[pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LETICIA BADE DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27428
Resumo: [pt] Nesta dissertação são avaliados os antecedentes da confiança móvel para a sua construção. É proposto um modelo que incorpora normas subjetivas, fatores interativos, utilitários e hedônicos relacionados ao contexto do comércio móvel e seus efeitos sobre a atitude e intenção de compra. Os dados da amostra de 433 consumidores brasileiros foram coletados em um levantamento online e analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos sugerem que fatores utilitários e diversão exercem forte efeito sobre a construção da confiança móvel e que este efeito é transferido para a atitude e intenção de comprar por meio de dispositivos móveis. A força do efeito da Confiança em relação à Atitude, neste estudo, é capaz de explicar 49 porcento da variância observada na Atitude, reforçando efeito mediador entre a Confiança dos consumidores e a intenção de compra por meio de dispositivos móveis.
id PUC_RIO-1_c6d60e7782aa4fbcbfb3b80d5ef017cc
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27428
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS [en] EFFECTS OF TRUST AND ITS ANTECEDENTS ON MOBILE COMMERCE [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR[pt] INTENCAO DE COMPRA[pt] COMERCIO MOVEL[pt] CONFIANCA[pt] ATITUDE[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] PURCHASE INTENT[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] TRUST[en] ATTITUDE[pt] Nesta dissertação são avaliados os antecedentes da confiança móvel para a sua construção. É proposto um modelo que incorpora normas subjetivas, fatores interativos, utilitários e hedônicos relacionados ao contexto do comércio móvel e seus efeitos sobre a atitude e intenção de compra. Os dados da amostra de 433 consumidores brasileiros foram coletados em um levantamento online e analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos sugerem que fatores utilitários e diversão exercem forte efeito sobre a construção da confiança móvel e que este efeito é transferido para a atitude e intenção de comprar por meio de dispositivos móveis. A força do efeito da Confiança em relação à Atitude, neste estudo, é capaz de explicar 49 porcento da variância observada na Atitude, reforçando efeito mediador entre a Confiança dos consumidores e a intenção de compra por meio de dispositivos móveis.[en] The present study evaluates the antecedents of mobile trust for its construction. A model that assembles subjective norms, interactive, utilitarian and hedonistic factors concerning the mobile commerce and its effects regarding the purchase intention. The data sample was collected from an online survey with 433 Brazilian consumers and the data was analyzed through a structural equation modeling. The results suggest that utilitarian factors and entertainment exert a strong effect in the construction of 0mobile trust and that this effect is transferred to the attitude and the purchase intention to buy through mobile devices. The effect of the force of Trust regarding Attitude in this study is able to explain the 49 percent variance observed in the Attitude, reinforcing the mediating effect between the Consumer trust and the purchase intention through mobile devices. MAXWELLJORGE BRANTES FERREIRAJORGE BRANTES FERREIRALETICIA BADE DE OLIVEIRA2016-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27428porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-20T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27428Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
[en] EFFECTS OF TRUST AND ITS ANTECEDENTS ON MOBILE COMMERCE
title [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
spellingShingle [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
LETICIA BADE DE OLIVEIRA
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] INTENCAO DE COMPRA
[pt] COMERCIO MOVEL
[pt] CONFIANCA
[pt] ATITUDE
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] PURCHASE INTENT
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
[en] ATTITUDE
title_short [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_full [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_fullStr [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_full_unstemmed [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
title_sort [pt] EFEITOS DA CONFIANÇA E SEUS ANTECEDENTES NA COMPRA VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS
author LETICIA BADE DE OLIVEIRA
author_facet LETICIA BADE DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv LETICIA BADE DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] INTENCAO DE COMPRA
[pt] COMERCIO MOVEL
[pt] CONFIANCA
[pt] ATITUDE
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] PURCHASE INTENT
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
[en] ATTITUDE
topic [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] INTENCAO DE COMPRA
[pt] COMERCIO MOVEL
[pt] CONFIANCA
[pt] ATITUDE
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] PURCHASE INTENT
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
[en] ATTITUDE
description [pt] Nesta dissertação são avaliados os antecedentes da confiança móvel para a sua construção. É proposto um modelo que incorpora normas subjetivas, fatores interativos, utilitários e hedônicos relacionados ao contexto do comércio móvel e seus efeitos sobre a atitude e intenção de compra. Os dados da amostra de 433 consumidores brasileiros foram coletados em um levantamento online e analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos sugerem que fatores utilitários e diversão exercem forte efeito sobre a construção da confiança móvel e que este efeito é transferido para a atitude e intenção de comprar por meio de dispositivos móveis. A força do efeito da Confiança em relação à Atitude, neste estudo, é capaz de explicar 49 porcento da variância observada na Atitude, reforçando efeito mediador entre a Confiança dos consumidores e a intenção de compra por meio de dispositivos móveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27428
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27428@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822596830560256