[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8656 |
Resumo: | [pt] As necessidadeS de ganhos de escala para diluir custos fixos de produção, aliadas a grande segmentação e criação de novos mercados faz com que cada vez mais seja preciso produzir em quantidades maiores e vender em quantidades menores; Pressões para para redução de estoques, de produtos acabados e insumos em todos os elos da cadeia; Localização do centro produtor cada vez mais distante do centro consumidor, em função de benefícios fiscais, de infra-estrutura e respeito ao meio-ambiente, fazem do conceito centro de distribuição um dos tópicos mais importantes no gerenciamento da cadeia logística de qualquer empresa, e matéria obrigatória na literatura sobre as várias formas de implementação, e a viabilidade econômica de tais alternativas como forma de agregar valor ao negócio. Independente do modelo a ser adotado, é questão relevante a sua localização. E esta contempla variáveis como o custo de distribuição em função das distâncias ao centro consumidor e centro produtor; custos do estoque e manuseio em função do giro previsto, custos fixos de operação fabris e de armazém, além da necessidade de previsão e dispersão da demanda do item a ser distribuído. Outras variáveis que precisam ser contempladas na prática são as questões tributárias, disponibilidade / qualificação de mão de obra, equipamentos de transporte e questões mercadológicas envolvendo o produto e o consumidor a ser atingido. Escolheu-se uma técnica especifica e facilmente executável em softwares comerciais para cada classe de problemas: Modelo de previsão de vendas - foi desenvolvido um modelo de regressão dinâmica e utilizado o software FORECAST MASTER ; Algoritmo de caminho mais curto para cálculo do custo de distribuição - foi implementado o Algoritmo de Djkstra de caminho mais curto; Modelo para localização e tamanho dos centros de distribuição - foi desenvolvido um modelo de programação inteira mista utilizando o algoritmo de Branch and Bound, implementando no software OSL. Com o intuito de avaliar a performance frente a outras técnicas existentes são vistos sucintamente técnicas de alisamento exponencial (Holt-Winters), o método de Box e Jenkins, com relação ao cálculo de distâncias, os algoritmo de caminho mais curto de Fran Out, formulação como problema de fluxo em redes - cálculo dofluxo de custo mínimo; Em relação ao modelo matemático de localização, um modelo de programação inteira alternativo que é a utilização de plano de cortes. Todas as técnicas foram aplicadas aos dados de uma empresa de bens de consumo de abrangência nacional, cuja distribuição dá-se através de distribuidores de distribuidores independentes que compram os produtos e os retiram nas fábricas produtoras, para posterior revenda aos pontos de venda ao consumidor final, como supermercados, lanchonetes, postos de gasolina, bares, etc. Este estudo serviu como ferramenta prática na tomada da decisão da companhia de localizar seus centros de distribuição. |
id |
PUC_RIO-1_9447a355e6ea3a8d9217a2d2c4b89c54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:8656 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS [pt] MODELO PARA LOCALIZAÇÃO ÓTIMA DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO [pt] LOCALIZACAO[pt] CENTRO DE DISTRIBUICAO[en] LOCATION[en] DISTRIBUTION CENTER[pt] As necessidadeS de ganhos de escala para diluir custos fixos de produção, aliadas a grande segmentação e criação de novos mercados faz com que cada vez mais seja preciso produzir em quantidades maiores e vender em quantidades menores; Pressões para para redução de estoques, de produtos acabados e insumos em todos os elos da cadeia; Localização do centro produtor cada vez mais distante do centro consumidor, em função de benefícios fiscais, de infra-estrutura e respeito ao meio-ambiente, fazem do conceito centro de distribuição um dos tópicos mais importantes no gerenciamento da cadeia logística de qualquer empresa, e matéria obrigatória na literatura sobre as várias formas de implementação, e a viabilidade econômica de tais alternativas como forma de agregar valor ao negócio. Independente do modelo a ser adotado, é questão relevante a sua localização. E esta contempla variáveis como o custo de distribuição em função das distâncias ao centro consumidor e centro produtor; custos do estoque e manuseio em função do giro previsto, custos fixos de operação fabris e de armazém, além da necessidade de previsão e dispersão da demanda do item a ser distribuído. Outras variáveis que precisam ser contempladas na prática são as questões tributárias, disponibilidade / qualificação de mão de obra, equipamentos de transporte e questões mercadológicas envolvendo o produto e o consumidor a ser atingido. Escolheu-se uma técnica especifica e facilmente executável em softwares comerciais para cada classe de problemas: Modelo de previsão de vendas - foi desenvolvido um modelo de regressão dinâmica e utilizado o software FORECAST MASTER ; Algoritmo de caminho mais curto para cálculo do custo de distribuição - foi implementado o Algoritmo de Djkstra de caminho mais curto; Modelo para localização e tamanho dos centros de distribuição - foi desenvolvido um modelo de programação inteira mista utilizando o algoritmo de Branch and Bound, implementando no software OSL. Com o intuito de avaliar a performance frente a outras técnicas existentes são vistos sucintamente técnicas de alisamento exponencial (Holt-Winters), o método de Box e Jenkins, com relação ao cálculo de distâncias, os algoritmo de caminho mais curto de Fran Out, formulação como problema de fluxo em redes - cálculo dofluxo de custo mínimo; Em relação ao modelo matemático de localização, um modelo de programação inteira alternativo que é a utilização de plano de cortes. Todas as técnicas foram aplicadas aos dados de uma empresa de bens de consumo de abrangência nacional, cuja distribuição dá-se através de distribuidores de distribuidores independentes que compram os produtos e os retiram nas fábricas produtoras, para posterior revenda aos pontos de venda ao consumidor final, como supermercados, lanchonetes, postos de gasolina, bares, etc. Este estudo serviu como ferramenta prática na tomada da decisão da companhia de localizar seus centros de distribuição.[en] Gain of scale needsin order to decrease production fixed costs, in addition with large segmentation and the appearing of new markerts, makes more and more important to produce in high quantities and on the other hand to sell in small selling quantities. The inventory costs, and inventory levels, of finished goods and raw materials in the whole supply chain; the plants location more and more far from the consumer´s center (due to tax benefits, infra- structure and environment implications); makes the distribuition center concept one of the most important issues in the supply chain management of any company. This is also a very important subject on the literature, about the many ways of implementation, economic viability of each alternative, and a way to add value to the business. No matter the model is going to be used, it is very a impportant question, the location. And this is envolves distribuition costs, inventory costs, warehousing and handling costs, operations fixed and variable costs, and further the demand forecast of each SKU. Another variables that need to be considered in practice are the legal implications, mão de obra, Real State, transportation equipments and merchandising issues, envolving the product and the target consumer. Such a specific and software easy run technique was chosen for each class of problems: Sales Forecast Model - A Dinamic regression model was developed and the software Forecast Master was used. Shortest path algorithm. Distribuition Center location and size model - A mixed integer program was developed using Branch-and-Bound technique, implemented with OSL software. In order to evaluate the algorithms performance in comparison with other avaible techniques, will be mentioned another models: Demand Forecast - The Exponential Smoothing technique (holt-Winters), and the Box and Jenkins method. About the distances between points - Fan out shortest path algorithm, and the formulation of the shortest path problem stated as a minimum cost flow algoritm. About the Distribuition center location and size model, Such a alternative Integer program approach was tried: the cutting planes. All the tecniques were applied using a countywide bens de consumo company database, whose distribuition is made through independents distributors that buy and pick the products directly in the production plant, and after selling to the final consumer or point of sales in general. This study was used as a tool in practice in the company Distribuition center location decision making.MAXWELLREINALDO CASTRO SOUZAREINALDO CASTRO SOUZAREINALDO CASTRO SOUZACLAUDIO JOSE COUTINHO ARROMATE2006-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8656porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8656Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS [pt] MODELO PARA LOCALIZAÇÃO ÓTIMA DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO |
title |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS |
spellingShingle |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS CLAUDIO JOSE COUTINHO ARROMATE [pt] LOCALIZACAO [pt] CENTRO DE DISTRIBUICAO [en] LOCATION [en] DISTRIBUTION CENTER |
title_short |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS |
title_full |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS |
title_fullStr |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS |
title_full_unstemmed |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS |
title_sort |
[en] A MODEL FOR OPTIMAL LOCATION OF DISTRIBUTION CENTERS |
author |
CLAUDIO JOSE COUTINHO ARROMATE |
author_facet |
CLAUDIO JOSE COUTINHO ARROMATE |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
REINALDO CASTRO SOUZA REINALDO CASTRO SOUZA REINALDO CASTRO SOUZA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CLAUDIO JOSE COUTINHO ARROMATE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] LOCALIZACAO [pt] CENTRO DE DISTRIBUICAO [en] LOCATION [en] DISTRIBUTION CENTER |
topic |
[pt] LOCALIZACAO [pt] CENTRO DE DISTRIBUICAO [en] LOCATION [en] DISTRIBUTION CENTER |
description |
[pt] As necessidadeS de ganhos de escala para diluir custos fixos de produção, aliadas a grande segmentação e criação de novos mercados faz com que cada vez mais seja preciso produzir em quantidades maiores e vender em quantidades menores; Pressões para para redução de estoques, de produtos acabados e insumos em todos os elos da cadeia; Localização do centro produtor cada vez mais distante do centro consumidor, em função de benefícios fiscais, de infra-estrutura e respeito ao meio-ambiente, fazem do conceito centro de distribuição um dos tópicos mais importantes no gerenciamento da cadeia logística de qualquer empresa, e matéria obrigatória na literatura sobre as várias formas de implementação, e a viabilidade econômica de tais alternativas como forma de agregar valor ao negócio. Independente do modelo a ser adotado, é questão relevante a sua localização. E esta contempla variáveis como o custo de distribuição em função das distâncias ao centro consumidor e centro produtor; custos do estoque e manuseio em função do giro previsto, custos fixos de operação fabris e de armazém, além da necessidade de previsão e dispersão da demanda do item a ser distribuído. Outras variáveis que precisam ser contempladas na prática são as questões tributárias, disponibilidade / qualificação de mão de obra, equipamentos de transporte e questões mercadológicas envolvendo o produto e o consumidor a ser atingido. Escolheu-se uma técnica especifica e facilmente executável em softwares comerciais para cada classe de problemas: Modelo de previsão de vendas - foi desenvolvido um modelo de regressão dinâmica e utilizado o software FORECAST MASTER ; Algoritmo de caminho mais curto para cálculo do custo de distribuição - foi implementado o Algoritmo de Djkstra de caminho mais curto; Modelo para localização e tamanho dos centros de distribuição - foi desenvolvido um modelo de programação inteira mista utilizando o algoritmo de Branch and Bound, implementando no software OSL. Com o intuito de avaliar a performance frente a outras técnicas existentes são vistos sucintamente técnicas de alisamento exponencial (Holt-Winters), o método de Box e Jenkins, com relação ao cálculo de distâncias, os algoritmo de caminho mais curto de Fran Out, formulação como problema de fluxo em redes - cálculo dofluxo de custo mínimo; Em relação ao modelo matemático de localização, um modelo de programação inteira alternativo que é a utilização de plano de cortes. Todas as técnicas foram aplicadas aos dados de uma empresa de bens de consumo de abrangência nacional, cuja distribuição dá-se através de distribuidores de distribuidores independentes que compram os produtos e os retiram nas fábricas produtoras, para posterior revenda aos pontos de venda ao consumidor final, como supermercados, lanchonetes, postos de gasolina, bares, etc. Este estudo serviu como ferramenta prática na tomada da decisão da companhia de localizar seus centros de distribuição. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8656 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8656@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822558709579776 |