[en] ANALYSIS OF THE TAX INCENTIVES IMPACT IN DISTRIBUTION CENTERS LOCALIZATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHRISTIANE AGUIAR DE ANDRADE
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30288@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30288
Resumo: [pt] Atualmente, uma das estratégias adotadas pelas empresas para reduzir seus custos e se manterem competitivas passa pela Logística Tributária, que vislumbra as oportunidades de redução de impostos na Logística por meio de incentivos fiscais ou financeiros. Como conseqüência do avanço tecnológico, os produtos são cada vez mais equivalentes, no que diz respeito à sua qualidade e funcionalidade e, de uma forma geral, as boas práticas são absorvidas muito rapidamente pelo mercado, restando às organizações a redução da margem de lucro e a minimização dos custos, mais especificamente, do custo logístico. A maioria dos incentivos fiscais e financeiros oferecidos no Brasil se concentra longe dos principais centros consumidores, tornando-se necessário associar o planejamento tributário aos métodos de localização e considerar os trade-offs entre benefícios e custos operacionais. Analisar a infra-estrutura oferecida pelo Estado é outra forma de evitar perdas no nível de serviço logístico, que podem gerar consequências imensuráveis em curto prazo. O presente trabalho é uma análise da influência dos incentivos fiscais sobre a decisão de localização de centros de distribuição e pressupõe o caso de uma empresa fictícia que se instalou no Estado do Espírito Santo, com o objetivo de se beneficiar do Fundap, um incentivo às importações, oferecido por aquele estado.
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