimensão educativa um importante elo de ligação com o público. As escolas são parte significativa do universo de visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados projetos específicos de educação ambiental. Este estudo teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o público escolar, através de observações de práticas educativas desenvolvidas na instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim. Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar questões que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre esses dois universos, Jardim e escola, o que pode contribuir para a construção de uma possível parceria.[en] Botanical Gardens are institutions increasingly open to a public that seeks to study and preserve flora. The Botanical Garden of Rio de Janeiro, one of the oldest scientific institutions in Brazil, has created an important bond with the public through its educational activities. Schools, for which specific environmental educational projects have been created, are a significant portion of the universe of visitors, which is increasing every year. The present study has the purpose of examining the relationship between the Botanical Garden and the school public, by means of observation of the educational practices developed by the institution, together with interviews conducted with the teachers who bring their students to the Garden. The data obtained in the research allowed the identification of elements that favor, as well as those that hinder, the approximation of these two universes, The Botanical Garden and the school, thus contributing to the development of an effective partnership.MAXWELLMENGA LUDKEMARYANE VIEIRA SAISSE2003-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4140Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO [en] SCHOOL GOES TO THE GARDEN AND THE GARDEN GOES TO SCHOOL: THE EDUCATIONAL DIMENSION OF THE BOTANICAL GARDEN |
title |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO MARYANE VIEIRA SAISSE [pt] JARDIM BOTANICO [pt] MUSEU [pt] VISITAS ESCOLARES [pt] EDUCACAO AMBIENTAL [en] BOTANICAL GARDEN [en] MUSEUM [en] SCHOOL VISITS [en] ENVIRONMENTAL EDUCATION |
title_short |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO |
title_full |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
[pt] A ESCOLA VAI AO JARDIM E O JARDIM VAI À ESCOLA: A DIMENSÃO EDUCATIVA DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO |
author |
MARYANE VIEIRA SAISSE |
author_facet |
MARYANE VIEIRA SAISSE |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MENGA LUDKE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARYANE VIEIRA SAISSE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] JARDIM BOTANICO [pt] MUSEU [pt] VISITAS ESCOLARES [pt] EDUCACAO AMBIENTAL [en] BOTANICAL GARDEN [en] MUSEUM [en] SCHOOL VISITS [en] ENVIRONMENTAL EDUCATION |
topic |
[pt] JARDIM BOTANICO [pt] MUSEU [pt] VISITAS ESCOLARES [pt] EDUCACAO AMBIENTAL [en] BOTANICAL GARDEN [en] MUSEUM [en] SCHOOL VISITS [en] ENVIRONMENTAL EDUCATION |
description |
[pt] Jardins botânicos são instituições que visam a pesquisa, o estudo e a conservação vegetal, e estão cada vez mais abertas ao público. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais antigas instituições científicas do país, tem na dimensão educativa um importante elo de ligação com o público. As escolas são parte significativa do universo de visitantes, que a cada ano e para a qual, foram criados projetos específicos de educação ambiental. Este estudo teve por objetivo examinar as relações do Jardim Botânico do Rio de Janeiro com o público escolar, através de observações de práticas educativas desenvolvidas na instituição, e de entrevistas realizadas nas escolas, com professores que levam suas turmas para visitas ao Jardim. Os dados obtidos na pesquisa permitem identificar questões que favorecem e outras que dificultam a aproximação entre esses dois universos, Jardim e escola, o que pode contribuir para a construção de uma possível parceria. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4140&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817789428779712512 |