EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@2 |
Resumo: | Apesar da crescente importância da internet como um canal de informação, compra e venda de serviços de turismo, ainda há uma lacuna sobre as motivações e barreiras que levam consumidores a utilizarem a internet para o consumo de produtos e serviços ligados ao turismo. A hipótese central deste estudo é de que a confiança e seus antecedentes têm papel fundamental na formação da intenção de compra de produtos e serviços turísticos na internet. A partir da análise da literatura, foram identificados e selecionados antecedentes de maior relevância na decisão de compra online de turismo. Foi proposto então um modelo estrutural e formuladas dezesseis hipóteses relacionando os construtos utilizados e seus efeitos sobre a intenção de compra. Todas as hipóteses foram testadas por meio equações estruturais com base nos dados de uma survey de 292 usuários de sites de produtos e serviços turísticos, todos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos confirmam a maior parte das hipóteses formuladas, com relações significativas sendo verificadas entre o construto confiança e os demais construtos abordados, influenciando significativamente a intenção de compra de produtos e serviços de turismo na internet. |
id |
PUC_RIO-1_8a5a74f0a75eae68d574509b8952a5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34662 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE EFFECTS OF TRUST AND ITS ANTECEDENTS ON ONLINE TOURISM CONSUMPTION 2013-04-04JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRA08762890735lattes.cnpq.br/0457680155949405JORGE BRANTES FERREIRALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOAPAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTIPAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI00284977756lattes.cnpq.br/0475841785983139ANA ALICE DOMENECH ONETOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRApesar da crescente importância da internet como um canal de informação, compra e venda de serviços de turismo, ainda há uma lacuna sobre as motivações e barreiras que levam consumidores a utilizarem a internet para o consumo de produtos e serviços ligados ao turismo. A hipótese central deste estudo é de que a confiança e seus antecedentes têm papel fundamental na formação da intenção de compra de produtos e serviços turísticos na internet. A partir da análise da literatura, foram identificados e selecionados antecedentes de maior relevância na decisão de compra online de turismo. Foi proposto então um modelo estrutural e formuladas dezesseis hipóteses relacionando os construtos utilizados e seus efeitos sobre a intenção de compra. Todas as hipóteses foram testadas por meio equações estruturais com base nos dados de uma survey de 292 usuários de sites de produtos e serviços turísticos, todos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos confirmam a maior parte das hipóteses formuladas, com relações significativas sendo verificadas entre o construto confiança e os demais construtos abordados, influenciando significativamente a intenção de compra de produtos e serviços de turismo na internet.Despite the growing importance of the Internet as an information and purchase channel for the tourism industry, there is still a gap in the literature about the motivations and barriers involved in the online consumption of tourism related services and products. The central hypothesis of this study is that trust and its antecedents have an important role in the formation of the intention of purchasing travel products and services on the Internet. Based on a literature review, several relevant antecedents to online trust and tourism purchase behavior were identified. A structural model was then proposed to test sixteen hypotheses relating the selected constructs to purchase intent. Data from a survey of 292 previous buyers of online tourism products and services was used to test the proposed model. The results confirm most of the hypotheses, with significant relationships being found between trust and the other addressed constructs, most of which were found to significantly influence the intention to purchase tourism-related services or products online.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:02Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34662Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
EFFECTS OF TRUST AND ITS ANTECEDENTS ON ONLINE TOURISM CONSUMPTION |
title |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE |
spellingShingle |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE ANA ALICE DOMENECH ONETO |
title_short |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE |
title_full |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE |
title_fullStr |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE |
title_full_unstemmed |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE |
title_sort |
EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA DE TURISMO ONLINE |
author |
ANA ALICE DOMENECH ONETO |
author_facet |
ANA ALICE DOMENECH ONETO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
08762890735 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
08762890735 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0457680155949405 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0457680155949405 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00284977756 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0475841785983139 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANA ALICE DOMENECH ONETO |
contributor_str_mv |
JORGE BRANTES FERREIRA JORGE BRANTES FERREIRA JORGE BRANTES FERREIRA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI PAULA CASTRO PIRES DE SOUZA CHIMENTI |
description |
Apesar da crescente importância da internet como um canal de informação, compra e venda de serviços de turismo, ainda há uma lacuna sobre as motivações e barreiras que levam consumidores a utilizarem a internet para o consumo de produtos e serviços ligados ao turismo. A hipótese central deste estudo é de que a confiança e seus antecedentes têm papel fundamental na formação da intenção de compra de produtos e serviços turísticos na internet. A partir da análise da literatura, foram identificados e selecionados antecedentes de maior relevância na decisão de compra online de turismo. Foi proposto então um modelo estrutural e formuladas dezesseis hipóteses relacionando os construtos utilizados e seus efeitos sobre a intenção de compra. Todas as hipóteses foram testadas por meio equações estruturais com base nos dados de uma survey de 292 usuários de sites de produtos e serviços turísticos, todos residentes na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos confirmam a maior parte das hipóteses formuladas, com relações significativas sendo verificadas entre o construto confiança e os demais construtos abordados, influenciando significativamente a intenção de compra de produtos e serviços de turismo na internet. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34662@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324938933075968 |